Mestrado em Ensino

1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Mestrados

Apresentação

Objetivo

Este 2.º Ciclo de Estudos tem como finalidades o aprofundamento e a especialização em domínios indispensáveis ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e às disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assente numa lógica formativa transversal e multidisciplinar pretende-se, articuladamente, potenciar práticas de reflexão crítica e de estímulo à curiosidade intelectual, habilitando os estudantes para a resolução de problemas em situações novas e fomentando atitudes de abertura à diversidade e promotoras de trabalho colaborativo.
Capitalizando as mais-valias resultantes da vasta experiência quer no âmbito da formação de professores quer adquirida em outras atividades educativas que a ESEPF promove, este 2º Ciclo de Estudos estrutura-se em torno de dois grandes eixos educativos – a formação profissionalizante (cientifica e técnica) e a formação pessoal e social dos estudantes -, que convergem para um perfil profissional revelador de mobilização de saberes, alicerçado em conhecimento sustentado pela investigação atual e traduzido numa postura de implicação e responsabilidade ética fundada na valorização do exercício reflexivo e na aprendizagem ao longo da vida, garantindo assim uma intervenção profissional informada, competente e inovadora. 

Diretora de curso

Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira

Comissão Executiva

 Margarida Maria Martins Quinta e Costa

Rui João Teles da Silva Ramalho

Mestrados

Plano de estudos

Plano de Estudo com início no ano letivo 25/26

Número do registo na DGES: R/A -Cr 113/2017/AL02, de 11 de setembro de 2025

1ºAno

1.ºsemestre
Unidade Curricular(UC)Código UCECTSVer ficha
Ciência e Sustentabilidade913666
Currículo e Inclusão913393
Didática da Educação Artística e Física912284
Didática da Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico913404
Didática das Ciências Naturais e Sociais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico913414
Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico913424
Pensamento Computacional e Programação913675
2.ºsemestre
Unidade Curricular(UC)Código UCECTSVer ficha
Ética e Deontologia na Docência913563
História e Tendências da Sociedade Contemporânea – Optativa913533
Inovação e Integração em Matemática e Ciências Naturais913577
Investigação em Contextos Educativos26603
Metodologias de Ensino para as Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico913584
Metodologias de Ensino para Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico913594
Portugal: Dinâmicas Locais e Regionais – Optativa913543
Recursos Educativos para o Ensino da Matemática e das Ciências Naturais913556

2ºAno

1.ºsemestre
Unidade Curricular(UC)Código UCECTSVer ficha
Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico9136027N/A
Seminário Interdisciplinar I913613N/A
2.ºsemestre
Unidade Curricular(UC)Código UCECTSVer ficha
Prática de Ensino Supervisionada em Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico9136227N/A
Seminário Interdisciplinar II913633N/A

Plano de Estudos 

Número do registo na DGES: R/A -Cr 113/2017/AL01, de 25 de maio de 2023

Publicação em DR Despacho 6626/2023 de 20 de junho de 2023

Informação da A3ES

Guião de Autoavaliação do Ciclo de Estudos

1ºAno

1.ºsemestre

Unidade Curricular(UC)Código UCECTSVer ficha
Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico26484N/A
Educação Diferenciada e Intervenção Multimodal23963N/A
Investigação em Contextos Educativos26603N/A
Metodologias do Ensino da Matemática para o 1º Ciclo do Ensino Básico26584N/A
Metodologias do Ensino das Ciências Naturais e Sociais para 1º Ciclo do Ensino Básico913014N/A
Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico I266112N/A

2.ºsemestre

Unidade Curricular(UC)Código UCECTSVer ficha
Ciência Cultura e Sustentabilidade913024N/A
Cultura Artística Contemporânea na Educação – Opção I26653N/A
Currículo: dos Fundamentos às Práticas26634N/A
Didática das Expressões Artísticas26644N/A
Fundamentos de Promoção e Animação da Leitura – Opção I26693N/A
História da Ciência – Opção II26673N/A
História, Memória e Património Cultural – Opção I26663N/A
Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico II267012N/A
Temas da História da Matemática – Opção II26683N/A

Opção I) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.
Opção II) De entre as unidades curriculares optativas das CM, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.

