04 Out Covid-19
Plano de Contingência da ESEPF, versão 4 – 04 de outubro de 2021
DGES/DGS – Orientações às Instituições Científicas e de Ensino Superior para garantir a realização de atividades letivas e não letivas presenciais – Ano Letivo 2021-2022
Despacho 2021-04-16 do Conselho de Direção da ESEPF
Reabertura progressiva e diferenciada de atividades na ESEPF a partir de 19 de abril de 2021
Despacho 2021-01-22 do Conselho de Direção da ESEPF
Medidas suplementares de proteção e segurança da comunidade académica adotadas pela ESEPF na sequência da suspensão da atividade letiva e não letiva presencial anunciada pelo Governo no dia 21 de janeiro de 2021
Despacho 2021-01-20 do Conselho de Direção da ESEPF
Medidas adotadas pela ESEPF para a conclusão do 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 e reajustamento do calendário escolar para o início do 2.º semestre, em resposta à rápida deterioração da situação sanitária motivada pela pandemia da doença COVID-19
Plano de Contingência da ESEPF, versão 3 – 11 de janeiro de 2021
Plano de Contingência da ESEPF, versão 2 de setembro de 2020
Comunicação do MCTES e da DGS a 04 de agosto de 2020
O que deve saber antes de se dirigir presencialmente à Escola
Durante o mês de agosto de 2020, os serviços académicos e financeiros da Escola estarão em regime de atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 9:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h.
- Comportamento de segurança nas instalações:
- Antes de se dirigir à Escola deve certificar-se de que não tem febre, tosse ou outros sintomas que possam indiciar estar infetado com Covid-19.
- À chegada, deve ser portador de máscara social e proceder à sua colocação uma vez que o seu uso é de caráter obrigatório durante o tempo que permanecer no edifício.
- Deve anunciar-se na portaria e, somente após autorização desta, avançar para o serviço, sala ou espaço pretendido, seguindo as orientações dadas;
- Deve circular nas instalações pelos corredores assinalados através de sinalética;
- Deve manter o distanciamento social (>2m) dentro e fora das instalações físicas;
- As regras de utilização das instalações sanitárias (IS) preveem a lavagem das mãos com água e detergente no início e fim da utilização das IS, e as torneiras e maçanetas das portas devem ser manuseadas com papel que depois se descarta em recipiente apropriado.
- Não são permitidos agrupamentos de pessoas em espaços fechados, exceto aquele número de pessoas afixado no exterior de cada sala ou espaço;
- No exterior do edifício, os ajuntamentos estão limitados a 10 pessoas;
- Deve lavar as mãos frequentemente, durante, pelo menos, 20 segundos;
- Deve respeitar a etiqueta respiratória, segundo indicações da DGS.
2. Contactos dos serviços e regras de funcionamento
- (E-mail: tesouraria@esepf.pt, serv.academicos@esepf.pt; Tel.: +351 225 573 420 / 7)
- Caso se desloque presencialmente aos serviços, terá de aguardar pela sua vez na sinalética indicada no solo, visto que o acesso aos mesmos está limitado ao máximo de 3 pessoas no seu interior e condicionado ao uso obrigatório de máscara social e à desinfeção das mãos com álcool-gel.
- (E-mail: biblio@esepf.pt e Tel.: +351 225 573 420 / 5)
- Mantêm-se em funcionamento todos os serviços, em especial a pesquisa em bases de dados, a digitalização de capítulos, a requisição domiciliária e a sua devolução de obras, mas sem a abertura do espaço da biblioteca ao público.
- Antes de se deslocar à Escola,
- pesquise as obras que pretende requisitar no nosso catálogo https://esepf.pt/pacweb/
- agende o levantamento e/ou devolução por telefone ou e-mail
- reserve lugar para consulta presencial e cumpra as regras de distanciamento físico e de proteção individual.
- A abertura do espaço da sala de estudos ao público para consulta presencial está limitada a 10 pessoas mediante reserva prévia por e-mail e/ou telefone.
