CARTÃO UNIVERSITÁRIO
Constituída em 22 de outubro de 1963, e inspirada nas instituições pedagógicas e na prática educacional de Santa Paula Frassinetti – fundadora das Irmãs Doroteias –, é missão da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti [ESEPF] formar integralmente profissionais, na área da Educação, de excelência científica e pedagógica reconhecida, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação científica orientada, cuja ação venha a contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, própria de uma cultura da vida.
GAE – Gabinete de Apoio ao Estudante
É missão do GAE acolher, acompanhar e orientar o percurso pessoal, académico e social dos estudantes em articulação com outras estruturas.
Responsável: Irmã Lisete Gonçalves
gae@esepf.pt
provedor.estudante@esepf.pt
O Grupo Pastoral da ESEPF promove iniciativas que estimulam o crescimento da dimensão espiritual da Pessoa.
Responsável: Irmã Idalécia Videira
pastoral@esepf.pt
VOLUNTARIADO
Atenta à realidade do nosso mundo e à comunidade envolvente, a ESEPF dispõe de um serviço de Voluntariado que procura ser resposta a quem mais necessita. Acreditamos que o pouco de quem dá faz muita diferença a quem recebe.
voluntariado@esepf.pt
ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES
A Associação de Estudantes da ESEPF representa os estudantes e defende os seus interesses numa relação estreita com os restantes órgãos da Escola e organismos estudantis fomentando o espírito solidário, aliado aos ideais preconizados pela ESEPF.
aestudantes@esepf.pt
EDUCATUNA
Educatuna é a Tuna Mista da ESEPF. Criada a 19 de Janeiro de 2012, já conta com cerca de 30 membros.
educatuna@gmail.com
CONTACTOS
Telefone: +351 225 573 420/5
Metro
Linha Amarela > Estação: Marquês
Qualquer ocorrência de Covid-19 deve ser reportada através do e-Campus clicando em cima da imagem vermelha que se situa na barra da direita logo por baixo do Guia de Acolhimento e que menciona Formulário de ocorrência Covid-19. Deverá ser preenchido o formulário que aí se abre, em português e inglês, de forma a tornar mais célere e fiável o processo de comunicação entre a Escola e as autoridades de saúde.
A Direção Geral de Saúde (DGS) tem um site com perguntas frequentes que fornece informação atualizada e fidedigna acerca do Coronavírus. Deve consultá-lo acedendo aqui.
Antes de se dirigir à Escola, deve certificar-se de que não tem febre, tosse ou outros sintomas que possam indiciar estar infetado pelo SARS-CoV-2. Deve ser portador de máscara, uma vez que o seu uso é obrigatório durante todo o tempo de permanência no interior e no exterior das instalações.
Antes de entrar no portão exterior da Rua Gil Vicente, deve colocar a máscara e manter a distância de segurança. Deve higienizar as mãos, ler a informação disponibilizada a respeito dos circuitos de circulação em cada edifício e limpar os pés nos tapetes de limpeza situados à entrada de cada edifício.
Não sendo permitidos ajuntamentos à entrada das salas, deve aguardar a sua vez para marcar presença através do cartão eletrónico, mantendo a distância de segurança. De seguida, deve dirigir-se para a mesa e sentar-se no lugar assinalado com cor verde. Enquanto decorrerem aulas nessa sala e no mesmo dia, deve manter-se sempre no mesmo lugar. A disposição da sala de aula não pode ser alterada e as mesas devem manter a orientação. Após o término da aula, deve dirigir-se para o exterior uma vez que não é permitida a permanência na sala de aula nem a ingestão de alimentos no seu interior. À saída da sala, deverá voltar a desinfetar-se.
Por regra, as janelas das salas das salas de aulas manter-se-ão abertas durante as aulas para permitir a frequente renovação do ar. As aulas devem ser lecionadas pelos docentes com uso obrigatório de máscara devendo estes evitar deambular pela sala. Após uso intensivo da sala de aula pela mesma turma, esta será devidamente limpa e desinfetada pelas equipas de manutenção. Durante esta limpeza, a sala tem de estar completamente desocupada.
