Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:
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Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 21/07/2016 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório de autoavaliação submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior para a acreditação do Ciclo de Estudos
Este ciclo de estudos está reconhecido para efeitos de progressão na carreira previstos nos n.os 1 e 2 do artigo 54.º do Estatuto da Carreira Docente (ECD)
Este ciclo de estudos tem como objetivos: promover a capacidade dos profissionais de educação tratarem, a partir da integração dos conhecimentos aprofundados, as questões da inclusão na sua complexidade e numa perspetiva multidisciplinar; adquirir conhecimentos teóricos e teórico-práticos sobre as formas de efetuar a diferenciação em espaços educativos inclusivos; promover a capacidade de compreensão e resolução de problemas decorrentes das diversas necessidades educativas especiais; analisar e contribuir para o enriquecimento dos contextos significativos dos alunos com NEE; planear a intervenção diferenciada com base na avaliação compreensiva; fomentar o trabalho em equipa e relacionar-se positivamente; desenvolver a investigação educacional em problemáticas específicas da Educação Especial.
Normas Regulamentares | Anexo 1 – Critérios da análise curricular e entrevista
25
4 semestres | 120 créditos.
Ana Maria Paula Marques Gomes
Carlos Manuel Peixoto Afonso e Paula Cristina Pacheco Medeiros
Pós-laboral.
Aviso n.º 12932/2016 – Diário da República n.º 203/2016, Série II de 2016-10-21
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
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Avaliação Compreensiva e Construção Curricular | PT | EN | 5 | 2555 | CE | 125 | 32 (T-12; TP-16; OT-4) | |
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Domínio Cognitivo | PT | EN | 7 | 2552 | CE | 175 | 48 (T-18; TP-18; OT-4; TC- 8) | |
Perturbações da Aprendizagem Específicas | PT | EN | 7 | 2553 | CE | 175 | 48 (T-20; TP-12; OT-6; TC-10) | |
Perturbações do Comportamento | PT | EN | 6 | 2554 | CSC | 150 | 35 (T-15; TP-14; OT-6) | |
Políticas e Organização da Educação Especial | PT | EN | 5 | 2556 | CE | 125 | 32 (T-20; TP-10; OT-2) |
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações Motoras | PT | EN | 7 | 2557 | CE | 175 | 48 (T-18; TP-18; OT-4; TC- 8) | |
Metodologias e Técnicas de Investigação Educacional | PT | EN | 6 | 2558 | CE | 150 | 40 (T-15; TP-15; OT-10) | |
Perturbações Associadas | PT | EN | 6 | 2559 | CE | 150 | 40 (T-14; TP-20; OT-6) | |
Perturbações da Comunicação e Sistemas Aumentativos e Alternativos | PT | EN | 6 | 2560 | CE | 150 | 40 (T-15; TP-20; OT-5) | |
Recursos Tecnológicos de Apoio à Educação Especial | PT | EN | 5 | 2561 | CE | 125 | 32 (T-6; TP-12; OT-8; TC-6) |
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
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Seminário de Apoio à Dissertação | PT | EN | 8 | 2562 | CSC | 200 | 45 (S-45) | |
Expressões Artísticas em Educação Especial | PT | EN | 2 | 2564 | CSC | 50 | 15 (T-5; TP-10) | Optativa I a) |
Envolvimento Parental em Educação | PT | EN | 2 | 2565 | CSC | 50 | 15 (T-5; TP-10) | Optativa I a) |
Pedagogia Intercultural e Cidadania | PT | EN | 2 | 2563 | CS | 50 | 15 (T-10; TP-5) | Optativa I a) |
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
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Dissertação | PT | EN | 50 | 2566 | CE | 1250 | 60 (OT-60) |
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