Que Outra Educação é Possível?

que outra educação é possível

Que Outra Educação é Possível?

… pontes que unem Brasil e Portugal …

No dia 1 de julho, às 21:00 de Portugal e 17:00 no Brasil, no canal de youtube: Conexões em Conversa, o próximo tema desta conversa é Que Outra Educação é Possível?

Para isso, escolhemos profissionais especializados e que exercem papéis de cunho representativo, formativo, social e científico, em modo transversal ao tema, como vozes colaboradoras para contribuir com a reflexão para a educação transformadora.

O bate-papo será transmitido ao vivo no canal do YouTube. Marca já a tua presença.

Convidadas

Daniela Gonçalves: Licenciada em Filosofia (1999), Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea (2002), Doutora em Teoria e História da Educação pela (Universidade de Vigo, 2010). investigadora do CEDH da UCP, na área de Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, Teoria da Educação e Metodologias/Abordagens de ensino. Professora-adjunta na ESE de Paula Frassinetti, onde é coordenadora do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Presidente do Conselho Pedagógico. Colabora com várias escolas na região do grande Porto e com a Inspeção Geral de Ensino e Ciência (IGEC) em atividades de avaliação externa de escolas.
https://www.cienciavitae.pt/AF1F-74D8-5462
https://esepf.pt
Eva Cunha: Licenciatura em Educação de Infância (ESE Piaget, 2004). Pós-Graduação em Educação Especial, na área do domínio cognitivo e motor das crianças (ESE Piaget, 2007). Mestranda em Educação Especial, com aprofundamento na intervenção educativa precoce. Educadora de Infância desde 2005 (Aniquibébé, Creche e Jardim de Infância), com metodologia de trabalho com projetos e acompanhamento da mesma turma (de 1 até 5 anos), contribuindo para o desenvolvimento das crianças por meio da avaliação continuada.
http://www.aniquibebe.pt
Graça Reis: Doutora e Mestre em Educação pelo ProPED/UERJ. Graduada em Pedagogia pela UERJ. É professora do Colégio de Aplicação (CAp) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, cotidiano escolar, formação de professores e pesquisa (auto)biográfica. É líder do grupo de pesquisa “Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades”no CAp/UFRJ. coordenadora do Projeto de pesquisa e extensão “Os materiais narrativos e a produção curricular: desafios e possibilidades”. É membro do GT de Educação Fundamental da ANPED.
https://www.cap.ufrj.br
https://capnaquarentena.wixsite.com/capufrj
Vivien Maria: Psicóloga Clínica formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981). Pós-Graduação em PIAGET, feita diretamente com LAURO DE OLIVEIRA LIMA, que supervisionou a construção do projeto didático-pedagógico da Escola Pólen (1978-1979). Fundadora da Escola Pólen (1977), uma escola piagetiana para crianças a partir dos 3 meses até a idade aproximada de 11 anos, que funciona até hoje em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro – Brasil.
https://escola-polen.com.br

Do canal Conexões em Conversa

Daniella Assemany: Doutora em Ensino e Divulgação das Ciências, ênfase Educação Matemática (U.Porto), Professora e Formadora de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Maria João Tinoco: Mestra em Didática da Matemática (U.Porto), Licenciada em Engenharia Química (FEUP), Formadora de Professores e Professora de matemática na Escola Secundária Garcia de Orta.