- A requisição de livros deverá ser antecedida de envio de email para biblio@esepf.pt. Desta forma, a equipa da biblioteca poderá informar previamente se o exemplar está disponível, quais as regras de empréstimo adotadas e qual o melhor período para se deslocar à ESEPF para os levantar evitando, assim, aglomerações desaconselháveis.
- O acesso às estantes será feito exclusivamente pelo colaborador da biblioteca.
- As devoluções dos livros que estiveram emprestados durante o período de encerramento vão ocorrer ao longo do mês de junho, de forma faseada e sem qualquer penalização para o utilizador. Caso tenha na sua posse algum livro nestas condições, será contactado brevemente pela equipa da biblioteca para proceder à devolução.
- Os utilizadores poderão proceder à devolução das obras depositando-as dentro de um saco, na caixa de plástico situada à entrada da biblioteca.
- Todos os livros manuseados na sala de estudos ou devolvidos na sequência de um empréstimo domiciliário serão sujeitos a um período de quarentena obrigatória de 7 dias.
- Todas as informações relativas à biblioteca estão em atualização permanente na página web da biblioteca em https://esepf.pt/pacweb/
- (Funcionam exclusivamente em regime de atendimento online com marcação prévia através dos contactos E-mail: sgri@esepf.pt Tel.: +351 225 573 420 / 5)
- Quando necessário, o apoio a realizar pelos SGRI será efetuado através da ferramenta Teams, garantido, assim, ao utilizador todo o controlo e privacidade dos seus dados. As funcionalidades incluídas neste apoio pelo Teams contemplam: (i) acesso remoto ao computador, evitando-se, assim, contacto físico com a respetiva máquina; (ii) apoio por videoconferência (iii) apoio por chat.
- Para poder dar acesso ao computador através do Teams:
- O utilizador deve efetuar download da ferramenta Teams, através da sua plataforma Office365 (https://www.office.com/) ou através do site do fabricante (https://www.microsoft.com/pt-pt/microsoft-365/microsoft-teams/download-app).
- É obrigatório a utilização das credenciais institucionais da ESEPF para acesso à plataforma Teams (email institucional + password).
- Quando o acesso remoto não for possível porque o utilizador não tem acesso à internet, o utilizador deve colocar o seu computador no espaço de recolha próprio, junto aos Serviços de Rede Informática. Após resolução, os SGRI informam o utilizador via SMS para recolha do equipamento no respetivo espaço.
- (Contactos para marcação prévia para o e-mail: serv.academicos@esepf.pt ou Tel.: +351 225 573 420 e só deve usar após boa confirmação. Veja horários e condições.)
- Considera-se segura a utilização de 1/3 dos computadores disponíveis na sala de informática, ou seja, 5 lugares fixos por período do dia.
- Horários disponíveis para utilização:
Dia | Manhã | Tarde |
2ªfeira | 09.00h – 13.00h | 15.00h-17.00h |
3ªfeira | 09.00h – 13.00h | 15.00h-17.00h |
4ªfeira | 09.00h – 13.00h | Encerrada para limpeza geral |
5ªfeira | 09.00h – 13.00h | 15.00h-17.00h |
6ªfeira | 09.00h – 13.00h | 15.00h-17.00h |
- Cada pessoa só pode usar a sala por um período do dia, ou de manhã ou de tarde. Em cada período de manhã ou de tarde, a sala só pode ser ocupada por cinco pessoas em simultâneo. Isto perfaz, no máximo, 10 pessoas por dia. A título de exemplo, se na 2ªfeira de manhã houver 5 reservas, nesse período não poderão ser aceites novas reservas, independentemente de algum utilizador ter abandonado a sala mais cedo.
Só será autorizada a presença de uma pessoa de cada vez no gabinete no mesmo horário e à distância prevista na sinalética.
A presença no secretariado do CRIC implica o uso obrigatório de máscara e a desinfeção das mãos com álcool-gel.
- (Contactos: E-mail: cric@esepf.pt e Tel.: +351 225 573 420)
- (Atendimento preferencial à distância através do e-mail 3000038@esepf.pt e Tel: +351 225 573 420 ext. 238)
- Quando houver necessidade em realizar atendimentos presenciais, estes devem ser agendados previamente através dos contactos disponibilizados.
