9 jun. | 17h00 | Auditório ESEPF
Vivemos, hoje, num mundo de imensos cruzamentos culturais. Em termos nacionais, quer a emigração quer a imigração contribuíram para a transformação das paisagens multiculturais portuguesas. A sociedade e a escola tornaram-se cada vez mais complexas e multiculturais, sendo inevitável repensar o papel das políticas sociais e das instituições educativas no ensinar a viver juntos para além da coexistência.
A educação intercultural e a mediação sociocultural são hoje pedagogias sociais indispensáveis à construção de integrações sociais menos assimilacionistas, à concretização da inclusão social e à construção da utopia de podermos viver juntos podendo ser diferentes.
Com este seminário pretende-se, não só, apresentar dados relativos à crescente multiculturalidade da sociedade portuguesa, em consequência dos movimentos migratórios bem como, também, pensar estratégias e ferramentas quer para a intervenção social quer para a educação em geral, que sejam plurais, dialógicas, mediadoras e interculturais.
Inscrição obrigatória on-line.