- Este evento já decorreu.
Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? – 4ª Edição
Início: 20-09-2022 | Fim: 11-10-2022
20-09-2022 | 17:00 – 19:30
FORMADOR
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
CRONOGRAMA
(sessões síncronas das 17h às 19h30)
20 de setembro (síncrona)
22 de setembro (assíncrona)
27 de setembro (síncrona)
29 de setembro (assíncrona)
4 de outubro (síncrona)
11 de outubro (síncrona)
MODALIDADE
Curso de Formação – Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico
OBJETIVOS
- Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.
- Assim, os objetivos específicos são:
- Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
- Experienciar diversas metodologias ativas;
- Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.
CONTEÚDOS
MÓDULO 1 – sessão síncrona
Contextualização do percurso formativo
Desafios contemporâneos da educação
- MÓDULO 2 – sessão assíncrona
- O que são as metodologias ativas?
- MÓDULO 3 – sessão assíncrona
- As vantagens das metodologias ativas
- MÓDULO 4 – sessão síncrona
- Aprendizagem baseada em projetos
- MÓDULO 5 – sessão assíncrona
- Planificação de projeto
- MÓDULO 6 – sessão síncrona
- Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos
- Apresentação de trabalhos e conclusão
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente não ação releva para a progressão em carreira.