O Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF) é uma estrutura de natureza interdisciplinar integrada no sistema científico nacional que visa a promoção, a regulação e a coordenação da investigação científica orientada no âmbito da Educação e domínios afins, e se rege pelos critérios de qualidade propostos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Vocacionado para a investigação sobre as práticas de formação e de intervenção em educação, o CIPAF tem vindo a contribuir para gerar conhecimento formativamente pertinente e socialmente útil, nomeadamente decorrente de projetos que têm vindo a ser desenvolvidos desde a sua constituição, em 2002.
Como forma de concretizar os objetivos prioritários estabelecidos para o triénio 2018-2021 e decorrente das opções estabelecidas no Plano Estratégico da ESEPF para este período, estimula-se a adequação do Centro de Investigação de Paula Frassinetti (CIPAF) a Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) orientado para a prática profissional (i.e.” professional practice based research”) como expressão da investigação aplicada.
Com esse objetivo, o CIPAF evolui para um espaço de acolhimento de estruturas de natureza laboratorial que promovem a investigação científica aplicada e a intervenção socioeducativa da ESEPF, integrando os projetos/linhas de investigação, publicações, eventos científicos, recursos e parcerias:
Isabel Cláudia Nogueira, coordenadora
Margarida Pechincha, secretária executiva
Regulamento do CIPAF | Política de Investigação | Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação | Carta Ética
Universidade Católica Portuguesa – Centre for Studies in Human Development
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia
Universidade de Vigo – Doutoramento em Ciencias da Educación e do Comportamento
Universidade do Porto – Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia
FESET – Formation d’Educateurs Sociaux Européen|European Social Education Training
Anne Frank House, Amsterdam – Cooperação Direitos Humanos e Educação