Titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados

Candidaturas 2022/2023

  1. Inscrição nas provas para 2.ª Chamada: 21 a 22 de setembro;
    Consulte o Edital de inscrição para as provas;
    Os resultados da Prova de avaliação dos conhecimentos e competências para titulares de curso de dupla certificação de nível secundário ou de curso artístico especializado para o ano letivo de 2021/2022 estão afixados no estabelecimento de Ensino;
  2. Candidatura ao concurso especial de acesso às licenciaturas da ESEPF;
    Após a prova realizada e obtida a respetiva classificação, consulte o Edital de candidatura. As candidaturas abrirão no prazo definido na tabela abaixo.

Cursos profissionais elegíveis para candidatura às licenciaturas da ESEPF

Descrição da área CNAEFLicenciaturas na ESEPF
761 – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
762 – Trabalho Social e Orientação
814 – Serviços Domésticos
815 – Cuidados de Beleza
Educação Básica
Educação Social

Prova de avaliação dos conhecimentos e competências

Condições

Segundo Deliberação da nº 860/2021 de 16 de agosto, podem inscrever-se para a realização da prova os candidatos titulares de um curso de dupla certificação de nível secundário nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens), 762 (Trabalho Social e Orientação), 814 (Serviços Domésticos) e 815 (Cuidados de Beleza) ou, em alternativa, a frequentar o último ano de um desses cursos.

Pode inscrever-se na prova quem, até ao dia 30 de agosto, apresente o comprovativo de titular de um curso de dupla certificação de nível secundário nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens) ou 762 (Trabalho Social e Orientação) ou, em alternativa, de frequência do último ano de um desses cursos.

Documentos a consultar


Calendário da Prova

Inscrição para a Prova18 julho a 08 setembro
Afixação das pautas de inscritos09 setembro
Realização da Prova de avaliação de conhecimentos e competências12 setembro
Afixação dos resultados da Prova15 setembro
Requerimento de consulta de Prova16 setembro
Requerimento de reapreciação da Prova19 setembro
Entrega dos pareceres de reapreciação21 setembro
Afixação dos resultados da reapreciação21 setembro
Afixação das pautas de decisão final e de classificação22 setembro

Processo de Inscrição

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet através do seguinte endereço: https://candidaturas.esepf.pt/, com:

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Documento/Certificado comprovativo (discriminado) da titularidade e classificação obtida do curso de nível secundário português obtido pelo estudante, nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens), 762 (Trabalho Social e Orientação), 814 (Serviços Domésticos) ou 815 (Cuidados de Beleza).
  • Procuração, quando for caso disso.

Como fazer a candidatura

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1.ª FaseEdital23 a 27 set29 set29 set a 04 out

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
Edital15 a 20 de setembro21 setembro
(Aviso- Resultados)
22 a 25 de setembro

Instrução do Processo de Candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet através do seguinte endereço: https://candidaturas.esepf.pt/cssnet/page, com:

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação.
  • Documentação comprovativa da titularidade e classificação obtida do curso denível secundário português obtido pelo estudante, nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens), 762 (Trabalho Social e Orientação), 814 (Serviços Domésticos) ou 815 (Cuidados de Beleza) com a respetiva classificação.

Nota: Em caso de titularidade de curso não português, legalmente equivalente ao ensino secundário português, o candidato deve ainda apresentar:

– Documentação comprovativa da titularidade do curso do nível secundário não português e da respetiva classificação, em substituição do documento previsto na alínea a) do número anterior;

– Certificado de equivalência ao ensino secundário português emitido pela entidade nacional competente;

– Documentação comprovativa das classificações obtidas nas provas finais homólogas às provas a que se refere a alínea b) do n.º 1 do artigo 13.º – C do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, na sua redação atual, quando se pretenda a sua substituição.

  • Documentação comprovativa das classificações obtidas nas provas a que se refere a alínea b) do n.o 1 do artigo 13.º -C do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, na sua redação atual.
  • Documentação comprovativa da classificação obtida na prova de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que se candidata (Dispensada aos candidatos que realizaram esta prova na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti).

O valor da taxa de inscrição é de €100.00 (não reembolsável).
O pagamento deve ser efetuado através da referência multibanco disponibilizada pela plataforma de candidatura. Só serão consideradas válidas as inscrições à prova cujo pagamento tenha sido efetuado dentro do prazo estabelecido.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt