Esta linha investiga a variedade e a complementaridade das múltiplas dimensões convocadas no processo formativo, estabelecendo hipóteses explicativas entre formação (nas vertentes dos conhecimentos, das finalidades, dos modelos e das práticas) e as trajetórias de desenvolvimento humano e profissional, numa perspetiva promotora de inclusão social e dignidade humana. Integrando domínios como o da Supervisão pedagógica, Currículo e áreas de conhecimento científico, Didáticas específicas e Educação inclusiva e intercultural, os projetos que a suportam pretendem gerar conhecimentos e saber formativamente pertinentes e socialmente úteis, à luz de paradigmas contemporâneos de desenvolvimento humano.
Coordenadora: Daniela Gonçalves
Projetos
O propósito desta investigação é conceber um perfil de competências transversais do profissional de educação, destacando as eventuais diferenças entre os educadores de infância e os professores do 1º ciclo e do 2º ciclo, operacionalizado em indicadores de desempenho e estruturado com base em níveis de proficiência, de forma a que se possa orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior.
Duração 1ª fase: fev. 2011–fev. 2015; 2º fase: fev. 2016–dez.2018 (38 meses);
Investigador responsável (IR) João Gouveia
Equipa de investigação Ana Gomes; Ana Luísa Ferreira; Brigite Silva; Clara Craveiro; Marta Martins
O objetivo principal deste projeto é desenvolver a indução de novas práticas supervisivas na docência, em particular do Ensino Superior, identificando mecanismos facilitadores/constrangedores à implementação de processos de regulação da atividade de ensino entre pares.
Duração fev. 2016–out. 2018 (32 meses);
Investigador responsável (IR) Daniela Gonçalves
Equipa de investigação Cristina Vieira; Isabel Cláudia Araújo; Isilda Monteiro; Margarida Quinta e Costa; Rui Ramalho; Sandra Oliveira; Vítor Ribeiro
Esta linha focalizará problemáticas que potenciem e fundamentem novas visões de uma escola virada para a ação e que prepara para o risco, proporcionando desafios ambiciosos nos domínios pedagógico, artístico, filosófico, científico, atlético e social.
Um eixo investigativo que promoverá a identificação, avaliação e monitorização de formas inovadoras de apreender a realidade e de implementar respostas criativas e criadoras em situações e contextos em mudança, decorrentes de situações incertas e/ou imprevistas.
Constituirá também um referencial investigativo o modus operandi no processo de desenvolvimento de comunidades educativas competentes, fundadoras de uma cidadania mais ativa, participada e informada. Será também enquadrável nesta problematização a aferição da aplicabilidade e da funcionalidade da intervenção educativa alicerçada nos desafios das descobertas das neurociências, potencializadoras da emergência precoce do aluno professor e qualificadoras para novos repertórios de aprendizagens.
Coordenador: Júlio Sousa
Projetos
Duração: fev. 2016–2018
Investigador responsável (IR) – Brigite Silva
Equipa de investigação – Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Júlio Sousa; Ana Aires (FEC); Isa Neves (FEC)
Duração: fev. 2016–fev. 2019
Investigador responsável (IR) – Paula Pequito
Equipa de investigação – Ivone Neves, Susana Pires
Esta linha promove projetos de investigação que estabelecem a relação entre os múltiplos fenómenos e desafios da condição humana contemporânea – tendo os direitos humanos como a sua instância crítica – e a intervenção socioeducativa [espaço desenhado entre a área do trabalho social e a área da educação] de índole técnica, relacional e ética levada a efeito para refazer a dignidade humana e os laços sociais.
Coordenadora: Gabriela Trevisan
Projetos
Pretende-se com este projeto traçar perfis de utilizadores de redes sociais seniores (+65 anos); fazer uma análise da utilização das redes sociais pelos seniores, descrevendo e sistematizando os conteúdos publicados; relacionar a utilização das redes sociais com as necessidades de socialização e de interação pelos seniores e sensibilizar a população idosa para a participação significativa e segura nas redes sociais
Duração mar. 2017–mar. 2020 (36 meses);
Investigador responsável (IR) Ana Pinheiro
Equipa de investigação Paula Medeiros
Com o título Trajetórias Socioprofissionais dos diplomados em Educação Social, a primeira fase teve como objetivos; conhecer as condições de acesso ao emprego dos diplomados em Educação Social pela ESEPF; responder às necessidades do Regime Jurídico do Ensino Superior (Lei 62/2007); identificar formas de mobilidade social e profissional dos diplomados em Educação Social pela ESEPF; conhecer as funções/categorias profissionais dos diplomados em Educação Social pela ESEPF, no mercado de trabalho;avaliar as taxas de empregabilidade do curso de Educação Social da ESEPF; conhecer os segmentos do mercado de trabalho onde se inserem os diplomados em Educação Social pela ESEPF; conhecer a função específica do educador social em contexto de trabalho, no âmbito social, recolhendo informação junto dos empregadores.
