Descrição da ação: Reunião com a Direção, docente titular, psicóloga, outros docentes do Conselho Pedagógico do estabelecimento que o aluno (com Sobredotação) frequenta e que desejam ser orientados para sua melhor educação. Responsável(is): O Diretor da respetiva Escola (em Famalicão).
Descrição da ação: Entrevista que versou sobre aspetos práticos funcionais referentes à temática, para celebração do Dia Mundial da Dislexia. Responsável(is): Direção da TV NOW – noticiário.
Descrição da ação: A ACD foi promovida pelo Centro de Formação TEMPLÁRIOS – Tomar. Destinou-se a docentes, técnicos, famílias, estudantes. Teve com intuito a celebração do Mês da DISLEXIA. Foi seguida da Apresentação do Livro de uma ex-aluna daquela escola, disléxica – Dr.ª Sara Rafaela,…
Descrição da ação: A convite da Biblioteca Florbela Espanca, da Câmara Municipal de Matosinhos, dirigida a docentes, técnicos, famílias, estudantes inscritos nesta formação. Responsável(is): Diretora da Biblioteca Florbela Espanca – CM de Matosinhos.
Descrição da ação: Conferência, por Helena Serra, sobre A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA DISLEXIA – proferida no âmbito do FOLIO, em 17.10.24, das 10.30 às 11.30 h Responsável(is): Câmara Municipal de Óbidos – FOLIO EDUCA
Descrição da ação: Workshop com a duração de 190 minutos, com 40 docentes do AELC, no Auditório da Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, Sintra, no âmbito do Protocolo de Cooperação assinado entre a ESEPF e o AE. Responsável(is): Elsa Henriques, Coordenadora…
Nesta UC procura-se preparar os estudantes para a intervenção educativa numa perspetiva construtiva e inclusiva. Os estudantes elegem os seus projetos ou programas institucionais de serviço solidário e protagonizam-nos ativamente. Estes são articulados intencionalmente com os conteúdos de aprendizagem curricular, que podem ser desenvolvidos em…
Espaço de encontros, partilhas, acolhimento e compreensão, que decorreu em Sessões de “conversa formativa”, entre os elementos inscritos nesta Iniciativa. Responsável(is): 2. Dia 10/04/2024 | 21:00 – Mediadora: Helena Serra 3. Dia 10/05/2024 | 21:00 – Mediadora: Sara Rafaela 4. Dia 8/06/2024 | 11:00 –…
A 08.06.2024 aconteceu na cidade de Gaia/Porto, o Encontro Nacional do PIC-PROJETO INVESTIR NA CAPACIDADE. Vindos das respetivas localidades – Leiria, Nelas, Porto, Maia – as Equipas de Coordenação e Ação, juntamente com os alunos inscritos nos PIC e suas famílias, viveram uma esplêndida jornada…
Este AE pretende implementar uma UAD – UNIDADE DE APOIO À DISLEXIA. Foram efetuadas reuniões de preparação (presencial, com deslocação a Sintra da docente Helena Serra) e de acompanhamento (à distância) com os docentes implicados nesta Resposta a ser promovida. São abordadas questões científico-pedagógicas e…
Associada ao Projeto PPS-Promoção para o Sucesso, a Convite do Centro de Estudos “Caçadores de Sonhos” e da Câmara Municipal de Ponte de Lima, foi abordado o tema da DISLEXIA, enquanto Necessidade Educativa, apresentada por 10% dos alunos de uma qualquer Escola. Responsável(is): Doutora Helena…
A Convite da Coordenadora do PIC-Leiria (Resposta Diferenciada para corresponder às Necessidades Educativas das crianças com Altas Capacidades, levada a efeito durante todo o ano, com atividades aos sábados, pela CM de Leiria) foi promovida uma sessão formativa para Pais e EE, dos alunos que…
No âmbito do Projeto Investir na Capacidade, a convite da Câmara Municipal de Leiria, foi efetuada uma comunicação no auditório da ESECS do IP de Leiria sobre a temática “Sobredotação” enquanto Necessidade Educativa a ser atendida através de uma educação de qualidade, nos contextos escolares….
Reunião com Pais, Docentes dinamizadores das Atividades, Direção do AE, ex-alunos do PIC, APCS-DEEP para celebração do recomeço das Atividades de Grupo. Responsável(is) Maria de Fátima Almeida e Helena Serra
Nesta UC procura-se preparar os estudantes para a intervenção educativa numa perspetiva construtiva e inclusiva. Os estudantes elegem os seus projetos ou programas institucionais de serviço solidário e protagonizam-nos ativamente. Estes são articulados intencionalmente com os conteúdos de aprendizagem curricular, que podem ser desenvolvidos em…
Descrição da ação Nesta UC procura-se preparar os estudantes para a intervenção educativa numa perspetiva construtiva e inclusiva. Os estudantes elegem os seus projetos ou programas institucionais de serviço solidário e protagonizam-nos ativamente. Estes são articulados intencionalmente com os conteúdos de aprendizagem curricular, que podem…
Descrição da ação Este projeto, desenvolvido a nível nacional em Escolas/Agrupamentos, consiste na intervenção direta com crianças/jovens com altas capacidades/sobredotação através da dinamização de uma série de atividades de enriquecimento que, em geral, acontecem em um dia da semana. As atividades são dinamizadas por docentes,…
Descrição da ação Este projeto é direcionado para alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica-PAE (Dislexia, Disortografia, Discalculia) com vista a promover o desenvolvimento das pré-competências da aquisição da leitura e escrita. Implica um protocolo de cooperação entre Agrupamento(s)/Escola(s) e o Departamento de Formação em Educação…
No posts found!