Esta licenciatura proporciona uma perspetiva global e articulada da Educação Básica nas vertentes organizacional, curricular, psicopedagógica, política e social. Pretende-se que os estudantes assimilem ativamente conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos que permitam construir uma visão global sobre as crianças e os contextos onde crescem e se desenvolvem. Atitudes de reflexão, o espírito crítico, a curiosidade intelectual, a abertura à diversidade, o trabalho colaborativo, numa perspetiva de formação ao longo da vida, permitem o desenvolvimento desses conhecimentos e de competências pessoais/profissionais.
Podem assumir funções de Técnico Superior de Educação em instituições de cariz socioeducativo (ATL, Jardins-de-infância, Escolas do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico e outros Serviços em Instituições Educativas).
A docência em Educação Pré-Escolar; Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico; Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico adquire-se com a conclusão de um Mestrado de Habilitação para a Docência.
Mónica nogueira Soares
Número do registo na DGES: R/A-Ef 109/2011/AL02, de 14 de julho de 2020
Despacho n.º 8844/2020 – Diário da República n.º 179/2020, Série II de 2020-09-14
1.ºsemestre
| Unidade Curricular(UC) | Código UC | ECTS | Ver ficha |
|---|---|---|---|
| Arte e Educação | 2694 | 6 | N/A |
| Ciências Elementares da Terra | 2696 | 5 | N/A |
| Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático | 2731 | 6 | N/A |
| Fundamentos Conceptuais das Práticas em Educação | 2733 | 2 | N/A |
| Percursos da Geografia de Portugal | 2732 | 5 | N/A |
| Técnicas de Expressão Oral e Escrita | 2695 | 6 | N/A |
2.ºsemestre
| Unidade Curricular(UC) | Código UC | ECTS | Ver ficha |
|---|---|---|---|
| Comunicação Matemática | 2698 | 6 | N/A |
| Desenvolvimento Pessoal e Humanismo Cristão | 2703 | 2 | N/A |
| Educação Artística e Intervenção Sócio Educativa – Opção (a) | 2704 | 2 | N/A |
| Educação Artística e Processos Criativos – Opção (a) | 2730 | 2 | N/A |
| Expressão Motora | 2699 | 6 | N/A |
| Laboratório de Língua | 2734 | 6 | N/A |
| Percursos da História de Portugal | 2701 | 5 | N/A |
| Psicologia da Criança e do Adolescente | 2702 | 3 | N/A |
1.ºsemestre
2.ºsemestre
1.ºsemestre
2.ºsemestre
1.ºsemestre
2.ºsemestre
a) De entre as unidades curriculares optativas da EAMH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 2 ECTS.
1.ºsemestre
2.ºsemestre
1.ºsemestre
2.ºsemestre
b) De entre as unidades curriculares optativas da EAMH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.
Podem candidatar-se os estudantes que, cumulativamente, cumpram as seguintes condições:
Regulamento dos Concursos Institucionais para Ingresso nos Cursos de Licenciatura
A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do seguinte endereço: http://candidaturas.esepf.pt/.
Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Para esclarecimento de dúvidas contacte: candidaturas@esepf.pt
(um dos seguintes conjuntos)
Notas de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 ponto
Não estar abrangido pelo estatuto do estudante Internacional, regulado pelo
Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 de março, na sua redação atual.
Média do secundário/profissional ou equivalente: 50% + Provas de ingresso: 50%
(em formato digital)