No âmbito do projeto “O luto é a coisa com asas”, entre fevereiro e julho, teremos várias OCA’s – Oficinas Com Asas, que são oficinas artísticas para pessoas em processo de luto.
O luto para a Compassio é o processo que se passa quando há uma perda. De uma pessoa, de uma relação, de um animal de estimação, de bens, de saúde, de um emprego, e muitas outras perdas. E todas as perdas contam!
Destinatários: Pessoas em processo de luto.
Queremos que estas sejam oportunidades de transformar sentimentos em expressão artística, criando conexões e abrindo espaço para novas perspectivas sobre a vida e o luto.
Teremos várias expressões artísticas:
É um atelier onde serão ensinadas técnicas e ferramentas para a pessoa perceber seu corpo e espaço interno e externo e a partir disto criar movimentos e sons próprios que signifiquem ou ressignifiquem o seu sentimento e pensamento e lugar no mundo. Expressar-se e dar voz ao corpo.
Com a técnica Klaus Vianna aprendemos a consciência pelo movimento e expandimos a expressão do corpo. também serão utilizados jogos de dança e teatro
com Rita Alves
Datas da oficina: 5 e 19 Fevereiro, 5 e 19 Março, 2 e 16 Abril | quartas feiras das 19h às 21h
Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
As pessoas em luto têm feridas abertas. Por isso propomos uma farmácia poética e através da poemoterapia, durante 6 sessões mensais, iremos procurar, em comunidade, encontrar um caminho para a sanação.
com Manuela Vidigal Bertão e Mariana Abranches Pinto
Datas da oficina: 11 Fevereiro, 11 Março, 15 Abril, 13 Maio, 17 Junho e 15 Julho | segundas feiras, das 18h30 às 20h
Local: Rota do chá, Porto (Rua de Miguel Bombarda, 457, 4050-382)
O workshop propõe vivenciar a fotografia como ação na exploração e expressão do luto. Será uma experiência colaborativa originada num espaço seguro e de empatia, com o intuito de fortalecer uma experiência emancipatória.
Teremos 6 sessões de 2 horas e cada participante receberá uma câmara de filme a preto e branco descartável, a ser usada durante toda a oficina com exercícios semanais específicos. O analógico estabelece um procedimento às cegas, desde um primeiro olhar para dentro—na mente e na câmara—que projeta uma imagem primitiva. A certa altura, vamos ler aquilo que ficou gravado no filme fotográfico e confirmar o poder dessas primeiras imagens. Pretende-se que seja um ensaio de autoconhecimento e de empoderamento emocional através de relações criativas.
com Sónia Neves
Datas da oficina: 20 março, 3 e 24 abril, 15 e 29 maio e 12 junho | 5ª feiras, das 18h às 20h.
Local: Porta | Rua da Firmeza, 163 Porto
Nesta oficina, vamos chegar ao mais fundo de nós, ao lugar onde guardamos os nossos tesouros escondidos e também as nossas dores.
Através dos cinco sentidos e da nossa memória agradecida, vamos dar luz e espaço ao nosso luto, usando a escrita como ferramenta preciosa para desencerrar e acolher o que sentimos.
com Leonor Kendall
Datas da oficina: 19 março, 2 e 23 abril, 7 e 21 maio e 4 junho | 4ª feiras, das 18h30 às 20h
Local: Junta de Freguesia do Bonfim (Campo 24 de Agosto 294, Porto)
Qualquer questão não hesite em enviar um email para compassio@compassio.pt ou ligue para 911 860 880.