- Nesse caso, a presença no gabinete implica o uso obrigatório de máscara e terá de ser limitada a uma pessoa.
- (E-mail: reprografia@esepf.pt ou pelo Tel.: +351 225 573 420)
- Só será autorizada a presença de uma pessoa de cada vez no espaço da reprografia, sendo obrigatório o uso de máscara.
- Quaisquer documentos para fotocopiar, imprimir ou digitalizar deverão ser colocados numa caixa de plástico à entrada da reprografia, com a indicação escrita explícita do que é pretendido e os respetivos contactos.
- Não se realizarão fotocópias, impressões ou digitalizações para entrega imediata.
- Estando concluído o serviço, a reprografia encarregar-se-á de informar o utente para proceder ao respetivo levantamento.
- No ato da entrega, o pagamento deve ser feito eletronicamente através de cartão bancário nos serviços de tesouraria ou, nesta impossibilidade, o pagamento em numerário deve ser no valor exato da fatura evitando-se o manuseamento de dinheiro.
Os serviços de bar e refeitório retomam o regime de atendimento presencial, no seguinte horário: Bar: 09h30-17h00; Refeitório: 12h30-14h30.
- O atendimento no bar, no refeitório e na sala de apoio a refeições trazidas do exterior está condicionado à lotação de cada espaço, tendo cada usuário de aguardar pela sua vez na sinalética indicada no solo.
- O usufruto destes serviços e espaços está condicionado ao uso obrigatório de máscara social e à desinfeção das mãos com álcool-gel, antes de após a ingestão de alimentos, observando-se as demais orientações de higienização específicas que constarem nesses mesmos espaços.
Despacho 2020-04-30 do Conselho de Direção da ESEPF
Plano de levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia Covid-19
Bolsa de estudo: apoio a estudantes em especiais dificuldades
Informam-se os estudantes que, perante a atual conjuntura estejam a experimentar especiais dificuldades económicas e, com vista à satisfação do pagamento das propinas, podem, desde já e até final do mês de maio, proceder à candidatura dirigida à DGES – Direção Geral do Ensino Superior para solicitar a concessão de uma bolsa de estudos ou, quando for o caso dos que já a obtiveram, solicitar a sua reavaliação.
Como fazer?
Quando se trate do 1º pedido para concessão de bolsa de estudo da DGES, deve comunicar o seu interesse para os serviços de ação social da ESEPF para os e-mails: Sandra Machado (3000025@esepf.pt) ou Isabel Castro (3000015@esepf.pt)
Se já é bolseiro e pretenda, face à atual conjuntura, efetuar um pedido de reavaliação do valor da bolsa já concedida, deve aceder à página da DGES – Direção Geral do Ensino Superior no site (Balcão Eletrónico) indicando os dados que aí são pedidos e expondo as dificuldades da sua situação atual.
Para o esclarecimento de eventuais dúvidas podem, como sempre, comunicar com os serviços de ação social desta Escola para os telefones habituais ou para os referidos e-mails.
Despacho 2020-03-31 do Conselho de Direção da ESEPF
A ESEPF com Ensino à Distância e em teletrabalho
Dando cumprimento à declaração do estado de emergência efetuado pelo Decreto do Presidente da República, a ESEPF encontra-se a realizar aulas na modalidade de Ensino à Distância e a funcionar em teletrabalho por tempo indeterminado.
Substituição de aulas presenciais por aulas à distância entre 13 e 28 de março
Na sequência da rápida evolução da propagação do Covid-19 em Portugal, e embora não se registem, até ao momento, casos confirmados entre os membros da comunidade académica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, mas com o objetivo de contribuir para a contenção e para a salvaguarda da saúde de estudantes, docentes e colaboradores, o Conselho de Direção determinou a suspensão de aulas presenciais substituindo-as por aulas à distância entre 13 e 28 de março de 2020.
Plano de Contingência Covid-19
Tendo em conta a rápida propagação do Covid-19 na região onde nos encontramos, dá-se a conhecer o Plano de Contingência Covid-19 da ESE de Paula Frassinetti.
Este Plano Contingência assenta no pressuposto de que é o comportamento responsável de cada pessoa a gerar confiança e proteção coletiva.