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Curso de Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias – 2ª Edição

04-02-2025 Todo o dia

Deve preencher o formulário até ao dia 20 de janeiro de 2025


Crises humanitárias e situações de emergência geradas por conflito armado, mudanças climáticas, o agravamento da situação sociopolítica e económica de países em todos os continentes, caracterizam os desafios do contexto atual.

Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), 89.3 milhões de pessoas no mundo encontram-se em situação de mobilidade forçada. Metade têm menos de 18 anos. Soma-se a este contexto os impactos e consequências da pandemia COVID-19 e os esforços de retorno à normalidade neste novo panorama.

Crianças, adolescentes e jovens são as populações mais vulneráveis, uma vez que vivenciam estas situações ainda durante a sua fase de desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.

Escolas, instituições de acolhimento e famílias deparam-se com desafios que são ao mesmo tempo, oportunidades de aprendizagem: acolher as situações traumáticas vivenciadas, apoiando processos de superação em diferentes níveis; incentivar a integração na comunidade escolar e na sociedade, também no âmbito do currículo académico; estimular a relação saudável com pais e encarregados de educação, quando estes estão presentes.

A fim de sensibilizar e preparar as sociedades dos países da CPLP e seus atores educacionais para enfrentar estes desafios a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) e a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), apresentam esta proposta de formação inovadora em “Educação em situações de emergência e respostas humanitárias”. Após a realização da 1ª Edição em 2023, que reuniu participantes de Angola, Brasil e Portugal, a 2ª Edição do curso traz conteúdos revistos e atualizados.

Pretende-se, com esta formação, criar condições para um aprendizagem interativa, a partir da participação ativa e compartilhamento de experiências nos diversos contextos. A nível de conteúdos, o curso está composto pelos seguintes módulos e componentes:

  • Compartilhar estratégias para um processo de aprendizagem online eficiente (Módulo 1);
  • Dar a conhecer as características dos contextos humanitários e de emergência no mundo, apoiando os participantes a analisarem seus próprios contextos (Módulo 2);
  • Abordar temáticas relacionadas com o cuidado dos cuidadores, osque estão na “linha de frente” dos contextos educacionais, dentro e fora da sala de aula (Módulo 3);
  • Aprofundar o entendimento de trauma e seus impactos no desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e – por consequência – em toda a comunidade, sensibilizando sobre a resiliência que pode advir da superação destes traumas (Módulo 4);
  • Refletir sobre os Princípios e Protocolos Humanitários utilizados a nível internacional, contidos nas Normas Humanitárias “Esfera”; refletir criticamente sobre conceitos e práticas na área de Educação em situação de crise e emergência,  a partir do Manual da INEE (Módulo 5);
  • Realização de atividades e consultas de bibliografia especializada (trabalho autónomo), além da entrega de Trabalho de Conclusão de Curso.

Público-alvo:

Estudantes e docentes do ensino superior

Diretores, coordenadores e professores de escolas

Atores públicos e governamentais

Atores humanitários e organizações da sociedade civil

Calendarização

Datas:  Início – 4 de fevereiro | Fim – 3 de Abril 2024 (3ªs e 5ªs feiras)

Carga horária total: 75h (35h síncronas; 25h assíncronas e fim de semana presencial com 15h).

Componente Online: 5 módulos, com encontros semanais terças e quintas-feiras, de 4 de fevereiro a 02 de abril de 2025.

Componente Presencial: fim de semana de imersão (com 15h presenciais), com trabalhos práticos da educação orientada à superação do trauma, arte-educação em contextos de emergência e crise. e acompanhamento dos trabalhos de conclusão do curso, entre maio e junho de 2025.

Certificado

Curso não conferente de grau académico de curta duração certificado pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, com atribuição de 3 ECTS.

Bolsas de apoio

Serão disponibilizadas 6 bolsas para refugiados e/ou estudantes refugiados do ensino superior, estudantes diplomados pela ESEPF ou por outras instituições de ensino superior (a analisar caso a caso).

Coordenação

Pela ESEPF:  Patricia Ribeiro, Ana Poças e Júlio G. Santos

Pela FMHI:   Francesco Gullo (Frei Luciano) e Anderson P. Santiago

Formadores (ESEPF)

Ana Poças, Mónica Oliveira, Júlio Santos e Patrícia Ribeiro

Formadores (FMHI)

Rosemar Cordeiro da Silva (Madre Teresa)

Renata da Silva do Nascimento (Irmã Maria de Lourdes)

Angélica del Lujan Baglivo

Ricardo de Oliveira Treno

Gabriel Godoy Cyrilo (Irmão Noé de Jesus)

Anderson Pereira Santiago 

Horários e Valores da Inscrição

Horário: 15h às 17h30

Valor da Inscrição: 17.500 mil Kwanzas

Horário: 11h às 13h30

Valor da Inscrição: 350 Reais

Horário: 14h às 16h30

Valor da Inscrição: 150 € (inclui 3 refeições, 1 por cada dia presencial no Porto)

Contactos na ESEPF

Ana Poças

Patricia Ribeiro
Júlio G. Santos