Colocar em debate o modo como as experiências artísticas em contextos educativos são pensadas, teoricamente enquadradas, vivenciadas e refletidas contribui para um aprofundamento sobre a Educação Artística na atualidade e o modo de encarar e responder aos desafios que sociedade nos impele a enfrentar.
Neste sentido, este Seminário pretende (re)pensar sobre a importância da Educação Artística na formação do indivíduo e sobre a forma de a considerar na formação dos profissionais de educação e nos próprios contextos educativos contemporâneos, fomentar a partilha de experiências artísticas e educativas nacionais e internacionais e dar espaço a um diálogo crítico promotor de melhores práticas e, consequentemente, melhores oportunidades educativas para todos.
Entrada livre. Inscrição obrigatória.
Público-alvo:
Estudantes da Licenciatura em Educação Básica e Educação Social, Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º CEB e do Ensino Secundário, animadores culturais, animadores dos serviços educativos dos museus e demais interessados nas questões educativas.
Comissão Científica:
Jennifer Wicks – Concordia University, Quebec Pedro Salido Lopes – Universidade de Castilla La Mancha Sandra Palhares – Universidade do Minho Teresa Eça – Presidente da International Society for Education Through Art
Comissão Organizadora:
Brigite Silva – ESE de Paula Frassinetti-CIPAF/ CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia Clara Craveiro – ESE de Paula Frassinetti-CIPAF/ CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia Mónica Oliveira – ESE de Paula Frassinetti-CIPAF/CEDH-UCP/ Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP