Constituído em 2002, o Centro de Investigação de Paula Frassinetti (CIPAF) é uma unidade I&D da área científica das Ciências Humanas e Sociais, domínio das Ciências da Educação e áreas afins. Vocacionado para a investigação sobre as práticas de formação e de intervenção em educação, tem vindo a contribuir para gerar conhecimento formativamente pertinente e socialmente útil, conforme atestam as quase quarenta publicações próprias e a revista científica Saber & Educar indexada a bases de dados internacionais. O CIPAF congrega mais de três dezenas de investigadores, além de integrar investigadores externos, nacionais e internacionais, e implicar estudantes da ESEPF nos projetos em curso.
Como forma de concretizar os objetivos estratégicos delineados para o triénio 2015-2017, o CIPAF organiza-se em três linhas de investigação às quais os projetos de investigação e intervenção nacionais e internacionais dão corpo, conferindo sustentabilidade científica aos ciclos de estudos em funcionamento nesta instituição. Cada linha de investigação tem um/a coordenador/a e um/a consultor/a externo/a. As linhas de investigação são:
Isilda Braga da Costa Monteiro, coordenadora
José Luís A. Gonçalves, coordenador adjunto
Margarida Pechincha, secretária executiva
Regulamento do CIPAF | Política de Investigação | Carta Ética
Universidade Católica Portuguesa – Centre for Studies in Human Development
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia
Universidade de Vigo – Doutoramento em Ciencias da Educación e do Comportamento
Universidade do Porto – Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia
FESET – Formation d’Educateurs Sociaux Européen|European Social Education Training
Anne Frank House, Amsterdam – Cooperação Direitos Humanos e Educação
Este é o arquivo de eventos académicos da ESEPF entre janeiro de 2011 e setembro de 2019. Algumas ligações poderão já não estar ativas.
03.out | III Seminário Internacional de Educação Artística +info |
29.set | Workshop: Snoezelen com a Drª Verónica Silva da Mindsenses +info |
24.set, 3 e 29.out | Seminários abertos do Mestrado em Educação Pré-Escolar +info |
26.set | Aula Aberta: Educação de infância em perspetiva – intervenção e investigação em contexto africano +info |
20.set | Seminário: Estratégias promotoras do Processamento Sensorial em contexto educativo +info |
29.jul | Para o Desenvolvimento de uma Educação Inclusiva – Ação de Formação de Curta Duração +info |
05.jul | Seminário Integração Sensorial e Aprendizagem +info |
29.jun | V Simpósio Internacional de Formação de Professores: Múltiplos Olhares para a Autonomia e Flexibilidade Curricular +info |
04.jun | Aula Aberta: Género e Orientação Sexual +info |
15 a 17.mai | International Week +info |
11.mai | Seminário: Encontro e abordagem inclusiva com a Pedagogia Montessori +info |
12.abr | I Jornada Internacional de Divulgação de Ciência +info |
30.mar a 03.abr | 2ª edição de estágio internacional para as Licenciaturas em Educação Básica e em Educação Social +info |
21.mar | Encontro Internacional sobre Educação e Cidadania “O papel da Educação na Promoção da Cidadania” +info |
20 e 21.mar | Aulas Abertas com Rosângela Araújo Darwich +info |
08mar a 25.mai | IV Ciclo de Sábados “Falando com quem faz” (2º edição) – Desafios para uma Escola Inclusiva +info |
14 e 19.fev | Sessões de Esclarecimento Mobilidade Estudante Erasmus + 2019/2020 |
17.jan | Educação Social e Estratégias para a Inclusão – Mesa Redonda +info |
05.dez 2018 a 15.mai 2019 | À conversa com… Sobre a Formação de Professores +info |
23 e 24.nov VI Congresso Internacional sobre Dislexia, dificuldades e dons +info
22 e 23.nov Catapultar para os direitos humanos e para a intervenção comunitária +info
17.nov 6º Ciclo de Conferências Internacionais de Mediação Intercultural e Intervenção Social +info
16 e 17.nov VI Colóquio Internacional Ler e Ser: Desafios da Contemporaneidade +info
14 e 15.nov II Seminário Internacional. Diálogo de saberes +info
12 a 16.nov Intercâmbio com a AVANS Hogeschool – Breda, Holanda +info
12.nov a 10.dez Ciclo de aulas abertas da U.C. Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância +info
08 a 09.nov Congresso de Cooperação e Educação – IV COOPEDU: Cooperação e Educação de Qualidade +info
07.nov a 20.dez Ciclo de aulas abertas da U.C. Psicossociologia do Comportamento Desviante +info
05 a 09.nov Human and Children’s Rights, opportunities and difficulties in European Social Work +info
20.out Para o Desenvolvimento de uma Educação Inclusiva +info
19.out First preparatory meeting of the 2020 ECHA International Conference +info
02.out A ESEPF num evento internacional na Universidade de Lodz +info
Em setembroSeminários abertos do Mestrado em Educação Pré-Escolar +info
25.set Mantle of the Expert +info
13.jul John Volmink: “Ubuntu: a new paradigm for inclusive education” +info
24.mai II Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB +info
19.mai Simpósios INCLUSÃO 2018 +info
12.mai IV Encontro Nacional Projeto Investir na Capacidade +info
09.mai Everyone a Changemaker +info
26 e 27.abr Congresso Internacional “A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação” +info
21.abr O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular como oportunidade de construção de práticas educativas mais inclusivas +info
16, 17 e 18.abr I Semana Internacional +info
12.abr II Seminário Internacional de Educação Artística +info
21 e 22.mar Educação e países lusófonos: realidades e diversidades +info
20.mar 2º Encontro Nacional Sobre Responsabilidade Social e Ensino Superior +info
16.mar Sessão de Lançamento Revista Saber & Educar #23 +info
17.mar Simpósio sobre Conceitos, Razões e Caminhos para a Educação Inclusiva+info
17.mar Sessão de Lançamento Revista Saber & Educar #23 +info
09.mar IV Simpósio Internacional de Formação de Professores +info
Março e abrilCiclo de aulas abertas sobre Formação de Professores +info
27.fev Seminários abertos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, Práticas e aprendizagens cooperativas +info
05 a 25.fev Par(a) Acolher e Integrar Melhor, Seminários +info
11.jan Que Saberes promover junto de pessoas maiores de 55 anos? O caso da Saúde e da Doença +info
09.jan Transição entre contextos educativos +info
08.jan As possibilidades da internacionalização das práticas de trabalho social +info
05.jan Seminário Aberto “Territórios psicotrópicos, marginalidade e controle social” +info
30.nov «O menino rocha» de Maria Lucília Salazar +info
24.nov Aula Aberta: “Discapacidad, Sordera y Lectura: los Sistemas Aumentativos de Comunicación” +info
21 a 23.nov ESEPF na Semana da Ciência e da Tecnologia – C&T 2017 +info
10 e 11.nov V Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e Partilhar para o Bem Comum +info
03.nov Números na Fotografia. Aula Aberta com Alexandre Souto +info
27.out Conferência – Ciência, Arte e Sociedade Oradora Doutora Maria Strecht Almeida +info
16.out. 1.º Seminário Internacional de investigação aplicada CIPAF-ZfKJ +info
12.out. Lançamento de E-book Ensinar a Aprender a Decidir, a partir do Mantle of the Expert +info
25 set. Acolhimento aos Novos Estudantes + info
16, 17 e 18.out Eventos OBIS Conferência Internacional “The promotion of children’s and families’ well-being in the community” + info
12, 19, 26,e 28.set Seminários abertos do Mestrado em Educação Pré-Escolar +info
08.jul Simpósio Internacional – Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior +info
30 jun. e 01.jul Eventos OBIS Seminário Internacional MIC “Intervenção Social: a perspetiva dos Países Baixos II – Polarization amongst juveniles; Elderly care and social work in the Netherlands” + info
27.jun Dispositivos pedagógicos ao serviço da Relação Escola – Famílias – Comunidade +info
09 jun Eventos OBIS Ciclo de Conferências em Intervenção Comunitária “Migração, multiculturalidade e mediações socioculturais” + info
09 jun Dia Internacional dos Arquivos “Arquivos, Cidadania e Interculturalismo” + info
08 jun Lançamento de livro “Tecnologia com Sentido” + info
08 jun Eventos OBIS Seminário Internacional “Intervenção Social em questões de género” + info
29, 30, 31.mai., 01, 02.jun. Projeto ConVive + info
02 jun Festa da Criança 2017 + info
26 mai Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – como preparar os docentes para este desafio? + info
24 mai Conversas In(Formais) – Castigo ou digo que te amo? +info
20 mai Eventos OBIS Ação de Formação “Educação Intercultural” + info
19 mai Job Party +info
16 mai Dia Nacional dos Cientistas +info
