Doutor Luís Fernandes é Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto onde também dirige o Centro de Ciências do Comportamento Desviante.
O tema central dos seus trabalhos de investigação é a caraterização do fenómeno droga em contexto urbano -uma ecologia social dos atores e dos territórios psicotrópicos. A evolução conflitual deste fenómeno nos grandes espaços urbanos conduziu-o à pesquisa sobre o sentimento de insegurança, a marginalidade e a expressão socioterritorial dos processos de segregação e de produção de desigualdades, focando especialmente a dimensão biográfica destes processos.
No campo interventivo, tem dado especial atenção às estratégias de controlo social da desviância e às políticas de redução de riscos e minimização de danos.
A sua última publicação: Fernandes, Luís (Coord.) (2017), O conhecimento de si na sociedade do conhecimento -cinco textos inquietos. Porto, Apuro Edições.
Territórios psicotrópicos, marginalidade e controlo social. Nesta sessão realizará uma apresentação do tema a partir do seu trabalho desenvolvido nestes territórios, problematizando os conceitos de marginalidade e de exclusão social e olhando também para o modo como os interventores sociais se situam face a eles.