Sim, é permitida a circulação, quer nos corredores quer nas escadas, desde que sejam rigorosamente observados os circuitos de circulação estabelecidos e devidamente assinalados no solo. No entanto, a circulação no edifício só deve ser realizada com objetivos concretos, não sendo permitidos a permanência ou a ingestão de alimentos nos corredores, nem ajuntamentos no interior dos edifícios, apenas no exterior.
A entrada e a saída do auditório fazem-se por portas diferentes devidamente assinaladas. Podem ser ocupados todos os lugares devidamente assinalados a verde, deixando-se assim um lugar de intervalo entre pessoas sentadas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades letivas. Para efeitos de lecionação, a primeira fila pode ser ocupada na medida em que o docente lecionará no palco e de máscara. No caso de realização de eventos académicos ou científicos em que o preletor retire a máscara, a primeira fila deve permanecer desocupada para garantir a distância de 2 metros.
As regras de utilização das instalações sanitárias (IS) preveem a lavagem das mãos com água e detergente no início e fim da utilização das IS, e as torneiras e maçanetas das portas devem ser manuseadas com papel que depois se descarta em recipiente apropriado. Não é permitida a permanência nas IS para além do estritamente necessário e da capacidade de uso.
Deve dirigir-se ao serviço pretendido e aguardar para ser atendido na fila, respeitando a sinalética no solo. A lotação de cada espaço está sujeita às regras afixadas no exterior de cada serviço.
Em princípio, dadas as dimensões dos gabinetes, tal procedimento deve ser evitado. Sempre que possível, os apoios e acompanhamentos dos docentes devem ser realizados através da plataforma Teams e acontecer nos dias e horas acertados previamente com os docentes. Em caso de necessidade ou urgência, o estudante deve contactar o docente via e-mail para agendamento extraordinário.
Os alimentos provenientes do exterior poderão ser ingeridos ao ar livre ou na galeria envidraçada exterior. O acesso a este espaço faz-se obrigatoriamente pelas portas situadas nos dois extremos e a saída exclusiva pela porta lateral central. No seu interior a circulação manter-se-á sempre no mesmo sentido.
Esta sala estará fechada e só será usada em condições de segurança pelos seus responsáveis.
A sala de informática pode ser usada pelos estudantes para trabalho individual desde que não estejam a decorrer aulas, estando limitada a uma ocupação de 14 postos. Quem desejar servir-se da sala de informática, deve dirigir-se à Biblioteca para levantar o kit de desinfeção e o cartão com o número da mesa a ocupar. Deverá desinfetar o equipamento à chegada e à saída. Certifique-se que o computador está desligado antes de fazer a desinfeção. Aplique o desinfetante no papel e não diretamente no equipamento.
No exterior dos edifícios, os ajuntamentos devem ser evitados e o uso da máscara é obrigatório, respeitando-se sempre o adequado distanciamento físico. Sempre que alguém estiver a ingerir alimentos ou a fumar, deve ser respeitada a distância de segurança.
Nesse caso, ativam-se os procedimentos previstos no número 2.3. do Plano de Contingência da ESEPF.
Todo o contacto electrónico tem obrigatória e exclusivamente de acontecer via e-mail institucional. (Ex.: númeroaluno@esepf.pt)
Todos os pedidos dirigidos aos serviços académicos e financeiros podem ser realizados no portal académico a que toda a comunidade académica tem acesso. Caso precise de se deslocar presencialmente aos serviços, terá de aguardar pela sua vez na sinalética indicada no solo, visto que o acesso aos mesmos está limitado ao máximo de 3 pessoas no seu interior e condicionado ao uso obrigatório de máscara social e à desinfeção prévia das mãos com álcool-gel.
Antes de se deslocar à Biblioteca PESQUISE e RESERVE as obras que pretende requisitar no nosso catálogo https://esepf.pt/pacweb/, PROCEDENDO ao seu levantamento apenas após receção de notificação para esse efeito.
A consulta presencial deve respeitar as regras de distanciamento físico e de proteção individual.