03 mai Eventos OBIS Ação de Formação “Educação Intercultural na escola” + info
27 abr Eventos OBIS Conferência Internacional “Ethical engagement in social work: Head, Heart and Hands (H-H-H)” + info
20 e 27 abr. Eventos OBIS Ação de Formação “Aprender com as histórias: primeiros passos para a interculturalidade” + info
20 abr. Eventos OBIS Seminário Internacional MIC “Intervenção Social: a perspetiva dos Países Baixos – Social Pedagogy work in Netherlands; Intercultural communication” + info
04 mai Centro Comunitário de Ramalde Pobreza e Exclusões – Lançamento de livro: Mundos Plurais Olhares Singulares +info
29 mar. I Seminário Internacional de Educação Artística +info
03 mar. Seminário “Igualdade e diferença numa Escola para todos” Professor Doutor António Teodoro +info
10 fev. Aula aberta com o Dr. Luís Borges +info
07 jan. Seminário: Da Mediação Intercultural à Mediação Comunitária +info
12 dez. Lançamento do «Observatório da Intervenção Socioeducativa e os Direitos Humanos Aplicados» +info
28 e 29.nov III Simpósio Internacional de Formação de Professores “Multiplos olhares sobre a língua portuguesa” +info
25.nov Lançamento de e-book: Mathgebra, Organização e Tratamento de Dados no 2º Ciclo EB +info
24.nov 10 anos a (des) construir o acolhimento institucional – Seminário +info
22 e 27.nov Pequenos cientistas ao encontro da Ciência +info
18.nov «Arte e Intervenção Comunitária: Os case studies do National Theatre of Scotland e Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian», Seminários do Mestrado em Intervenção Comunitária +info
14 a 18.nov Semana Internacional da Educação Social «Intervenção com Crianças e Jovens em Risco» +info
14 a 25.out Seminários Abertos do Mestrado em Educação Pré-Escolar UC de Expressões Artísticas e Projetos Educativos e UC de Prática de Ensino Supervisionada em Creche
14 a 16.out Colóquio – “Educar bem é transformar o mundo…” +info
14 e 15.out I Congresso Internacional da RESMI Contextos e Desafios da Mediação Intercultural ESE de Lisboa +info
1.out VI Congresso Internacional de Educação Social – Ética e Trabalho Social nas Equipas Multiprofissionais +info
19 e 20.jul III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança +info
13.jul Apresentação do e-book “A Música no Jardim de Infância” +info
17.jun Seminário – Campanhã: o impacto do RSI nas trajetórias de vida dos seus beneficiários +info
13 e 14.jun Educação de Infância na Alemanha | Educação Global a Participação Conferências e Aulas Abertas internacionais +info
21.mai 25 anos de formação em Educação Especial Seminário Internacional +info
14.mai Projeto Investir na Capacidade +info
11 e 18.mai Ciclo de Seminários sobre Educação Artística em Contexto Contemporâneo +info
15.abr I Jornadas Pedagógicas do Mestrado do Ensino no 1º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB +info
12, 21, 26,e 28.abr Ciclo de Conferências Temáticas sobre Formação de Professores +info
7, 8 e 9.abr IV Congreso Internacional a Fenda Dixital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade +info
17.mar Viagem Geográfica por África: uma aplicação didática com as TIG +info
12, fev II Simpósio Internacional de Formação de Professores “Múltiplos Olhares sobre a Didática” +info
12 e 21 jan, 10 fev, + 18 jul Ciclo de Seminários “Vamos conversar sobre Creche”
28 e 29.nov III Simpósio Internacional de Formação de Professores “Multiplos olhares sobre a língua portuguesa” +info
25.nov Lançamento de e-book: Mathgebra, Organização e Tratamento de Dados no 2º Ciclo EB +info
24.nov 10 anos a (des) construir o acolhimento institucional – Seminário +info
22 e 27.nov Pequenos cientistas ao encontro da Ciência +info
18.nov «Arte e Intervenção Comunitária: Os case studies do National Theatre of Scotland e Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian», Seminários do Mestrado em Intervenção Comunitária +info
14 a 18.nov Semana Internacional da Educação Social «Intervenção com Crianças e Jovens em Risco» +info
14 a 25.out Seminários Abertos do Mestrado em Educação Pré-Escolar UC de Expressões Artísticas e Projetos Educativos e UC de Prática de Ensino Supervisionada em Creche
14 a 16.out Colóquio – “Educar bem é transformar o mundo…” +info
14 e 15.out I Congresso Internacional da RESMI Contextos e Desafios da Mediação Intercultural ESE de Lisboa +info
1.out VI Congresso Internacional de Educação Social – Ética e Trabalho Social nas Equipas Multiprofissionais +info
19 e 20.jul III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança +info
13.jul Apresentação do e-book “A Música no Jardim de Infância” +info
17.jun Seminário – Campanhã: o impacto do RSI nas trajetórias de vida dos seus beneficiários +info
13 e 14.jun Educação de Infância na Alemanha | Educação Global a Participação Conferências e Aulas Abertas internacionais +info
21.mai 25 anos de formação em Educação Especial Seminário Internacional +info
14.mai Projeto Investir na Capacidade +info
11 e 18.mai Ciclo de Seminários sobre Educação Artística em Contexto Contemporâneo +info
15.abr I Jornadas Pedagógicas do Mestrado do Ensino no 1º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB +info
12, 21, 26,e 28.abr Ciclo de Conferências Temáticas sobre Formação de Professores +info
7, 8 e 9.abr IV Congreso Internacional a Fenda Dixital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade +info
17.mar Viagem Geográfica por África: uma aplicação didática com as TIG +info
12, fev II Simpósio Internacional de Formação de Professores “Múltiplos Olhares sobre a Didática” +info
12 e 21 jan, 10 fev, + 18 jul Ciclo de Seminários “Vamos conversar sobre Creche”
04.dez GIS Day 6ª edição +info
II Reunião RESMI – ESEPF +info
24 a 27.nov Semana da Ciência e da Tecnologia 2015 +info
16.nov Inauguração da exposição “Anne Frank: Uma História para Hoje” +info
24.set Mapa Digital Interativo: apresentação do portal +info
15 e 18.jun Ciclo de Eventos sobre Ética Profissional: Formação de Professores e Desenvolvimento Humano +info
14.jul 1.º Encontro: Diferentes perspetivas de pensar e desenvolver projeto(s) +info
10.jul Fénix Mais Sucesso – Seminário Nacional +info
19.jun Pedagogia Social: IV.º Ciclo de Seminários Temáticos +info
15 e 18.jun Ciclo de Eventos sobre Ética Profissional: Formação de Professores e Desenvolvimento Humano +info
05.jun 1º Colóquio de Mediação: Territórios de Intervenção +info
15.mai Seminário: Mediação Intercultural e Tráfico de Seres Humanos +info
12.mai I Simpósio Internacional de Formação de Professores “Múltiplos Olhares sobre a Educação” +info
09.mai PORTUGAL investe na CAPACIDADE? +info
24.mar Seminário Pedagogia da Consideração pela Criança: partilha de experiências de um contexto de jardim de infância +info
Ler e Ser – as histórias que nos habitam +info
5.mar Seminário Internacional de Direitos Humanos, Ética da Alteridade e Justiça: diálogo e resolução de conflitos +info
27.fev IV Ciclo de Seminários Temáticos de Pedagogia Social – 2ª sessão +info
26.fev Lançamento do n.º 19 da Revista Saber & Educar – Educação e Trabalho Social +info
13.dez Seminário: “Promoção da leitura: concetualizações, práticas e reflexões” +info
21.nov Colóquio Internacional – SOFELP +info
17 a 19.nov ESEPF na “International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI2014” +info
08.nov Seminário: “Da hermenêutica da narrativa ao desenvolvimento moral” +info
17.out Seminário: “Mobilizando a entrevista com adultos e crianças: questões teóricas e práticas” +info
15.out Justiça para tod@s – a promoção da educação para a justiça e os direitos humanos das jovens gerações no séc. XXI +info
11.out II Ciclo de Seminários em Intervenção Comunitária – “As Metodologias Audiovisuais como Mediação Participativa de Pesquisa” +info
12 a 15.jul ESEPF na “Esri Education GIS Conference” +info
17.jun Dia do Departamento de Formação em Educação Básica Auditório da ESEPF +info
30.mai Ciclo de Seminários – Olhares e questionamentos da Filosofia da Educação Aprender Direitos Humanos: passado e presente – Professor Miguel Prata Gomes +info
17.mai Seminário Internacional: “Contos(em)Cantos” +info
7.abr Lançamento N.º 18 Revista Saber & Educar +info
5.abr 50 anos ESEPF: Congresso Científico Projetar o Futuro +info
4.abr Aula aberta: Investigação em Educação. Estudo de caso: Tutoria na Universidade +info
nov.13 a mar.20 Ciclo de 10 Seminários em Intervenção Comunitária +info
2013
15.nov – Support of children in school and outside school
21.nov – Modelos em conflito na estruturação de políticas sociais: para onde vamos?
28.nov – Autonomia relativa: que possibilidades?
12.dez – Metodologias de intervenção educativa: a investigação-acção como prática transgressiva
19.dez – Processos de exclusão social em Portugal de 1960-2012: uma análise crítica.
2014
16.jan – Desenvolvimento comunitário: potencialidades e constrangimentos
07.fev – Relações Escola-Família e “Processos de Construção Complexa de Identidades – O caso do Agrupamento da Junqueira, Vila do Conde
14.fev – Pedagogia e Intervenção Sociocomunitária – modelos e experiências
21.fev – Intervenção comunitária e Direitos Humanos
20.mar – Parent participation in treatment forced youth care, necessity or side issue?
18.jan Seminário Internacional em Supervisão Pedagógica +info
18.dez Exposição Histórias (Im)Possíveis, Laboratório de Escrita +info
21.nov GISday 2013 +info
12.out a 17.nov “Histórias (re)visitadas” – Exposição de Mónica Oliveira +info
31.out Seminário Internacional de Pesquisa em Rede – “Ensinar qual língua, ler qual literatura. Diversidade e interculturalidade em Países de Língua Portuguesa” +info
15.jul a 20.out Saber & Educar n.º 18 – Call 4 Papers – Alargamento de domínios de habilitação para a docência: que balanço? +info
11 e 12.out Seminário internacional – Sobredotação: Mitos e Rumos +info
setembro Violence Prevention and Resilience Promotion in Schools – Coedição internacional da ESEPF – Veja aqui sinopse do livro
Aferição da Qualidade no Ensino Superior. Exemplos de Boas Práticas – E-book com participação da ESEPF +info
6.jul ESEPF na Capital Europeia da Cultura – Cultura Capital – As Cidades 2020. Centro Cultural Vila Flor, Guimarães +info
5 e 6.jun ESEPF vence concurso ArcGis online +info
22.mai Dia do Departamento de Formação em Educação Básica 2013. +info
Conferência: María Jesús Vitón | Univ. Autónoma de Madrid – “Práticas Pedagógicas, Reflexão de Saberes e Desenvolvimento Educativo”
17.mai “Estudo de Caso” – José Carlos Morgado, U. Minho. +info
02.mai GIS Day – Discovering the world trough GIS. +info
Abril Publicação: “A Dislexia em Tese: Atas do Encontro Nacional” – Edição CIPAF +info
22.abr Seminário aberto: Luiza Cortesão: “Investigação-ação, um convite a práticas transgressivas” +info
10.abr II Encontro de Tutoria Digital na Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas. +info
Março Publicação: “Antropologia da Exclusão ou o Exílio da Condição Humana” – Porto Editora e Adalberto Dias de Carvalho +info
08.mar Sessão Aberta do Mestrado em Intervenção Comunitária. “How to learn trough self reflection to become a better social worker?” Bart Hoffman (Antuérpia, Bélgica).
Seminários MIC +info
26.fev Sessão pública de apresentação: “Revista Saber & Educar, n.º 17 – Educação em tempo de crise” – Edição CIPAF +info
21.fev Seminário com Prof.ª Marta Burguet Arfelis, Universidade de Barcelona: “Cultura del silencio, iItinerario pedagógico para pensar” +info
FevereiroPublicação: “Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: Boas Práticas” – Edição CIPAFJaneiroPublicação: “Trajetórias socioprofissionais dos diplomados em Educação Social da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti” – Edição CIPAF
14.dez – João Teixeira Lopes: “Modelos em conflito na estruturação de políticas sociais: para onde vamos?” +info
07.dez – João Teixeira Lopes: “Processos de exclusão social em Portugal de 1960-2012: uma análise crítica.” +info
30.nov – Luiza Cortesão: “Metodologias de inetrvenção educativa: a invesigação-acção como prática transgressiva.” +info
29.nov Conferência: Educação com Rumo. Luísa Tavares Moreira, ” Melhoria das aprendizagens dos alunos e diminuição do abandono e insucesso escolar: o que se está a fazer em tempo de crise?” +info
24.nov – Luiza Cortesão: “Autonomia relativa: que possibilidades?”
27.nov Estimular o potencial de alunos sobredotados – François Gagné, Universidade do Québec, Canadá; Zénita Guenther, CEDET/ASPAT, Lavras, Brasil +info
27.nov a 02.dez Workshop Free2Choose – Basics on filming –Técnicas básicas para filmagem em vídeo / Realização de filmes sobre dilemas em Direitos Humanos +info
23 e 24.nov III Concresso Ibérico – A Fenda Dixital / TIC / Escola e Desenvolvimento Local +info
10 e 11.nov Encontro Nacional – A Dislexia em Tese +info
08.nov Colóquio – Direitos Humanos e Contemporaneidade: o novo contrato social. FLUP/UP com participação ESEPF. +info
12.out Seminário Aberto: María Jesús Vitón, U. Autónoma Madrid Acción Educativa, construcción de comunidad y desarrollo humano integral Sext, +info
11/12.out1st International Conference on Graduate Employability – Follow Project +info
11.out, 18h00 Educação com Rumo – Professor Daniel Serrão, Univ. Católica Portuguesa. Tema: “Origem, Apogeu e Crise das Bioéticas” +info
27.set, 10h30 Seminário com Isabel Rios Garcia, Univ Jaime I de Castelló, Valência“Elaboración de materiales para la formación de maestros: de las aulas a la investigación educativa” +info
21.set, 17h00 III Jornadas de Intervenção Comunitária: Contrato Local de Desenvolvimento Social em Vila do Conde – Relatório Final +info
29.jun 2nd International Workshop: The Language of Internationalization of Education. “Praxis” of internationalizing school environments: proactivity to social change. +info
27 a 28.jun 4th International Training Session: Developing an organizational culture for social change: strategies for Intercultural education and internationalization. +info
26 a 28.jun Conferência P Health – U. Porto. Com a participação da ESEPF +info
26.jun a 1.jul 3rd International Meeting “Rick’s Café”. Bolu –Turquia. +info
12.jun Apresentação Estudo Voluntariado Missionário. F. Gulbenkian. +info | Jornal Público
Maio de 2012 Seminários da Pós-Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem +info
Abr e mai.12Seminários do Mestrado em Intervenção Comunitária +info
21 e 22.mai IV Reunião do Projeto STRONG +info
17.mai Conferência. Guilhermina Rego (Vereadora do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social – CM Porto): “Porto de Futuro – Um programa de educação com e para a Cidade”
14 e 15.mai Projeto E-Teacher 2.0 – Reunião final
27 a 29.abr XXVI Encontro de Educadores pela Paz. Chaves. Download do programa
26.abr Lançamento de Estudo “Voluntariado: Missão e Dádiva”. CIPAF para FEC. Lisboa. Aceda à página do estudo
23.abr Apresentação: Recursos Digitais na Educação de Alunos Surdos. CRTIC do Porto. Com a presença do Doutor Carlos Afonso. Download do programa
9.mar Lançamento de livro. As Sete Saias da Lua, por Joana Cavalcanti.
