Ações de Responsabilidade Social

Reunião à distância – participação de Helena Serra, para orientação de Equipa docente de Escola.

Descrição da ação: Reunião com a Direção, docente titular, psicóloga, outros docentes do Conselho Pedagógico do estabelecimento que o aluno (com Sobredotação) frequenta e que desejam ser orientados para sua melhor educação. Responsável(is): O Diretor da respetiva Escola (em Famalicão).

Entrevista dada por Helena Serra, sobre DISLEXIA, em direto, no Noticiário das 8.30 h, da TV NOW, em 13.10.24.

Descrição da ação: Entrevista que versou sobre aspetos práticos funcionais referentes à temática, para celebração do Dia Mundial da Dislexia. Responsável(is): Direção da TV NOW – noticiário.

Ação de Curta Duração sobre DISLEXIA da responsabilidade de Helena Serra, na Escola Secundária de Ourém.

Descrição da ação: A ACD foi promovida pelo Centro de Formação TEMPLÁRIOS – Tomar. Destinou-se a docentes, técnicos, famílias, estudantes. Teve com intuito a celebração do Mês da DISLEXIA. Foi seguida da Apresentação do Livro de uma ex-aluna daquela escola, disléxica – Dr.ª Sara Rafaela,…

Conferência dada por Helena Serra, sobre DISLEXIA – comemoração do DIA MUNDIAL DA DISLEXIA.

Descrição da ação: A convite da Biblioteca Florbela Espanca, da Câmara Municipal de Matosinhos, dirigida a docentes, técnicos, famílias, estudantes inscritos nesta formação. Responsável(is): Diretora da Biblioteca Florbela Espanca – CM de Matosinhos.

FOLIO – Festival Internacional de Óbidos – A INQUIETAÇÃO DA LEITURA PARA TODOS / Conferência

Descrição da ação: Conferência, por Helena Serra, sobre A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA DISLEXIA – proferida no âmbito do FOLIO, em 17.10.24, das 10.30 às 11.30 h Responsável(is): Câmara Municipal de Óbidos – FOLIO EDUCA

Abordagem às Dificuldades de Leitura e Escrita – X Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara

Descrição da ação: Workshop com a duração de 190 minutos, com 40 docentes do AELC, no Auditório da Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, Sintra, no âmbito do Protocolo de Cooperação assinado entre a ESEPF e o AE. Responsável(is): Elsa Henriques, Coordenadora…

Ano Letivo 2022/23 – Projetos de metodologia ApS no âmbito da Unidade Curricular “Integração Curricular e Educação Inclusiva”

Nesta UC procura-se preparar os estudantes para a intervenção educativa numa perspetiva construtiva e inclusiva. Os estudantes elegem os seus projetos ou programas institucionais de serviço solidário e protagonizam-nos ativamente. Estes são articulados intencionalmente com os conteúdos de aprendizagem curricular, que podem ser desenvolvidos em…

HORA DA VERDADE: “TENHO DISLEXIA”

Espaço de encontros, partilhas, acolhimento e compreensão, que decorreu em Sessões de “conversa formativa”, entre os elementos inscritos nesta Iniciativa. Responsável(is): 2. Dia 10/04/2024 | 21:00 – Mediadora: Helena Serra 3. Dia 10/05/2024 | 21:00 – Mediadora: Sara Rafaela 4. Dia 8/06/2024 | 11:00 –…

Encontro Nacional PIC-PROJETO INVESTIR NA CAPACIDADE

A 08.06.2024 aconteceu na cidade de Gaia/Porto, o Encontro Nacional do PIC-PROJETO INVESTIR NA CAPACIDADE. Vindos das respetivas localidades – Leiria, Nelas, Porto, Maia – as Equipas de Coordenação e Ação, juntamente com os alunos inscritos nos PIC e suas famílias, viveram uma esplêndida jornada…

Reunião à distância com docentes especializados do AE Leal da Câmara – Núcleo dinamizador das respostas em Dislexia.

Este AE pretende implementar uma UAD – UNIDADE DE APOIO À DISLEXIA. Foram efetuadas reuniões de preparação (presencial, com deslocação a Sintra da docente Helena Serra) e de acompanhamento (à distância) com os docentes implicados nesta Resposta a ser promovida. São abordadas questões científico-pedagógicas e…

Conferência proferida sobre o tema da DISLEXIA, enquanto Necessidade Educativa

Associada ao Projeto PPS-Promoção para o Sucesso, a Convite do Centro de Estudos “Caçadores de Sonhos” e da Câmara Municipal de Ponte de Lima, foi abordado o tema da DISLEXIA, enquanto Necessidade Educativa, apresentada por 10% dos alunos de uma qualquer Escola. Responsável(is): Doutora Helena…

Reunião Formativa com Pais (de alunos com Sobredotação que frequentam o PIC em Leiria)

A Convite da Coordenadora do PIC-Leiria (Resposta Diferenciada para corresponder às Necessidades Educativas das crianças com Altas Capacidades, levada a efeito durante todo o ano, com atividades aos sábados, pela CM de Leiria) foi promovida uma sessão formativa para Pais e EE, dos alunos que…

Comunicação no 6.º Encontro sobre “INCLUSÃO em Contexto Escolar”

No âmbito do Projeto Investir na Capacidade, a convite da Câmara Municipal de Leiria, foi efetuada uma comunicação no auditório da ESECS do IP de Leiria sobre a temática “Sobredotação” enquanto Necessidade Educativa a ser atendida através de uma educação de qualidade, nos contextos escolares….

Projeto Investir na Capacidade – Início de atividade do PIC – Nelas

Reunião com Pais, Docentes dinamizadores das Atividades, Direção do AE, ex-alunos do PIC, APCS-DEEP para celebração do recomeço das Atividades de Grupo. Responsável(is) Maria de Fátima Almeida e Helena Serra

Projetos de Metodologia ApS no âmbito da UC de “Educação Especial e Intervenção Socioeducativa”

Nesta UC procura-se preparar os estudantes para a intervenção educativa numa perspetiva construtiva e inclusiva. Os estudantes elegem os seus projetos ou programas institucionais de serviço solidário e protagonizam-nos ativamente. Estes são articulados intencionalmente com os conteúdos de aprendizagem curricular, que podem ser desenvolvidos em…

Projetos de metodologia ApS no âmbito da Unidade Curricular “Integração Curricular e Educação Inclusiva”

Descrição da ação Nesta UC procura-se preparar os estudantes para a intervenção educativa numa perspetiva construtiva e inclusiva. Os estudantes elegem os seus projetos ou programas institucionais de serviço solidário e protagonizam-nos ativamente. Estes são articulados intencionalmente com os conteúdos de aprendizagem curricular, que podem…

Projeto “Investir na Capacidade” | PIC

Descrição da ação Este projeto, desenvolvido a nível nacional em Escolas/Agrupamentos, consiste na intervenção direta com crianças/jovens com altas capacidades/sobredotação através da dinamização de uma série de atividades de enriquecimento que, em geral, acontecem em um dia da semana. As atividades são dinamizadas por docentes,…

Projeto “Promoção para o Sucesso” | PPS

Descrição da ação Este projeto é direcionado para alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica-PAE (Dislexia, Disortografia, Discalculia) com vista a promover o desenvolvimento das pré-competências da aquisição da leitura e escrita. Implica um protocolo de cooperação entre Agrupamento(s)/Escola(s) e o Departamento de Formação em Educação…

eventos

No posts found!