III Simpósio Internacional de Formação de Professores

“Múltiplos Olhares sobre a Língua Portuguesa”

28 e 29 de nov.

Inscrições obrigatórias online a partir de 7 de novembro.

Assumindo que a Formação de Professores se constrói como um processo complexo, dinâmico e interativo, importa criar redes que possibilitem a participação em espaços de formação, mediante a partilha de saberes, troca de experiências e construção conjunta do conhecimento, nas quais cada docente é chamado a intervir como formador e como formando. 
Procurando consolidar saberes que emergem da prática profissional, esta 3.ª edição do Simpósio Internacional de Formação de Professores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti centra-se sobre a Educação Linguística, abrindo múltiplos olhares para os domínios da leitura, da escrita e do conhecimento gramatical, bem como da competência oral e da educação literária, sem esquecer o papel da arte, da cultura e da imagem da língua na formação docente.

Programa Provisório

 

DIA 28 de novembro, 2ª feira

DIA 29 de novembro, 3ª feira

14h00-14h15

Abertura do Simpósio:
José Luís Gonçalves

14h15/15h45:
Mesa redonda

Maristela Freitas
Leitura e escrita no Ensino Fundamental: como alunos de um 5º ano compreendem as orientações da professora em contexto de produção de textos?
Cristina Vieira
Do conhecimento gramatical ao conhecimento pedagógico no ensino da gramática: perceções de docentes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Rosana Furuguem e Natália Forattini Testagem de Produção de textos: diagnosticar para intervir nas diferenças, de diferentes maneiras

Isabel Mociño e Ana Iglesias
Retos na prática docente atual: a educação literária e a língua oral na Galiza
Rogério de Almeida
Arte e Cultura na Formação de Professores: a experiência do Lab_Arte na Faculdade de Educação da USP
Sandro Silva
A participação das mídias na oficialização de uma imagem de língua e a formação do professor de língua portuguesa

15h45/16h00

Intervalo

16h00/18h30

OFICINA 1 - Paulo Faria
Leituras dos dias – projetos e ações no âmbito do desenvolvimento de literacias.

OFICINA 4 - Rosana Furuguem e Natalia Forattini
Diagnóstico de escrita de texto narrativo

OFICINA 2 - Maristela Freitas
Pesquisa e texto escolar

OFICINA 5 - Isabel Mociño e Ana Iglesias
Estratégias e recursos para o tratamento da literatura e a oralidade nas aulas. O papel do livro escolar e as TICS.

OFICINA 3 - Sandro Silva
A prática de leitura e escrita na formação do professor

 

 

Público-alvo:
Estudantes dos cursos de formação de professores, Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º CEB e do Ensino Secundário
Comissão Científica:
Valdir Barzotto, José Luís Gonçalves, Xosé Manuel Cid Fernández
Comissão Organizadora:
Brigite Silva, Cristina Vieira, Daniela Gonçalves, Isabel Cláudia Nogueira