24.fev Conferência. Joaquim Azevedo (U. Católica, Porto): “Liberdade e Política Pública de Educação: ensaio sobre um novo compromisso social pela educação”
13 e 14.fev Curso. Christian Orange (U. Nantes), França: “Didática da Problematização”.
Apresentação do n.º 16 da Revista Saber & Educar. Download da brochura do curso | Veja o PPT do Conferencista
10.fev Conferência. João Casanova de Almeida: “Orientações futuras para o ensino em Portugal”.
7.fev 1º Encontro Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (Auditório ESEPF)
27.jan Apresentação pública do estudo “Voluntariado missionário: dádiva e missão”. CIPAF /FEC. Veja o PPT das Conferencistas e fotos do evento
25.jan Seminário. Isilda Monteiro (CEPESE/ESEPF): “A História Oral na Educação – Memória, Conhecimento e Identidades”.
20.jan Conferência. Francisco Vieira e Sousa. “Liberdade em Educação: estado da arte em Portugal e perspectivas futuras”. Veja o PPT do Conferencista e fotos da conferência
06.dez Seminário. João Teixeira Lopes (FLUP/U. Porto): “Retratos Sociológicos: Dispositivo Metodológico em Estudos sobre Educação. Um Elogio ao Sujeito Plural”.
Nov Estudo de caso ético da ESEPF em publicação internacional.
Seminários Integrados. 2ª edição do Mestrado em Ciências da Educação – Animação da Leitura.
5.nov I Encontro Internacional Boas Práticas em Animação da Leitura.
12.jul II Encontro sobre TIC em Contextos de Aprendizagem.
27 e 28.mai IV Sementes de Leitura.
3.dez 1º Simpósio. Problemas de Aprendizagem e de Comportamento.
Esta linha investiga a variedade e a complementaridade das múltiplas dimensões convocadas no processo formativo, estabelecendo hipóteses explicativas entre formação (nas vertentes dos conhecimentos, das finalidades, dos modelos e das práticas) e as trajetórias de desenvolvimento humano e profissional, numa perspetiva promotora de inclusão social e dignidade humana. Integrando domínios como o da Supervisão pedagógica, Currículo e áreas de conhecimento científico, Didáticas específicas e Educação inclusiva e intercultural, os projetos que a suportam pretendem gerar conhecimentos e saber formativamente pertinentes e socialmente úteis, à luz de paradigmas contemporâneos de desenvolvimento humano.
Coordenadora: Daniela Gonçalves
Projetos
O propósito desta investigação é conceber um perfil de competências transversais do profissional de educação, destacando as eventuais diferenças entre os educadores de infância e os professores do 1º ciclo e do 2º ciclo, operacionalizado em indicadores de desempenho e estruturado com base em níveis de proficiência, de forma a que se possa orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior.
Duração 1ª fase: fev. 2011–fev. 2015; 2º fase: fev. 2016–dez.2018 (38 meses);
Investigador responsável (IR) João Gouveia
Equipa de investigação Ana Gomes; Ana Luísa Ferreira; Brigite Silva; Clara Craveiro; Marta Martins
O objetivo principal deste projeto é desenvolver a indução de novas práticas supervisivas na docência, em particular do Ensino Superior, identificando mecanismos facilitadores/constrangedores à implementação de processos de regulação da atividade de ensino entre pares.
Duração fev. 2016–out. 2018 (32 meses);
Investigador responsável (IR) Daniela Gonçalves
Equipa de investigação Cristina Vieira; Isabel Cláudia Araújo; Isilda Monteiro; Margarida Quinta e Costa; Rui Ramalho; Sandra Oliveira; Vítor Ribeiro
Esta linha focalizará problemáticas que potenciem e fundamentem novas visões de uma escola virada para a ação e que prepara para o risco, proporcionando desafios ambiciosos nos domínios pedagógico, artístico, filosófico, científico, atlético e social.
Um eixo investigativo que promoverá a identificação, avaliação e monitorização de formas inovadoras de apreender a realidade e de implementar respostas criativas e criadoras em situações e contextos em mudança, decorrentes de situações incertas e/ou imprevistas.
Constituirá também um referencial investigativo o modus operandi no processo de desenvolvimento de comunidades educativas competentes, fundadoras de uma cidadania mais ativa, participada e informada. Será também enquadrável nesta problematização a aferição da aplicabilidade e da funcionalidade da intervenção educativa alicerçada nos desafios das descobertas das neurociências, potencializadoras da emergência precoce do aluno professor e qualificadoras para novos repertórios de aprendizagens.
Coordenador: Júlio Sousa
Projetos
Duração: fev. 2016–2018
Investigador responsável (IR) – Brigite Silva
Equipa de investigação – Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Júlio Sousa; Ana Aires (FEC); Isa Neves (FEC)
Duração: fev. 2016–fev. 2019
Investigador responsável (IR) – Paula Pequito
Equipa de investigação – Ivone Neves, Susana Pires
Esta linha promove projetos de investigação que estabelecem a relação entre os múltiplos fenómenos e desafios da condição humana contemporânea – tendo os direitos humanos como a sua instância crítica – e a intervenção socioeducativa [espaço desenhado entre a área do trabalho social e a área da educação] de índole técnica, relacional e ética levada a efeito para refazer a dignidade humana e os laços sociais.
Coordenadora: Gabriela Trevisan
Projetos
Pretende-se com este projeto traçar perfis de utilizadores de redes sociais seniores (+65 anos); fazer uma análise da utilização das redes sociais pelos seniores, descrevendo e sistematizando os conteúdos publicados; relacionar a utilização das redes sociais com as necessidades de socialização e de interação pelos seniores e sensibilizar a população idosa para a participação significativa e segura nas redes sociais
Duração mar. 2017–mar. 2020 (36 meses);
Investigador responsável (IR) Ana Pinheiro
Equipa de investigação Paula Medeiros
Com o título Trajetórias Socioprofissionais dos diplomados em Educação Social, a primeira fase teve como objetivos; conhecer as condições de acesso ao emprego dos diplomados em Educação Social pela ESEPF; responder às necessidades do Regime Jurídico do Ensino Superior (Lei 62/2007); identificar formas de mobilidade social e profissional dos diplomados em Educação Social pela ESEPF; conhecer as funções/categorias profissionais dos diplomados em Educação Social pela ESEPF, no mercado de trabalho;avaliar as taxas de empregabilidade do curso de Educação Social da ESEPF; conhecer os segmentos do mercado de trabalho onde se inserem os diplomados em Educação Social pela ESEPF; conhecer a função específica do educador social em contexto de trabalho, no âmbito social, recolhendo informação junto dos empregadores.
