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Blended Intensive Program (BIP): Sustainable Development Goals and Co-Creation at Social Educational Intervention in Context
18-03-2024 – 19-04-2024
É um programa internacional de aprendizagem mista (blended -parte online e parte presencial) organizado pela ESEPF em língua inglesa com a finalidade construir uma aprendizagem/conhecimento colaborativo e uma reflexão coletiva entre estudantes e docentes de 3 instituições de ensino superior de 3 países europeus. Distribui-se entre uma componente online colaborativa e de acompanhamento e uma parte presencial de contato com instituições da sociedade civil e sessões de trabalho sobre conteúdos especializados no âmbito do BIP (75 horas no total). Tanto os docentes/investigadores, responsáveis pela dinamização das sessões de trabalho, como os estudantes internacionais, responsáveis pela pesquisa e elaboração de produtos finais (reflexões/ensaios e posters), desenvolvem um trabalho de partilha, investigação e desenvolvimento de conhecimento eminentemente colaborativo e partilhado. Este programa BIP atribui 3 ECTS aos estudantes participantes.
Objetivos:
- Conhecer os ODS (explicação dos ODS ao longo do programa e aprofundamento naqueles que mais diretamente se relacionam com a intervenção socioeducativa)
- Partilhar perspetivas sobre a diversidade de intervenções socioeducativas no âmbito dos ODS em diferentes países (conhecer e partilhar diferentes experiências relacionadas com intervenções socioeducativas que ocorrem nos países dos participantes)
- Relacionar os ODS com o trabalho prático realizado nas instituições (conhecer o trabalho in loco das instituições, co-criar e intervir especificamente nos contextos elaborando reflexões sobre a sua relação com os ODS)
- Construir uma reflexão crítica de forma coletiva e colaborativa sobre a diversidade de intervenções (conhecer e discutir os temas presentes nas oficinas realizadas)
- Apontar algumas linhas de atuação propostas pelos participantes para a intervenção socioeducativa com base nos ODS (elaborar diversos trabalhos/posters que traduzam algumas perspetivas de intervenção socioeducativa propostas pelos alunos decorrentes da sua formação e interesses)
Instituições envolvidas:
- Paula Frassinetti School of Education -Porto, Portugal (P PORTO21) –instituição organizadora
- Avans Hogeschool -Breda, The Netherlands (NL BREDA01)
- University of Applied Sciences and Arts -Antwerp, Belgium (b antuerp62)
- Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social -Fraterna (Guimarães -PT)
- ProChild -Laboratório Colaborativo (Guimarães -PT)
- Centro Educativo de Santo António (Porto -PT)
- Norte Vida -Casa de Vila Nova (Porto -PT)
- Centro Hospitalar Conde Ferreira (Porto -PT)
- Aldeia de Crianças SOS -Gulpilhares (V.N.Gaia -PT)
Número de estudantes e docente envolvidos:
- 56 estudantes –8 grupos de trabalho incluindo cada um estudantes das 3 instituições
- 7 docentes envolvidos: Angèle Geerts (AVANS), Eline Heuvelman (AVANS), Ana Poças (ESEPF), Irene Cortesão (ESEPF), Gwendy Moentjens (AP), Júlio Santos (ESEPF), Miguel Prata Gomes (ESEPF -coordenação/organização). CRIC (ESEPF -gestão internacional)
- Profissionais e Técnicos das instituições envolvidas
Coordenação/organização ESEPF:
Miguel Prata Gomes
Estudante assistente ESEPF: Manuela Guedes







