Mestrado na área das Ciências da Educação – Especialização em Educação Especial

CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • São admitidos candidatos à matrícula no Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Educação Especial, licenciados ou detentores de grau equivalente, com a classificação mínima de catorze valores. Excecionalmente, nos casos em que o curriculum vitae o justifique, poderão ser admitidos à matricula candidatos que, preenchendo as condições previstas, apresentem classificação inferior a catorze valores.
  • Preferencialmente os candidatos devem possuir formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020

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Critérios de seriação

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Descrição

Informações Gerais 

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 21/07/2016 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório de autoavaliação submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior para a acreditação do Ciclo de Estudos
Este ciclo de estudos está reconhecido para efeitos de progressão na carreira previstos nos n.os 1 e 2 do artigo 54.º do Estatuto da Carreira Docente (ECD)

Objetivos

Este ciclo de estudos tem como objetivos: promover a capacidade dos profissionais de educação tratarem, a partir da integração dos conhecimentos aprofundados, as questões da inclusão na sua complexidade e numa perspetiva multidisciplinar; adquirir conhecimentos teóricos e teórico-práticos sobre as formas de efetuar a diferenciação em espaços educativos inclusivos; promover a capacidade de compreensão e resolução de problemas decorrentes das diversas necessidades educativas especiais; analisar e contribuir para o enriquecimento dos contextos significativos dos alunos com NEE; planear a intervenção diferenciada com base na avaliação compreensiva; fomentar o trabalho em equipa e relacionar-se positivamente; desenvolver a investigação educacional em problemáticas específicas da Educação Especial.

Normas Regulamentares | Anexo 1 – Critérios da análise curricular e entrevista

Admissões

25

Duração e créditos

4 semestres | 120 créditos.

Direção

Ana Maria Paula Marques Gomes

Comissão Executiva

Carlos Manuel Peixoto Afonso e Paula Cristina Pacheco Medeiros

Horário

Pós-laboral.

Mais em: Info Cursos

Plano de Estudos

Aviso n.º 12932/2016 – Diário da República n.º 203/2016, Série II de 2016-10-21

1º Semestre

Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Avaliação Compreensiva e Construção Curricular PT EN5
2555
CE125 32 (T-12; TP-16; OT-4)
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Domínio Cognitivo PT EN7
2552
CE175 48 (T-18; TP-18; OT-4; TC- 8)
Perturbações da Aprendizagem Específicas PT EN7
2553
CE175 48 (T-20; TP-12; OT-6; TC-10)
Perturbações do Comportamento PT EN6
2554
CSC150 35 (T-15; TP-14; OT-6)
Políticas e Organização da Educação Especial PT EN5
2556
CE125 32 (T-20; TP-10; OT-2)

2º Semestre

Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações Motoras PT EN7
2557
CE175 48 (T-18; TP-18; OT-4; TC- 8)
Metodologias e Técnicas de Investigação Educacional PT EN6
2558
CE150 40 (T-15; TP-15; OT-10)
Perturbações Associadas PT EN6
2559
CE150 40 (T-14; TP-20; OT-6)
Perturbações da Comunicação e Sistemas Aumentativos e Alternativos PT EN6
2560
CE150 40 (T-15; TP-20; OT-5)
Recursos Tecnológicos de Apoio à Educação Especial PT EN5
2561
CE125 32 (T-6; TP-12; OT-8; TC-6)

3º Semestre

Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Seminário de Apoio à Dissertação PT EN8
2562
CSC200 45 (S-45)
Expressões Artísticas em Educação Especial PT EN2
2564
CSC50 15 (T-5; TP-10)Optativa I a)
Envolvimento Parental em Educação PT EN2
2565
CSC50 15 (T-5; TP-10)Optativa I a)
Pedagogia Intercultural e Cidadania PT EN2
2563
CS50 15 (T-10; TP-5)Optativa I a)

3º e 4º Semestre

Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Dissertação PT EN50
2566
CE1250 60 (OT-60)

Consulte aqui o preçário completo.