Duração 1ª fase: 2010-2013;
Equipa de investigação 1ª fase: Ana Maria Serapicos; Florbela Samagaio; Gabriela Trevisan
A 2º fase do projeto tem como finalidade construir um perfil profissional do Educador Social que seja específico no domínio do trabalho social, para isso recorrendo a uma metodologia mista de investigação aplicada junto de profissionais de Educação Social e de entidades empregadoras. Pretende conhecer as trajetórias socioprofissionais dos educadores sociais reconhecendo os vários campos da sua atuação e mapear as competências adquiridas aferindo da sua correspondência face às necessidades do mercado de trabalho
Duração 2ª fase: 2016–2018;
Investigador responsável (IR) Florbela Samagaio
Equipa de investigação Gabriela Trevisan; Ana Camões; Raquel Fernandes; Daniela Oliveira
O projeto tem como objetivo principal compreender a construção dos processos de autonomia de jovens em risco, a partir das suas próprias perspetivas e das equipas multidisciplinares, mobilizando os direitos humanos como âncora teórico-prática fundamental de análise
Duração fev. 2016–fev. 2018 (24 meses);
Investigador responsável (IR) Gabriela Trevisan
Equipa de investigação Florbela Samagaio; José Luís Gonçalves; Júlio Sousa
O projeto visa melhorar o acompanhamento das crianças e jovens em regime de acolhimento residencial e familiar, em três Estados europeus (Portugal, Bulgária e Croácia), nomeadamente através do desenvolvimento/aperfeiçoamento de mecanismos de apoio à autonomia destas crianças e jovens.Para o efeito, foram realizadas:
PROJECT NUMBER – 2019-1-ES01-KA201-065362PICELS é um projeto Erasmus + que visa promover pedagogias e práticas interculturais inclusivas para o envolvimento dos alunos tendo em vista reduzir a percentagem de abandono escolar precoce para menos de 10% até 2020. De entre os objetivos, destaca-se:1) Mapear e fornecer uma seleção de práticas eficaes de educação intercultural / inclusiva realizadas na UE para combater o abandono escolar precoce de alunos em risco de exclusão social.2) Desenvolver, testar e propor um sistema de indicadores para identificar páticas interculturais / inclusivas eficaes.3) Desenhar e implementar um programa sistemático de treinamento de professores que permita aos professores empregar e desenvolver essas práticas interculturais / inclusivas.4) Divulgar um conjunto de práticas interculturais / educacionais eficaes nas escolas de toda a Europa, bem como o sistema de indicadores para que os professores possam diagnosticar as suas próprias práticas, partilhando esses indicadores com instituições internacionais e Ministérios da Educação.
Project Number 2019-1-UK01- AK201 – 062133 This project will employ the Commision Model of Education of teaching and intends to develop innovative teaching strategies to develop entrepreneurial postures and practices in students.
Apresentação final – 23 nov. 2020
In a general context where in Europe the issue of migration and social support for migrants is the subject of considerable tension, this project aims to create a training intended primarily for social work students who will be involved in a multicultural environment after graduation. Based on the results of exploratory work conducted for a year before the launch of the initiative, the ELISSE project will rely on two basic principles of action and particularly innovative for the social training sector:
2016-1-UK01-KA201-024591
This project will employ the Mantle of the Expert system of teaching and intends to develop innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners and facilitate integration in schools.
Parceiros MAT (UK); Woodrow First School (UK); Turves Green Boys School (UK); Pagev Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Turkey); Staatliches Schulamt in der Stadt Augsburg (Germany); ESEPF (Portugal)
Duração out. 2016–out. 2018 (24 meses);
Investigador responsável na ESEPF Isabel Cláudia Nogueira
Equipa de Investigação Daniela Gonçalves, Margarida Quinta e Costa, Isilda Monteiro
2014-1-IT02-KA201-00409
The general objective of the project is to contribute to an improved quality of ECEC in Europe through an increased acknowledgement of families and carers as a key component of the system.
Parceiros Sweden Emilia Romagna Network (Italy) (coord.); Liepaja University (Lithuania); University of Crete (Greece); The Municipality of Linköping (Sweden); Colégio do Sardão (Portugal); ESEPF (Portugal); Pedagoski Institut (Slovenia); Vrtec Otona Zupancica Slovenska Bistrica (Slovenia); Comune di Forli (Italy); VBJK (Centre for Innovation in the Early Years) (Belgium); Elmer (Belgium)
Duração 2015-2017 (36 meses);
Investigador responsável no CIPAF Miguel Prata Gomes
Equipa de Investigação Brigite Silva, Ivone Neves
The use of information and communications technology (hereinafter ICT) in adult education is a positive development which is confirmed over time. This evolution involves changes and pedagogical adaptations, but also in terms of needed skills and training of trainers. ICT are part of the indispensable tools of everyday life in general and our teaching practices in particular. We use them more and more in our professional and personal lives. The project’s main objective is to enable trainers in the non-profit sector to be supported in their interventions and to enhance their practices and skills through targeted training including both technical ICT skills, pedagogical and transversal skills.
Parceiros CIEP; LABSET; ISQ; ESEPF; EUROFORM; Valuetech; Soros Educational Foundation; Sapientia Hungarian University of Transylvania;
Duração set.2015–fev.2017 (18 meses);
Equipa de Investigação Florbela Samagaio; Gabriela Trevisan; Rui Ramalho
Projeto de promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito. Desenrola-se através de ações de sensibilização, divulgação, workshops e jogos de simulação de um caso em tribunal, dirigidas a jovens, entre os 12 e os 25 anos. Procura-se dar particular atenção a grupos desfavorecidos, grupos de risco e grupos sujeitos a discriminação (designadamente jovens com medidas tutelares educativas, imigrantes, etnias minoritárias, reclusos, ex-reclusos, jovens em risco).
Parceiros ESEPF; Centro de Estudos judiciários; Abreu Advogados; Direção geral dos Serviços Prisionais; Universidade do Minho; APAV; Forum Estudante
Duração 1ª ed.: out.–nov. 2015; 2º ed.: out. 2016–abr. 2017
Investigador Responsável (IR) 1ª ed.: Daniela Gonçalves
Equipa 1ª ed.: José Luís Gonçalves; Florbela Samagaio
2ª ed.: Florbela Samagaio; Gabriela Trevisan; Miguel Prata
Website
Este projeto tem como principais objetivos promover a inclusão social de jovens da freguesia da Sé e zonas adjacentes, apoiando-os na construção do seu percurso escolar ou profissional e desenvolver as suas competências pessoais e sociais, valorizando a sua origem e identidade. Tem como principais destinatários jovens entre os 11 e os 24 anos residentes na zona histórica
Parceiros Movimento SOS Racismo; CREFA – Centro Regional de Formação de Animadores; União de Freguesias de Cedofeita, S.to Ildefonso, Sé, Miragaia, Vitória e S. Nicolau; Comissão de Proteção Crianças e Jovens – Porto Central; Círculo Católico de Operários do Porto; ESEPF; Federação Distrital de Associações Juvenis do Porto; Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano – Porto; Instituto Português do Desporto e Juventude; Rede Inducar e Associação de Apoio à Infância Bispo D. António
Duração 1ª ed.: 2013-2015; 2ª ed.: 2016-2018
Investigador Responsável (IR) Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio
Website
Este projeto tem em vista a dinamização da Componente de Apoio à Família, nos espaços de Jardins de Infância da cidade do Porto, promovendo a qualidade da Educação Pré-Escolar pela melhoria da gestão prática das rotinas diárias das crianças. Congratulamo-nos com a presença de muitas profissionais dos Jardins de Infância implicadas neste projeto, certos de que isso constitui um indicativo do interesse pedagógico colocado no desenvolvimento das atividades previstas para a sua concretização. As expectativas são muitas e o entusiasmo de toda a equipa é uma evidência pelo trabalho que se vem desenvolvendo.
Parceiro Câmara Municipal do Porto
Equipa 1ª ed.: Ana Maria Serapicos, Paula Pequito
2ª ed.: Ivone Neves, Paula Pequito
Acompanhe o Projeto
Os objetivos do Consórcio são: enfrentar a mais alta taxa de desemprego juvenil (16/35 anos) nos últimos 30 anos, com uma abordagem pragmática e positiva que, para lá da crise, gere um horizonte de esperança; apostar na valorização de competências transversais para uma maior empregabilidade, nomeadamente identificando a lacunas existentes na perspetiva do mercado de trabalho e dos recém-diplomados; identificar novas profissões e novos mercados de trabalho que ofereçam oportunidades na próxima década; desenvolver uma lógica cooperativa e complementar entre membros do consórcio, mobilizando recursos próprios disponíveis e correspondendo aos interesses e prioridades dos seus membros, no que se refere ao reforço da sua oferta formativa.
