Mudança de Par Instituição/Curso

Candidaturas 2024/25

Condições

  • Ter estado matriculado e inscrito noutro par instituição/curso e não o ter concluído.
  • Ter realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, na ESEPF, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
  • Ter, nesses exames, a classificação mínima (95 – escala de 0 a 200) exigida pela ESEPF, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

Outras informações:
Os exames podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.
No ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito, não é permitida a mudança de par instituição/curso.

Mestrados de habilitação para a docência:

  • Ter estado matriculado e inscrito noutro par instituição/curso e não o ter concluído;
  • Ser titular da Licenciatura em Educação Básica (art.º 18.º do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio)

Outras informações:
É ainda condição geral de admissão aos presentes ciclos de estudos o domínio, oral e escrito, da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, conforme o estipulado no art.º 17.º, ponto 1, do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio, que será aferido através de prova escrita e oral. Para mais informações sobre a realização destas provas, consultar a página da ESEPF ou os Serviços Académicos
No ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito, não é permitida a mudança de par instituição/curso.

Documentos a Consultar

Vagas

Licenciatura em Educação Básica: 1
Licenciatura em Educação Social: 1

Mestrado em Educação Pré-Escolar: em breve
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: em breve
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico: em breve
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico: em breve

Como fazer a candidatura

Calendário

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosReclamaçãoMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital01 a 19.jul25.jul25 e 26.jul26 a 31.jul

Instrução do Processo de Candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet através do seguinte endereço: https://candidaturas.esepf.pt/cssnet/page com:

  • Requerimento, devidamente preenchido.
  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação.
  • Ficha dos exames nacionais do ensino secundário, emitida pelo Ministério da Educação (Ficha ENES) ou historial da candidatura ao Ensino Superior, emitido pela DGES. Para o obter consulte: http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/formularios.
  • Documento(s) comprovativo(s) com a classificação do 12.o ano ou equivalente (ano pré-universitário) e as classificações das provas específicas (ou exames nacionais equivalentes) para os candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro.
  • Documento comprovativo de matrícula e inscrição do estabelecimento de ensino superior em que esteve inscrito.
  • Diploma com todas as unidades curriculares realizadas no Ensino Superior com indicação do número de ECTS.
  • Os titulares de Curso Médio, para além dos documentos mencionados nos pontos anteriores, devem apresentar certidão comprovativa de ser titular de um curso de Ensino Secundário (12o ano de escolaridade), de um curso complementar do ensino secundário ou dos 10/11o anos de escolaridade.
  • Comprovativo do pagamento da candidatura.

Todos os documentos emitidos por instituições de ensino estrangeiras devem ser validados pela inclusão da Apostilha de Haia ou por certificação consular. Deverão ser apresentados os documentos originais para efeitos de cópia certificada. Os originais deverão estar traduzidos para a língua Portuguesa.

O valor da candidatura é de €100.00 (não reembolsável.
O pagamento deve ser efetuado através da referência multibanco disponibilizada pela plataforma de candidatura. Só serão consideradas válidas as candidaturas cujo pagamento tenha sido efetuado dentro do prazo estabelecido

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt