Educação de Infância na Alemanha | Educação Global a Participação

Conferências e Aulas Abertas internacionais – ESEPF, 13 e 14 de junho

Ao abrigo da cooperação entre a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e a «Evangelische Hochschule Freiburg», da Universidade Protestante de Ciências Aplicadas de Friburgo, na Alemanha, estarão entre nós, nos dias 13 e 14 de junho de 2016, os Professores Dirk Oesselmann e Klaus Fröhlich-Gildhoff. Estes docentes dinamizarão Conferências e Aulas Abertas quer em língua portuguesa, quer em língua inglesa.

Dirk Oesselmann é professor de Educação Comunitária, uma linha de pedagogia que trabalha a partir da perspetiva religiosa e comunitária. Viveu 17 anos no Brasil (São Paulo e Belém do Pará). Leciona e investiga em áreas da Educação Global e Sustentável, Educação Participativa e fundamentos filosóficos e teológicos da construção social.

Klaus Fröhlich-Gildhoff é psicólogo da Infância e Juventude e conselheiro de instituições com intervenção em Crianças e Jovens. Leciona e investiga em áreas ligadas à Pedagogia da Infância, Psicoterapia com Crianças e Jovens (violência e prevenção) e Supervisão da intervenção educativa.

 

Inscrição obrigatória on-line

Programa

Segunda-feira, dia 13 de junho:

9h30-11h30 - Aula Aberta
Prof. Klaus Fröhlich-Gildhoff: «Resilience promotion in kindergarten and schools» (em Inglês)
Destinatários: Estudantes do 5.º semestre de Educação Básica e participantes externos

17h-19h - Conferência
Prof. Dirk Oesselmann: «Educação global, espiritualidade e mudança social» (em Português)
Destinatários: Docentes ESEPF, Estudantes de Mestrados e participantes externos

Terça-feira, dia 14 de junho:

11h -13h – Aula Aberta
Prof. Dirk Oesselmann: «Organização Comunitária e Educação Participativa» (em Português)
Destinatários: Estudantes da Licenciatura em Educação Social e participantes externos

17h-19h - Aula Aberta
Prof. Klaus Fröhlich-Gildhoff «Early childhood education in Germany - status and challenges» (em Inglês)
Destinatários: Estudantes dos Metrados na área da Formação de Professores e participantes externos