Parceiros CEPCEP- Universidade Católica de Lisboa; ESEPF; IADE – Lisboa; Instituto Politécnico de Beja; Instituto Politécnico de Bragança; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico Porto; Instituto Politécnico de Tomar; Universidade do Algarve; Universidade de Coimbra; Universidade do Minho; Universidade Portucalense; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Setúbal; Forum Estudante; Universidade de Aveiro; GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial; IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P; Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP; Informa D&B; Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Universidade do Minho – CICS; SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações; Universidade de Évora; Universidade do Porto; Universidade Trás-os-Montes e Alto-Douro
Duração 1ª ed.: 2013–2014; 2ª ed.: 2015–2016; 3ª ed.: 2016–2017; 4ª ed.: 2017–2018
Equipa Paula Pequito; Gabriela Trevisan
Website
Os alunos com capacidades excecionais têm de ser orientados e estimulados para desenvolverem maximamente os seus potenciais. Mas, em geral, as escolas não sabem como identificar, como planear e efetivar a diferenciação, as atitudes adequadas a assumir, como manter o gosto da criança na aprendizagem e a capacidade de se relacionar e interagir. Este projeto encontra-se implementado em diversos Agrupamentos de Escolas, tendo como parceiros privilegiados as Câmaras Municipais.
Investigador responsável (IR): Helena Serra Fernandes
Equipa de projeto: Ana Márcia Fernandes
Acompanhe o Projeto
O Projeto Promoção para o Sucesso visa apoiar os Agrupamentos/Escolas com vista a um melhor envolvimento educativo de alunos que apresentem baixos desempenhos em Leitura, Escrita e Matemática, com comprometimento das aprendizagens escolares em geral. Partindo do conhecimento científico atual no domínio das Dificuldades Específicas de Aprendizagem (DEA), pressupondo que na génese das mesmas existem disfunções neurológicas, o Projeto: i) disponibiliza formação para professores e outros técnicos; ii) prepara para a avaliação compreensiva dos alunos; iii) e dá a conhecer as estratégias específicas, a serem usadas o mais precocemente possível, na intervenção com crianças e adolescentes com tais perturbações; iv) na fase das ações concretas que o Agrupamento/Escola passa a desenvolver, apoia o desenvolvimento das mesmas e promove a análise e reflexão sobre o processo e seus resultados.
Investigador responsável (IR): Helena Serra Fernandes
Equipa de projeto: Ana Márcia Fernandes
A PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados é uma plataforma de organizações da sociedade civil portuguesa, para apoio aos refugiados, na presente crise humanitária
Duração 1ª ed.: out. 2015 – out. 2016; 2ª ed.: out. 2016 – out. 2017; 3ª ed.: out.2017–out.2018
Equipa 1ª ed.: José Luís Gonçalves; Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio; Rui Ramalho; Paulo Machado
2ª ed.: Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio; Miguel Prata; José Luís Gonçalves
Website
O projeto pretende compreender os processos de construção de autonomia de jovens em risco, a partir dos apartamentos de autonomia onde se inserem e onde se trabalham diferentes dimensões consideradas essenciais à saída das medidas de proteção. Para esse efeito, diferentes instituições socioeducativas desenham projetos de vida com os jovens, articulando essas dimensões a partir de modelos de intervenção específicos que pretendem garantir que, à saída do sistema de proteção, os jovens sejam capazes de viver de modo autónomo a partir de um projeto coerente. Assim, torna-se fundamental compreender o modo como esses processos se organizam, as suas insuficiências e potencialidades e os modos como os jovens participam na definição do seu próprio projeto de vida. Partindo da análise das respostas existentes e dos modelos preconizados, o projeto aprofundará os modos de construção dessas respostas, contribuindo para a construção de modelos respeitadores dos direitos dos jovens.
Parceiros ESEPF; ASAS de Santo Tirso; CLDS+ Póvoa de Varzim
Duração 1ª ed.: 2015–2018; 2ª ed.: 2018–2019;
Equipa Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio; José Luís Gonçalves
Investigadores colaboradores Carlos Peixoto; Inês Carvalho; Igor Magalhães
Investigador de iniciação Celeste Ferreira
Assessoria e diagnóstico da relação escola-família, visando a promoção de atividades de mediação entre pais, família, comunidade e escola, numa perspetiva comunitária.
Parceiros ESEPF; Agrupamento de Escolas do VISO
Duração 2016-2017;
Equipa Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio; Luísa Rodrigues
As ações a desenvolver pelos CLDS+ integram os seguintes eixos de intervenção: a) Eixo 1: Emprego, formação e qualificação; b) Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; c) Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições. Cada eixo de intervenção é concretizado através de ações obrigatórias, em função da caracterização do território a abranger pelos CLDS+, podendo ser excluídas ações integradas em algum(ns) eixo(s), desde que sejam abrangidas por outros programas que desenvolvam ações idênticas ou se destinem ao mesmo público alvo.
Duração 2014-2017
Equipa Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio; José Luís Gonçalves
Conceção e implementação de uma ferramenta tecnológica a alojar na web, designada “mapa digital interativo” (MDI), baseada nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) com um conjunto de vantagens para o município, tais como: – permitir manter um diagnóstico social atualizado e acessível aos agentes pessoais e institucionais no território, – favorecer mecanismos de cooperação sistemática entre instituições, otimizando a gestão de recursos na intervenção social e – fundamentar tomadas de decisão política de natureza social, de forma objetiva e sustentável, permitindo, desta forma, concretizar prospetivamente as políticas de coesão social delineadas na União Europeia para o período de 2014-2020.
Parceiros ESEPF; ESRI
Duração 2017-2018
Equipa Vitor Ribeiro; José Luís Gonçalves; Florbela Samagaio; Gabriela Trevisan
Parceiro Câmara Municipal do Porto
Duração 2ª ed. 2014-2016
Equipa 1ª ed. Isabel Cunha, Carlos Afonso, Paula Medeiros, Ivone Neves
2ª ed. Carlos Afonso, Paula Medeiros, Ivone Neves
Parceiro Câmara Municipal do Porto
Duração 2013-2014
Equipa Isabel Cunha, Joana Cavalcanti
Cartaz
Desenvolvido pela ESEPF e pela ESRI Portugal para o Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, este geoportal constitui uma ferramenta de apoio ao diagnóstico, planeamento, monitorização e avaliação da intervenção social num determinado território. Facilita o processo de gestão municipal da área social para a tornar mais sustentável e eficiente com a participação das instituições que compõem a Rede Social.
Parceiros ESEPF; Cruz Vermelha; Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; ESRI
Duração 2013-2014
Investigador Responsável (IR) Vítor Ribeiro
Equipa José Luís Gonçalves; Florbela Samagaio; Gabriela Trevisan
Resultante do acompanhamento e monitorização do Projeto Fénix, o foco da investigação visou responder à seguinte pergunta: o que é que faz com que alunos com “baixo rendimento escolar” a Português e a Matemática, nos 2º e 3º ciclos do ensino básico, melhorem os seus conhecimentos e recuperem? O objetivo da investigação centrou-se na identificação dos fatores / marcadores explicativos do sucesso escolar, com a ênfase no sucesso dos alunos com baixo rendimento escolar (dificuldades de aprendizagem). As Escolas que participaram na investigação foram selecionadas segundo critérios geográficos (âmbito nacional: Escolas: 2 Norte, 1 Centro, 2 Lisboa, 2 Alentejo, 1 Algarve) e que tivessem tempos diferentes de implementação de Projeto Fénix (1 Escola = 6 anos | 3 Escolas = 5 anos | 3 Escolas = 2 anos | 1 Escola = 1 ano). Foram entrevistados 31 Professores (Matemática/Português) das Turmas Fénix e/ou Ninho com idades compreendidas entre 35 e 57 anos e com
Parceiros Centre for Studies in Human Development (CEDH), Universidade Católica Portuguesa, Porto.