Caso se desloque presencialmente, o espaço tem uma lotação de 11 pessoas e está condicionado ao uso obrigatório de máscara social e à desinfeção das mãos com álcool-gel.
A Sala de Estudo está limitada a uma lotação de 28 pessoas e deverá ocupar os lugares assinalados a verde. O espaço será desinfetado ao fim do período da manhã e tarde.
Só será autorizada a presença de uma pessoa de cada vez no gabinete no mesmo horário e à distância prevista na sinalética.
A presença no secretariado do CRIC implica o uso obrigatório de máscara e a desinfeção das mãos com álcool-gel.
Estes serviços funcionam preferencialmente em regime de atendimento online com marcação prévia através dos contactos E-mail: sgri@esepf.pt Tel.: +351 225 573 420 / 5). Os membros da comunidade académica (estudantes, docentes e colaboradores) devem obrigatoriamente comunicar via email institucional.
O apoio destes serviços pode ser realizado remotamente através da ferramenta Teams, garantindo-se ao utilizador o controlo e privacidade dos seus dados.
As funcionalidades incluídas neste apoio pelo Teams contemplam: (i) o acesso remoto ao computador, evitando-se, assim, contacto físico com a respetiva máquina; (ii) o apoio por videoconferência ou via chat.
Para poder dar acesso ao computador através do Teams o utilizador deve efetuar download da ferramenta Teams, através da sua plataforma Office365 (https://www.office.com/) ou através do site do fabricante (https://www.microsoft.com/pt-pt/microsoft-365/microsoft-teams/download-app).
É obrigatório a utilização das credenciais institucionais da ESEPF para acesso à plataforma Teams (email institucional + password)
Quando o acesso remoto não for possível porque o utilizador não tem acesso à internet, o utilizador deve colocar o seu computador no espaço de recolha próprio, junto aos Serviços de Rede Informática.
Após resolução, os SGRI informam o utilizador via SMS para recolha do equipamento no respetivo espaço.
Cada pessoa deve aguardar no exterior da reprografia a sua vez, usando máscara e tendo as mãos desinfetadas antes de ser chamada para o interior onde a lotação máxima é de uma 1 pessoa.
Serão fotocopiados ou impressos documentos até 10 páginas. A reprodução de documentos com um número superior a 10 páginas levará mais tempo a realizar devendo, nesse cassos, os documentos originais serem depositados na caixa de plástico disponibilizada à entrada da reprografia, juntamente com a indicação do pedido. Após a conclusão do pedido, a pessoa será notificada para proceder ao levantamento dos documentos.
Os pagamentos realizam-se preferencialmente por via eletrónica através de cartão bancário nos serviços de tesouraria ou, nesta impossibilidade, sendo quantias de baixo valor, através de pagamento em numerário no ato da entrega.
Neste gabinete poderá aceder aos seguintes serviços:
A ESEPF disponibiliza um serviço multifunções no gabinete exterior 2A, através do e-mail lucia@esepf.pt ou pelo telefone 225573420. Só será autorizada a presença de uma pessoa de cada vez no espaço do Gabinete 2-A, sendo obrigatório o uso de máscara.
Neste gabinete multifunções poderá aceder aos seguintes serviços:
Os pagamentos realizam-se preferencialmente por via eletrónica através de cartão bancário nos serviços de tesouraria ou, nesta impossibilidade, através de pagamento em numerário no valor exato da fatura.
Cumprindo-se as orientações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o legalmente previsto nos cursos acreditados pela A3ES, o ensino será presencial em 21/22 com auxílio pontual a EaD.
O atendimento semanal aos estudantes realizar-se-á preferêncialmente online através da plataforma Teams e agendamento prévio com cada docente via e-mail.
Caso se verifiquem situações reiteradas de contágio entre membros da comunidade académica, aplicar-se-á o previsto no Plano de Contingência da ESEPF datado de 1 de setembro de 2020.
Caso seja decretado o confinamento obrigatório, todas as aulas terão lugar a distância pelo período tido por conveniente pelas autoridades competentes e serão organizadas de acordo com a autonomia pedagógica e científica da ESEPF.
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