Institucional

Entidade Instituidora detém uma rede educativa nacional e lusófona

A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) pertence à Congregação das Irmãs Doroteias que dinamiza uma vasta rede internacional de instituições educativas em 16 países as quais, no seu conjunto, mobilizam 5 mil professores para ensinarem 42 mil alunos. No espaço europeu, integra a Rede Educa-Dor de 21 instituições educativas; em Portugal, articula-se com os 9 centros educativos da Congregação que educam alunos em todos os níveis de ensino, desde a creche ao ensino superior. No ensino superior, a ESEPF junta-se, no Brasil, à Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e, em Angola, ao recém criado Instituto Superior Universitário Paula Frassinetti, no Lobito.

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Constituída em 22 de outubro de 1963, e inspirada nas intuições pedagógicas e na prática educacional de Santa Paula Frassinetti – fundadora das Irmãs Doroteias –, é missão da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti [ESEPF] formar integralmente profissionais, na área da Educação, de excelência científica e pedagógica reconhecida, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação científica orientada, cuja ação venha a contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, própria de uma cultura da vida.
O art.º 2.º dos Estatutos da ESEPF enunciam os seus objetivos fundamentais: “a) A qualificação profissional de alto nível dos seus formandos, em sede de 1.º e 2.º ciclo de estudos, formação pós-graduada, formação especializada e formação contínua; b) A formação intelectual, cultural, social e ética dos seus formandos; c) A promoção da investigação científica orientada e da produção de conhecimento em ligação à sociedade; d) A prestação de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento integral da pessoa humana.”
O que distingue o projeto educativo, científico e cultural da ESEPF é a ação quotidiana das pessoas que o protagonizam no interior de um ambiente educativo com identidade, isto é, professores e colaboradores qualificados e alinhados com o perfil preconizado pela entidade instituidora e estudantes motivados e disponíveis para encetarem um percurso de formação integral, ação educativa que materializa “um estilo de educar” a partir de uma “marca de família”.

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