Duração 2012-2014
Investigador Responsável (IR) Daniela Gonçalves
Assente na participação em Comunidades de Práticas, enquanto processo de (re)construção gradual de conhecimento, de transformação das práticas e dos contextos, de emancipação profissional e de inovação pedagógica, este projeto centrou-se, no âmbito da formação de professores, na análise do desenvolvimento profissional e pessoal destes profissionais com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica, suportado pela tutoria digital.
Parceiros: Universidade Autónoma de Madrid; Universidade de Vigo; ESEPF
Duração: 2011–2015
Investigador responsável (IR): Daniela Gonçalves
Equipa de investigação: Maria Cristina Vieira; Sandra Mónica de Oliveira; Isabel Cláudia Araújo Nogueira; Margaria Quinta e Costa; Rui Ramalho
Duração: 2012-2014
Investigador responsável (IR): Joana Cavalcanti
Equipa de investigação: Ana Cristina Pinheiro; Irene Cortesão; Paula Medeiros; Mercedes Blanchard (Universidad Autónoma de Madrid) ; Maria Dolores Muzás (Universidad Autónoma de Madrid); Sara Ribeiro (investigadora externa convidada)
O envelhecimento da população desafia todos a encontrar soluções que permitam aumentar o tempo e a qualidade de vida no seu ambiente preferido. Assim, entre 2011 e 2014, a ESEPF integra um consórcio de 32 entidades nacionais que pretende desenvolver um ecossistema de produtos e serviços para Ambientes de Vida Assistida (sigla AAL) associado a um modelo de negócio e validado através de um piloto de grande escala.
Parceiros: Microsoft; Universidade do Minho; Consultores Associados de Organização e Informática, L.da; Fraunhofen Portugal; ISCTE, Centro de Computação Gráfica; CITEVE; Retmarker; Exatronic; INOV, INOVA, IPN; ISA; Universidade da Beira Interior; Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL; PIUX, PT Inovação; FEUP; Processnet; NOS; Comfort Keepers, CENTI; Universidade de Aveiro; ESEPF; Be Artis; Glintt for Healthcare; AMI-Casa de Guimarães
Duração: 2010-2013
Equipa: Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio; David Cunha (Investigador Júnior contratado)
Website
A Fundação Evangelização e Cooperação (FEC) quer contribuir para o Ano Europeu do Voluntariado com um estudo que responda à seguinte questão: “Qual foi o impacto da ação do voluntariado missionário nos voluntários e nas comunidades locais, ao longo dos últimos 20 anos?” O estudo ficou a cargo do CIPAF.
Parceiro: Fundação Evangelização e Cooperação (FEC)
Duração: out. 2010–out. 2011
Investigador responsável (IR): Adalberto Dias de Carvalho
Equipa de investigação: Ana Paula Gomes; José Luís Gonçalves Florbela Samagaio; Margarida Pechincha; Gastão Veloso (investigador visitante)
Acompanhe este projeto
Supervisão e avaliação científico-pedagógica da implementação de Manual Digital Colaboração CIPAF e LUSOINFO Multimédia para a formação e implementação de um manual digital para uso didático nas escolas.
Parceiros: Universidade do Minho
Duração: 2009-2011
Investigador Responsável (IR): Daniela Gonçalves
Equipa: Rui Ramalho
Este projeto teve como objetivo a divulgação e a promoção da Convenção dos Direitos da Criança (ONU, 1998), junto de professores e crianças. Pode consultar os resultados na Revista Saber & Educar 15.
Parceiros Externato Jardim Flori; Externato Maria Droste; Externato de Santa Margarida; Colégio Novo da Maia; Colégio Luso-Francês; Centro Bem-Estar Infantil e Juvenil Coração de Jesus; Escola EB1 de Gualtar – Braga; Agrupamento Dr. Francisco Sanches – EB1 da Alegria, EB1 S. Victor; Colégio Alemão
Duração 2010-2013 (3 anos)
Equipa Joana Cavalcanti, Daniela Gonçalves, Gabriela Trevisan, José Luís Gonçalves, Maria Cristina Vieira Silva
Este projeto visou promover e regular a intervenção de diversos atores junto de famílias vulneráveis e/ou em risco de exclusão social no território do município e abrangidas pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila do Conde, nomeadamente as famílias com crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas da Junqueira. . O diagnóstico preliminar realizado e o conjunto de documentos cedidos e referenciados pelo CLDS de Vila do Conde, nomeadamente, o Plano de Desenvolvimento Social da Rede Social de Vila do Conde, o Diagnóstico de Freguesias do CLDS e o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas da Junqueira, apontaram para a necessidade de intervenção especialmente junto das famílias ausentes da escola. O âmbito de intervenção passou por qualificar a relação Escola-Família (e, a um nível mais global, Escola-Família-Comunidade) com vista a potenciar o sucesso destas famílias, trabalhando as competências do agregado em diferentes níveis/áreas de intervenção. Como fases desta intervenção, destacam-se: o aprofundamento dos dados do diagnóstico, em particular, do Agrupamento de Escolas e das Famílias; a seleção das famílias sujeitos de intervenção, com base em instrumentos de observação/categorização realizados pela ESEPF e pelo CLDS; a definição e seleção de áreas de intervenção prioritárias, objetivos e indicadores de avaliação; a estruturação do conjunto de ações de acompanhamento e avaliação da ESEPF em relação ao Agrupamento de Escolas e ao trabalho com as Famílias; a calendarização dos diferentes momentos da intervenção
Parceiros: ESEPF; CLDS – Agrupamento de Escolas da Junqueira – AEJ; Comissão Social Interfreguesias Norte do Ave – CSIFNA
Duração: 2009-2012
Equipa: Adalberto Dias de Carvalho; Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio; José Luís Gonçalves; Ivone Neves; Cátia Brás
O projeto visa melhorar o acompanhamento das crianças e jovens em regime de acolhimento residencial e familiar, em três Estados europeus (Portugal, Bulgária e Croácia), nomeadamente através do desenvolvimento/aperfeiçoamento de mecanismos de apoio à autonomia destas crianças e jovens.
Para o efeito, estão previstas:
(i) ações de formação e capacitação de profissionais,
(ii) constituição de grupos nacionais de discussão, compostos por diversos atores-chave, para a implementação de mecanismos de apoio aos processos de autonomia de crianças e jovens;
(iii) a criação de serviços de apoio a jovens “pós-institucionalizados”.
Financiamento: Comissão Europeia, linha de financiamento Rights, Equality and Citizenship, subordinada ao tópico “Capacity-building in the area of rights of the child”
Duração 2018-2020 (24 meses)
Equipa Gabriela Trevisan; Florbela SamagaioFinanciamento: Comissão Europeia, linha de financiamento Rights, Equality and Citizenship, subordinada ao tópico “Capacity-building in the area of rights of the child”
Duração 2018-2020 (24 meses)
Equipa Gabriela Trevisan; Florbela Samagaio
https://www.fecongd.org/project/othukumana-juntos-ii/
Este projeto tem como objetivos contribuir para o melhoramento da qualidade e do acesso à educação pré-escolar na província do Niassa: reforçar as competências pedagógicas de educação pré-escolar de agentes educativos, ministérios e estudantes; promover e facilitar as condições para o desenvolvimento integral de 1500 crianças em Lichinga e Cuamba; reforçar competências de Gestão e Administração Escolar de comissões de gestão, agentes educativos, quadros do Ministério e membros da Diocese para gerir e administrar as Escolas Comunitárias e os Jardins de Infância do Niassa; reforçar e aumentar as competências de gestão e coordenação da Comissão Diocesana de Educação; valorizar a Educação de Infância em Moçambique.
Parceiros: Diocese de Lichinga (Moçambique); FEC – Fundação Fé e Cooperação (Portugal); Kindermissionswerk (Alemanha); Leigos para o Desenvolvimento (Portugal); Misereor (Alemanha)
Duração: set. 2017 – ago. 2020 (36 meses)
Investigador Responsável (IR): Brigite Carvalho da Silva
Equipa: Clara Craveiro e Paula Medeiros
https://www.fecongd.org/project/tchovar/
O projeto pretende melhorar a acessibilidade de todas as crianças a educação pré-escolar de qualidade, garantindo que os agentes educativos têm formação e ferramentas de trabalho adequadas. Para além disso, o projeto procura também garantir que a comunidade reconhece as crianças como agentes proativos do seu percurso de aprendizagem e desenvolvimento integral.
