Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica

Processo de Inscrição

Consulte o edital.

O processo é instruído com os seguintes documentos (envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt)

  1.  Boletim de inscrição, devidamente preenchido; 
  2. Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  3. Diploma especificado com as classificações obtidas em todas as unidades curriculares de Português incluídas na componente de formação na área de docência da Licenciatura em Educação Básica
  4. Procuração, quando for caso disso.

Nota: Os processos de estudantes da ESEPF são instruídos apenas com o ponto 1.


Candidaturas 2022/2023

Vagas

28.

Condições de ingresso

a)  Podem candidatar-se os titulares da Licenciatura em Educação Básica (art.o 18.o do Decreto-Lei no 79/2014 de 14 de maio)

b)  É ainda condição geral de admissão aos presentes ciclos de estudos o domínio, oral e escrito, da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, conforme o estipulado no art.o 17.o, ponto 1, do Decreto-Lei no 79/2014 de 14 de maio, que será aferido através de prova escrita e oral. Para mais informações sobre a realização destas provas, consultar a página da ESEPF ou nos Serviços Académicos.

Calendário

EditalCandidaturasPub. ResultadosReclamaçãoMatrícula
2.ª FaseEdital14 a 21 set22 set22 e 23 set23 a 28 set
2.ª FaseEdital25 jul a 12 set13 set14 e 15 set13 a 18 set
1.ª FaseEdital01 a 20 jul21 jul22 a 26 jul21 a 29 jul

Instrução do processo de candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do seguinte endereço: http://candidaturas.esepf.pt/.

Documentos a apresentar:

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma especificado/Certificado de Habilitações especificado de Licenciatura em Educação Básica;
  • Declaração comprovativa da aprovação nas Provas de Avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (estão dispensados da apresentação deste documento os candidatos que realizaram as referidas provas na ESEPF);
  • Curriculum vitae, modelo europeu.

Candidatura online

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: candidaturas@esepf.pt

Calendário:

1ª chamada2ª chamada3ª chamada 
Período de inscrição 05 abr a 21 mai01 jun a 25 jun28 junho a 03 set
Período para análise documental 28 mai a 14 de jun29 jun a 5 de jul07 set a 12 de set
Realização da prova oral31 mai:
10h30/13h30// 14h30/17h30 
2 jun:
15h30/18h00
4 jun:
8h30/12h30//
14h/15h00
7 jun:
8h30/13h30 14h30/17h30 
9 jun:
15h30/18h00
11 jun: 8h30/12h30//14h/15h00
29 e 30 jun; 01 a 02 jul:
8h30/12h30
08, 09 e 10 set:
8h30/12h30
Publicação dos resultados das provas16 jun7 jul13 set
Período de consulta17 a 18 jun08 a 09 jul14 a 15 set
Período de reclamação21 a 22 jun12 a 13 jul16 a 17 set
Publicação dos resultados das reclamaçõesAté 25 junAté 16 julAté 20 set

Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 01-04-2022 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior


Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Taxa de emprego dos diplomados da ESEPF – 2020 – DGEEC

Informações deste ciclo de estudos – 2022 – DGEEC

Objetivos

Com este mestrado proporciona-se uma formação avançada e atualizada no campo das teorias educacionais, das metodologias de investigação e de intervenção educativa, desenvolvem-se capacidades de análise educacional, de mobilização de conhecimentos teóricos e metodológicos, de equacionamento das dinâmicas educativas e de intervenção educativa fundamentada.

No fim do mestrado, o estudante, entre outras competências, deve ser capaz de definir opções curriculares; integrar conhecimentos científicos em situações de ensino; planificar a ação pedagógica, selecionando e adequando metodologias; desenvolver aprendizagens, mobilizando saberes científicos tendo em conta especificidades individuais e contextuais; organizar, desenvolver e avaliar o processo de ensino; promover a articulação horizontal e vertical do currículo; fomentar a aquisição integrada de métodos de estudo e trabalho utilizando as TIC; promover relações interpessoais de qualidade.

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

4 semestres | 120 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Maria Cristina Vieira da Silva
Comissão Executiva: Isilda Maria dos Santos Braga da Costa Monteiro | Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro

Admissões

30

Mais em: Info Cursos

Plano de Estudos com início até 21/22

Despacho n.º 10041/2015 – Diário da República, 2.ª série — N.º 172 — 3 de setembro de 2015

1ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática das Ciências Naturais PT EN4
2394
CE100 48 (T:3; TP:30; PL:3; TC:3; OT:9)
Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2393
CE100 48 (T:12; TP:24; OT:12)
Educação Diferenciada e Intervenção Multimodal PT EN3
2396
CE75 32 (T:10; TP:10; OT:6; O:6)
Investigação em Contextos Educativos PT EN3
2397
CE75 32 (T:10; TP:15; OT:7)
Metodologias do Ensino da Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2395
CE100 48 (T:9; TP:21; P:9; OT:9)
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico I PT EN12
2398
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Ciência, Ambiente e Património PT EN4
2399
CM100 48 (T:6; TP:27; PL:3; TC:3; OT:9)
Currículo: dos Fundamentos às Práticas PT EN4
2405
CE100 48 (T:12; TP:12; P:12; OT:12)
Didática das Expressões Artísticas PT EN4
2401
CE100 48 (TP:16; PL:24; OT:8)
Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura PT EN3
2402
AH75 32 (T:8; TP:16; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico II PT EN12
2404
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Temas da História da Matemática PT EN3
2403
CM75 32 (T:6; TP:16; OT:10)

2ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Língua e do Texto no 2.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2408
CE100 48 (T:12; TP:24; OT:12)
Escrita: Processos e Produtos PT EN5
2406
AH125 48 (T:12; TP:12; PL:12; OT:12)
Metodologias de Ensino da História e Geografia de Portugal em 2.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2409
CE100 48 (T:12; TP:24; TC:4; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico I PT EN12
2410
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Portugal: Território e Identidades PT EN5
2407
AH125 48 (T:20; TP:10; TC:6; OT:12)
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Ética e Deontologia na Profissão Docente PT EN2
2417
AH150 32 (TP:16; S:8; OT:8)
Oficina de Recursos Pedagógicos para História e Geografia PT EN4
2415
CE100 48 (T:10; TP:20; OT:18)
Oficina de Recursos Pedagógicos para o Português PT EN4
2416
CE100 48 (TP:16; P:16; OT:16)
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico II PT EN12
2418
CE300 170 (E:140; S:10; OT:20)
Conto:Memória e Contemporaneidade PT EN4
2411
AH100 48 (T:8; TP:24; OT:8; PL:8)Optativa I a)
Literatura e Interculturalidade PT EN4
2412
AH100 48 (T:8; TP:24; OT:8; PL:8)Optativa I a)
Espaço e Memória: Dinâmicas Locais e Regionais PT EN4
2413
AH100 48 (T:14; TP:16; TC:8; OT:10)Optativa II b)
História e Tendências da Sociedade Contemporânea PT EN4
2414
AH100 48 (T:16; TP:24; OT:8)Optativa II b)

a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 4 ECTS.
b) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 4 ECTS.

Plano de Estudos com início em 22/23

Despacho n.º 7325/2022 – DR 2ª Série nº 110 de 07.06.2022

1.º Ano

1.º Semestre

UNIDADES CURRICULARES Área científica DURAÇÃO HORAS DE TRABALHO ECTS Obs.
TOTAL CONTACTO
Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico CE Semestral 100 40
(T:10; TP:20; OT:10)
4  
Metodologias do Ensino da Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico CE Semestral 100 40
(T:8; TP:16; P:8; OT:8)
4  
Metodologias do Ensino das Ciências Naturais e Sociais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico CE Semestral 100 40
(T:2; TP:24; PL:3; TC:3; OT:8)
4  
Educação Diferenciada e Intervenção Multimodal CE Semestral 75 32
(T:10; TP:10; OT:6; O:6)
3  
Investigação em Contextos Educativos CE Semestral 75 32
(T:10; TP:15; OT:7)
3  
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico I CE Semestral 300 167
(E:140; S:10; OT:17)
12  

2.º Semestre

UNIDADES CURRICULARES Área científica DURAÇÃO HORAS DE TRABALHO ECTS Obs.
TOTAL CONTACTO
Ciência, Cultura e Sustentabilidade CM Semestral 100 40
(T:5; TP:22; PL:3; TC:3; OT:7)
4  
Currículo: dos Fundamentos às Práticas CE Semestral 100 40
(T:10; TP:10; P:10; OT:10)
4  
Didática da Educação Artística e Física CE Semestral 100 40
(TP:16; PL:16; OT:8)
4  
Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura AH Semestral 75 32
(T:8; TP:16; OT:8)
3  
Temas da História da Matemática CM Semestral 75 32
(T:6; TP:16; OT:10)
3  
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico II CE Semestral 300 167
(E:140; S:10; OT:17)
12  


2.º Ano

1.º Semestre

UNIDADES CURRICULARES Área científica DURAÇÃO HORAS DE TRABALHO ECTS Obs.
TOTAL CONTACTO
Escrita: Processos e Produtos AH Semestral 125 48
(T:12; TP:12; PL:12; OT:12)
5  
Portugal: Território e Identidades AH Semestral 125 48
(T:20; TP:10; TC:6; OT:12)
5  
Didática da Língua e do Texto no 2.º Ciclo do Ensino Básico CE Semestral 100 40
(T:10; TP:20; OT:10)
4  
Metodologias do Ensino da História e Geografia de Portugal em 2.º Ciclo do Ensino Básico CE Semestral 100 40
(T:10; TP:20; TC:4; OT:6)
4  
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico I CE Semestral 300 167
(E:140; S:10; OT:17)
12  

2.º Semestre

UNIDADES CURRICULARES Área científica DURAÇÃO
DURATION
HORAS DE TRABALHO ECTS Obs.
TOTAL CONTACTO
Oficina de Recursos Pedagógicos Integrados CE Semestral 175 64
(T:16; TP:32; OT:16)
7  
Conto: Memória e Contemporaneidade AH Semestral 100 40
(T:8; TP:20; OT:6; PL:6)
4 Opt I a)
Literatura e Interculturalidade AH Semestral 100 40
(T:8; TP:20; OT:6; PL:6
4 Opt I a)
Espaço e Memória: Dinâmicas Locais e Regionais AH Semestral 100 40
(T:12; TP:14; TC:6; OT:8)
4 Opt II b)
História e Tendências da Sociedade Contemporânea AH Semestral 100 40
(T:16; TP:18; OT:6)
4 Opt II b)
Ética e Deontologia na Docência AH Semestral 75 32
(TP:16; S:8; OT:8)
3  
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico II CE Semestral 300 167
(E:140; S:10; OT:17)
12  
a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 4 ECTS.
b) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 4 ECTS.

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