A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Dislexia: mudança de paradigma

Início: 30-11-2022 | Fim: 17-12-2022

30-11-2022 | 9:00 12:00

Valor de inscrição: 100€

Duração/N.º horas: 25h

Formadora: Helena Serra

Objetivos:

Com esta formação pretende-se que os formandos atinjam os seguintes objetivos: 

•Concetualizar a PAE, a dislexia, a disortografia, a discalculia. 

•Identificar indicadores de dificuldades, que possam ditar a sinalização do aluno. 

•Conhecer formas usuais de avaliação, nomeadamente um modelo de natureza neuro-percetivo-motora. 

•Conhecer como efetuar o planeamento da intervenção específica: medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, procedimentos a adotar na escola, com acesso a diferentes materiais e programas. 

Conteúdos:

a) O Ato de Ler e de Escrever e redes neuronais implicadas, 

b) A importância do desenvolvimento, na fase pré-escolar, de domínios como linguagem, fonologia, psicomotricidade, integração perceptivo-motora (visual, auditiva, rítmica, táctilo-quinestésica), memória, atenção, como fatores indispensáveis para a aquisição das aprendizagens escolares simbólicas 

c) Conceito de Perturbação de Aprendizagem Específica – tipificação das alterações no processo de desenvolvimento esperado; prevalência. 

d)Caracterização das dificuldades e suas manifestações nos quotidianos escolares – a dislexia, a disortografia, a disgrafia, a discalculia (as 4 “DIS”); 

e) A génese neurológica das disfunções: algumas teorias explicativas; 

f) A avaliação diagnóstica: estratégias e instrumentos referentes às diferentes áreas básicas e instrumentais – modelo neuro-percetivo-motor;   

g) Estratégias e instrumentos de avaliação das competências académicas básicas e instrumentais; traçado do Perfil do Aluno; 

h) Estratégias, atividades e recursos para a intervenção psicopedagógica diferenciada, baseada nos dados colhidos na Avaliação diagnóstico; 

i)Formas de organização e planificação da intervenção; 

j) Os contextos educativos, familiar e escolar, enquanto espaços-barreira ou contextos facilitadores de desenvolvimento humano.