Parceiros: Diocese de Lichinga (Moçambique); FEC – Fundação Fé e Cooperação (Portugal); Kindermissionswerk (Alemanha); Leigos para o Desenvolvimento (Portugal); Misereor (Alemanha)
Duração: dez. 2018 – jul. 2021
Investigador Responsável (IR): Ana Pinheiro
Equipa: Brigite Silva, Clara Craveiro, Paula Medeiros
The objectives of the network are : the setting up of a network of players in school education and management who endeavour to work towards the the internationalization of school spaces; the setting up a technological infrastructure that will be the platform for be a web based space for online video broadcasting, joint publishing and an interactive space that will facilitate peer review and joint publishing by peers as well as a library for the research activities and discussion forums of the network; the setting up of a future oriented pool of experts who will, with the involvement of the rest of the network develop and test the Readiness for Intercultural Change Model for schools; the generation of research outputs, position papers and reflection papers that are the output of network wide forums and research activities as well as policy papers on the internationalization of education
Parceiros CECE (Spain); OAFMalta (Malta); CSI (Italy); Orizzonte (Italy);
CEIPES (Italy); FIVE e.V. (Germany); Colégio do Sardão (Portugal); UoWM (Greece); ESEPF (Portugal); IEducofAthens (Greece); IL-MEM (Turkey); YIEMEM (Turkey); BOLU-MEM (Turkey), UL (Poland); WULS-SGGW (Poland)
Duração dez.2010–nov.2013 (36 meses)
Investigador Responsável (IR) Miguel Prata Gomes
Equipa Paula Medeiros; Mário Cruz; Cristina Martins
134367-2007-ES- COMENIUS-CNW
The INTER Network purpose it was to improve quality of education and contribute to innovation in schools by assisting them in the adoption / implementation of an intercultural approach, fostering the reflection on cultural diversity and providing a scenario in which to cooperate, exchange and elaborate practical tools for initial and in-service teacher training. Teachers can make a difference in schools by transforming their own practices and ideas about education and cultural diversity.
Parceiros Universidad Nacional de Educación a Distancia de España (UNED) (Spain); Universidad Complutense de Madrid (UCM) (Spain); Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) (Spain); Ministerio de Educación. Centro de Investigación y Documentación Educativa (CIDE) (Spain); Colegio de Educación Infantil Rosa Chacel (Spain); Colegio Público Miguel de Cervantes (Spain); Fundación Hogar del Empleado (Spain); Centro di Studi Interculturali – Departamento di Scienze dell’Educazione- Universita degli Studi de Verona (Itlaly); Associazione Formazione e Ricerca Internazionale- AFORII (Itlaly); Istituto Comprensivo 17 Montorio (Itlaly); Latvijas Universitate (Latvia); Malti Media House (Malta); Université de la Reunion – Faculté des lettres el des Sciences Humaines- ORACLE (France); International Association for Intercultural Education (Netherlands); Navreme Knowledge Development (Austria); ECORYS Polska Spólka (Poland); Universidade do Porto (Portugal); ESEPF (Portugal); Education Research Institute; Nottingham Trent University (UK); Colégio do Sardão (Portugal); Universitetet i Oslo (Norway); Spikkestad School (Norway)
Duração dez.2007–dez.2010 (36 meses)
Investigador Responsável (IR) Miguel Prata Gomes
Equipa Carlos Afonso; Joana Cavalcanti; Mário Cruz; Paula Medeiros
Website
510345-LLP-1-201 0-1-ES-COMENIUS-CNW
This project aimed to develop, implement and evaluate resource-oriented strategies for violence prevention in cooperation with schools in 5 European countries
Parceiros Centre for Research on Childhood and Adolescence, Protestant University of Applied Sciences, Freiburg (Germany); FALOCHRON –Foundation for Safety and Cooperation at School, Krakow (Poland); School of Social Sciences, University of Halmstad, Halmstad (Sweden); Regional Institute of Social Work in Britanny (France); JEUDEVI – Intelligent Youth Development, Rennes (France); ESEPF (Portugal)
Duração fev.2011–fev.2013 (24 meses)
Investigador Responsável (IR) Miguel Prata Gomes
Equipa Paula Medeiros; Paulo Silva; Vanda Gonçalves
Website
Melhorar a qualidade e a inovação em educação, desenvolvendo, com professores, competências pedagógicas em TIC; Apoiar professores na implementação de novas metodologias pedagógicas assentes em TIC, integrando a Web 2.0 no ensino/aprendizagem; Certificar/acreditar o “E-teacher 2.0” nos sistemas educativos dos países da rede de parceiros.
Parceiros Vocational College Hansenberg (Dinamarca); Metropolitan University College (Dinamarca); Mugla University (Turquia); UNI-C – The Danish Centre for Education and Research (Dinamarca); NITH – Norwegian School of Information Technology (Noruega); Fontys Hogescholen/University of Professional Education (Holanda); ESHA European SchoolHeads Association; ESE de Paula Frassinetti.
Duração set.2010–set.2012 (24 meses)
Equipa João Gouveia; Rui Ramalho
Projeto concebido para ajudar os líderes das escolas a desenharem e implementarem sistemas de gestão do conhecimento para as TIC e as integrarem como uma ferramenta para o fortalecimento do desenvolvimento organizacional.
Rede europeia com o objetivo de promover a cooperação e a inovação na educação/ensino das ciências a um nível secundário. A nível europeu há importantes desafios e necessidades direcionada a públicos-alvo concretos relacionados com a educação/ensino das ciências, formação e sistemas de assessoria que irão ser desenvolvidos desde uma perspetiva cooperativa.
Duração: 2009 a 2012.
Ensino crítico dos Direitos Humanos. Reflexão crítica e consciencialização da necessidade de defesa dos Direitos Humanos pelos jovens.
Duração: início – 2010
Investigador responsável (IR): Miguel Prata Gomes
Website
Reforço das capacidades da rede diocesana católica de ensino pré-escolar, Lichinga-Niassa, Moçambique. Intervenção direta com 32 Monitores/Professores, 350 Crianças, 330 Encarregados de Educação, 120 elementos das comissões de gestão e 32 responsáveis pelos jardins-de-infância. A ESEPF realiza a adequação pedagógica e a validação científica dos manuais e das ferramentas criadas, além de ser entidade formadora e supervisora dos monitores e dos supervisores em Lichinga.
Parceiros ESEPF; Rede Diocesana Católica de Ensino Pré-escolar, Lichinga-Niassa, Moçambique
Duração fev. 2015 – fev. 2017
Investigador Responsável (IR) Brigite Carvalho da Silva
Equipa Clara Craveiro
Ana Cristina Dias Pinheiro
Ana Luísa de Oliveira Ferreira
Ana Márcia Vaz Serra Fernandes
Ana Maria Paula Marques Gomes
Brigite Carvalho da Silva
Carlos Manuel Peixoto Afonso Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
Gabriela de Pina Trevisan
Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes
Irene Zuzarte Cortesão Melo da Costa
Isilda Maria dos Santos Braga da Costa Monteiro
Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
Joana D’Arc de Mendonça Cavalcanti
João Carlos de Gouveia Faria Lopes
José Luís de Almeida Gonçalves
Júlio Emílio Pereira de Sousa
Lígia Carla da Silva Mendes
Luís Miguel Prata Alves Gomes
Margarida Maria Martins Quinta e Costa
Margarida Maria da Mota Ferreira Machado
Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro
Maria Cristina Vieira da Silva
Maria Ivone Couto Monforte das Neves
Maria Marta Duarte Martins
Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes
Maria dos Reis Gomes
Mariely Gestosa Lima
Paula Cristina Pacheco Medeiros
Paula Maria da Silveira Monteiro
Roberto Manuel Enrique Merino Mercado
Rui João Teles da Silva Ramalho
Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira Pacheco
Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro
Walter Ramos Almeida