Educação de infância em perspetiva – intervenção e investigação em contexto africano
26.set
11h30 às 12h30
Ana Aires
(Fundação Fé e Cooperação)
Temas e problemas da formação de educadores – o início de um estudo exploratório sobre a formação de educadores na Guine Bissau e Moçambique
A partir da análise dos índices de 20 monografias de final de curso – licenciatura de educação de infância (10 da Universidade Católica de Bissau e 10 da Universidade Pedagógica de Maputo) pretende-se iniciar um trabalho de identificação – problematização – reflexão sobre as preocupações e metodologias (de investigação-ação-avaliação) evidenciadas, a sua correlação com os planos de estudos dos cursos em que se integram e a consequente visão do que é a profissão de educador/a de infância em cada um dos países.Auditório ESEPF
Joana Peixoto
(Fundação Fé e Cooperação)
Avaliação das competências das crianças a frequentar a educação pré-escolar na Província do Niassa – apresentação de dados iniciaisObjetivos da avaliação:
1) Perceber quais as competências que as crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar no Niassa possuem no início do ano letivo;
2) Traçar um perfil de entrada das crianças que ingressam na educação pré-escolar através das competências que as crianças já adquiriram nos seus contextos de origem e socialização (família, comunidade…).
Ana Pinheiro; Brigite Silva; Clara Craveiro; Júlio Sousa; Paula Medeiros
Estudantes e Professores da ESEPF