15-11-2021
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18:00
–
20:00
FORMADOR
Brigite Silva
CRONOGRAMA
De 15 de novembro a 06 de dezembro
Dias 15 (das 18h às 20h), 17, 19, 22, 24, 26, 29 de novembro e 3 (das 18h às 21h) e 6 de dezembro (das 18h às 20h)
MODALIDADE
Online
DURAÇÃO
9 sessões
DESTINATÁRIOS
Educadores de infância
OBJETIVOS
- Reconhecer a importância da avaliação para a qualidade da intervenção educativa
- Conhecer técnicas e instrumentos de avaliação e documentação das aprendizagens das crianças
- Desenvolver estratégias de avaliação para as aprendizagens das crianças através de portfólios
CONTEÚDOS
- Avaliação das aprendizagens na Educação de Infância: especificidades e documentos orientadores sobre avaliação
- Portefólios de crianças como metodologia de documentação e avaliação das aprendizagens
- definição de portefolio
- tipos de portefolios
- Processo de seleção de conteúdo e organização do portfólio
- critérios na seleção de evidências
- importância da seleção do adulto
- importância da seleção da criança no processo de reflexão e autoavaliação
- Análise do conteúdo do portefólio: orientações para a análise das evidências recolhidas
- Propostas de intervenção e regulação da prática educativa com base nas evidências recolhidas
- Conferências de apresentação e reflexão sobre o portefólio
- Elaboração de sínteses de desenvolvimento com base nas evidências recolhidas
- Envolvimento parental no processo de elaboração dos portefólios
- Avaliação do processo de elaboração dos portfólios – indicadores e procedimentos
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Educadores de Infância.
Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.