2ºAno

1.ºsemestre

Unidade Curricular(UC)Código UCECTSVer ficha
Introdução ao Pensamento Computacional26724
Metodologias do Ensino da Matemática para o 2º Ciclo do Ensino Básico26733
Metodologias do Ensino das Ciências Naturais para o 2º Ciclo do Ensino Básico26743
Prática de Ensino Supervisionada em 2º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências Naturais I267512
Seminário Interdisciplinar I26718

2.ºsemestre

Unidade Curricular(UC)Código UCECTSVer ficha
Atividade Lúdica na Aprendizagem da Matemática26774
Ética e Deontologia na Profissão Docente26792
Prática de Ensino Supervisionada em 2º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências Naturais II268012
Recursos Tecnológicos para o Ensino das Ciências Naturais26784
Seminário Interdisciplinar II26768

 

Mestrados

Candidaturas

2026-2027

Provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica 2026/27

Processo de Inscrição para as provas:

Consulte o edital

O processo é instruído com os seguintes documentos (envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt)

  1.  Boletim de inscrição, devidamente preenchido; 
  2. Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  3. Documento comprovativo da titularidade de habilitação ou declaração de frequência do 3º ano da licenciatura em Educação Básica
  4. Procuração, quando for caso disso.

Nota: Os processos de estudantes da ESEPF são instruídos apenas com o ponto 1.

 

Calendário

 1ª chamada2ª chamada3ª chamada
Período de inscrição para as provas23 abril a 19 maio Envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt25 maio a 23 junho Envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt01 julho a 24 agosto Envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt
Realização da prova escrita28 maio às 14.30h30 junho às 14.00h03 setembro às 14.30h
Realização da prova oral25 a 29 maio (horário a estabelecer)29 junho a 03 julho (horário a estabelecer)01 a 04 setembro (horário a estabelecer)
Publicação dos resultados das provasAté 12 junhoAté 13 de julhoAté 09 setembro
Período de consulta15 a 16 junho14 a 15 julho10 a 11 setembro
Período de reclamação17 a 19 junho16 a 20 julho14 a 16 setembro
Publicação dos resultados das reclamações23 junho24 julho18 setembro

Candidaturas

Condições de ingresso

Segundo o n.º 2 do art.º 18.º do Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atual, podem candidatar-se:

a) Titulares da licenciatura em Educação Básica.

b) Titulares de outra licenciatura obtido em instituições de ensino superior portuguesas ou, quando oriundos de outras instituições, comprovado através de um processo de reconhecimento de grau, de acordo com o Decreto-Lei n.º 66/2018, que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:

  • Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos;
  • Área educacional geral: 10 a 20 créditos. 

Os créditos relativos às componentes de formação na área de docência distribuem-se nos seguintes termos:

  • 20 a 30 créditos em Português;
  • 20 a 30 créditos em Matemática;
  • 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal;
  • 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física.

c) É ainda condição geral de ingresso nos presentes ciclos de estudo o domínio, oral e escrito, da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, conforme o estipulado no art.º 17.º, ponto 1, do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio, na sua redação atual, que será aferido através de prova escrita e oral. Para mais informações sobre a realização destas provas, consultar a página da Internet da ESEPF ou os seus Serviços Académicos.

Calendário

A ser publicado brevemente.

Instrução do processo de candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do seguinte endereço: http://candidaturas.esepf.pt/.

Aceda às informações do Edital do Concurso Institucional para conhecer o número de vagas disponíveis, as condições de ingresso, o calendário e os documentos necessários à candidatura, prazos de seriação e de matrícula, bem como os emolumentos envolvidos.

CANDIDATURA A REINGRESSO

Condições específicas de reingresso

Segundo o Art.º 18.º-A do Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atual, podem candidatar-se:

1 – Podem reingressar num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre numa das especialidades […] os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos no referido ciclo de estudos e não o tenham concluído, em virtude de:

a) Não terem defendido o relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada;

b) Não terem concluído a iniciação à prática de ensino supervisionada ou outras unidades curriculares.

2 – Para efeitos do previsto no número anterior, cada estabelecimento de ensino superior, através dos órgãos legal e estatutariamente competentes, define planos personalizados de reingresso adaptados aos perfis dos estudantes, tendo em consideração a experiência entretanto adquirida e comprovada, as unidades curriculares realizadas e as que tenham de ser concluídas.

Calendário

+info em breve

Instrução do Processo de Candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet através do seguinte endereço: https://candidaturas.esepf.pt/cssnet/page com:

O valor da candidatura é de €100.00 (não reembolsável).
O pagamento deve ser efetuado através da referência multibanco disponibilizada pela plataforma de candidatura. Só serão consideradas válidas as candidaturas cujo pagamento tenha sido efetuado dentro do prazo estabelecido.

Para esclarecimento de dúvidas contacte:serv.admin.academicos@esepf.pt.

Candidatura online

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: candidaturas@esepf.pt