Duração 1ª fase: 2010-2013;
Equipa de investigação 1ª fase: Ana Maria Serapicos; Florbela Samagaio; Gabriela Trevisan
A 2º fase do projeto tem como finalidade construir um perfil profissional do Educador Social que seja específico no domínio do trabalho social, para isso recorrendo a uma metodologia mista de investigação aplicada junto de profissionais de Educação Social e de entidades empregadoras. Pretende conhecer as trajetórias socioprofissionais dos educadores sociais reconhecendo os vários campos da sua atuação e mapear as competências adquiridas aferindo da sua correspondência face às necessidades do mercado de trabalho
Duração 2ª fase: 2016–2018;
Investigador responsável (IR) Florbela Samagaio
Equipa de investigação Gabriela Trevisan; Ana Camões; Raquel Fernandes; Daniela Oliveira
O projeto tem como objetivo principal compreender a construção dos processos de autonomia de jovens em risco, a partir das suas próprias perspetivas e das equipas multidisciplinares, mobilizando os direitos humanos como âncora teórico-prática fundamental de análise
Duração fev. 2016–fev. 2018 (24 meses);
Investigador responsável (IR) Gabriela Trevisan
Equipa de investigação Florbela Samagaio; José Luís Gonçalves; Júlio Sousa
O projeto visa melhorar o acompanhamento das crianças e jovens em regime de acolhimento residencial e familiar, em três Estados europeus (Portugal, Bulgária e Croácia), nomeadamente através do desenvolvimento/aperfeiçoamento de mecanismos de apoio à autonomia destas crianças e jovens.Para o efeito, foram realizadas:
PROJECT NUMBER – 2019-1-ES01-KA201-065362PICELS é um projeto Erasmus + que visa promover pedagogias e práticas interculturais inclusivas para o envolvimento dos alunos tendo em vista reduzir a percentagem de abandono escolar precoce para menos de 10% até 2020. De entre os objetivos, destaca-se:1) Mapear e fornecer uma seleção de práticas eficaes de educação intercultural / inclusiva realizadas na UE para combater o abandono escolar precoce de alunos em risco de exclusão social.2) Desenvolver, testar e propor um sistema de indicadores para identificar páticas interculturais / inclusivas eficaes.3) Desenhar e implementar um programa sistemático de treinamento de professores que permita aos professores empregar e desenvolver essas práticas interculturais / inclusivas.4) Divulgar um conjunto de práticas interculturais / educacionais eficaes nas escolas de toda a Europa, bem como o sistema de indicadores para que os professores possam diagnosticar as suas próprias práticas, partilhando esses indicadores com instituições internacionais e Ministérios da Educação.
Project Number 2019-1-UK01- AK201 – 062133 This project will employ the Commision Model of Education of teaching and intends to develop innovative teaching strategies to develop entrepreneurial postures and practices in students.
Apresentação final – 23 nov. 2020
In a general context where in Europe the issue of migration and social support for migrants is the subject of considerable tension, this project aims to create a training intended primarily for social work students who will be involved in a multicultural environment after graduation. Based on the results of exploratory work conducted for a year before the launch of the initiative, the ELISSE project will rely on two basic principles of action and particularly innovative for the social training sector:
2016-1-UK01-KA201-024591
This project will employ the Mantle of the Expert system of teaching and intends to develop innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners and facilitate integration in schools.
Parceiros MAT (UK); Woodrow First School (UK); Turves Green Boys School (UK); Pagev Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Turkey); Staatliches Schulamt in der Stadt Augsburg (Germany); ESEPF (Portugal)
Duração out. 2016–out. 2018 (24 meses);
Investigador responsável na ESEPF Isabel Cláudia Nogueira
Equipa de Investigação Daniela Gonçalves, Margarida Quinta e Costa, Isilda Monteiro
2014-1-IT02-KA201-00409
The general objective of the project is to contribute to an improved quality of ECEC in Europe through an increased acknowledgement of families and carers as a key component of the system.
Parceiros Sweden Emilia Romagna Network (Italy) (coord.); Liepaja University (Lithuania); University of Crete (Greece); The Municipality of Linköping (Sweden); Colégio do Sardão (Portugal); ESEPF (Portugal); Pedagoski Institut (Slovenia); Vrtec Otona Zupancica Slovenska Bistrica (Slovenia); Comune di Forli (Italy); VBJK (Centre for Innovation in the Early Years) (Belgium); Elmer (Belgium)
Duração 2015-2017 (36 meses);
Investigador responsável no CIPAF Miguel Prata Gomes
Equipa de Investigação Brigite Silva, Ivone Neves
The use of information and communications technology (hereinafter ICT) in adult education is a positive development which is confirmed over time. This evolution involves changes and pedagogical adaptations, but also in terms of needed skills and training of trainers. ICT are part of the indispensable tools of everyday life in general and our teaching practices in particular. We use them more and more in our professional and personal lives. The project’s main objective is to enable trainers in the non-profit sector to be supported in their interventions and to enhance their practices and skills through targeted training including both technical ICT skills, pedagogical and transversal skills.
Parceiros CIEP; LABSET; ISQ; ESEPF; EUROFORM; Valuetech; Soros Educational Foundation; Sapientia Hungarian University of Transylvania;
Duração set.2015–fev.2017 (18 meses);
Equipa de Investigação Florbela Samagaio; Gabriela Trevisan; Rui Ramalho