Bem-Vindos – Higiene e Segurança

REGRAS DE HIGIENE E COMPORTAMENTO SEGURO NA ESCOLA
Como informo a Escola de suspeita de infeção ou de contacto direto e prolongado com infetado?

Qualquer ocorrência de Covid-19 deve ser reportada através do e-Campus clicando em cima da imagem vermelha que se situa na barra da direita logo por baixo do Guia de Acolhimento e que menciona Formulário de ocorrência Covid-19. Deverá ser preenchido o formulário que aí se abre, em português e inglês, de forma a tornar mais célere e fiável o processo de comunicação entre a Escola e as autoridades de saúde.

Onde posso esclarecer as dúvidas sobre o Coronavírus?

A Direção Geral de Saúde (DGS) tem um site com perguntas frequentes que fornece informação atualizada e fidedigna acerca do Coronavírus. Deve consultá-lo acedendo aqui

Quais as cinco regras fundamentais de segurança e de higiene?
  1. Correta e frequente lavagem e higienização das mãos; 
  2. Etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
  3. Manter o distanciamento físico e não partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado;
  4. Usar máscara em permanência e evitar tocar na cara com as mãos.
  5. Notificar a Escola em caso de suspeita de infeção, de contacto direto e prolongado com infetado ou de outra decisão de autoridade de saúde.

O que devo saber antes de me dirigir à Escola?

Antes de se dirigir à Escola, deve certificar-se de que não tem febre, tosse ou outros sintomas que possam indiciar estar infetado pelo SARS-CoV-2. Deve ser portador de máscara, uma vez que o seu uso é obrigatório durante todo o tempo de permanência no interior e no exterior das instalações.

À chegada à Escola, como devo proceder?

Antes de entrar no portão exterior da Rua Gil Vicente, deve colocar a máscara e manter a distância de segurança. Deve higienizar as mãos, ler a informação disponibilizada a respeito dos circuitos de circulação em cada edifício e limpar os pés nos tapetes de limpeza situados à entrada de cada edifício.

Como devo proceder no interior da sala de aula?

Não sendo permitidos ajuntamentos à entrada das salas, deve aguardar a sua vez para marcar presença através do cartão eletrónico, mantendo a distância de segurança. De seguida, deve dirigir-se para a mesa e sentar-se no lugar assinalado com cor verde. Enquanto decorrerem aulas nessa sala e no mesmo dia, deve manter-se sempre no mesmo lugar. A disposição da sala de aula não pode ser alterada e as mesas devem manter a orientação. Após o término da aula, deve dirigir-se para o exterior uma vez que não é permitida a permanência na sala de aula nem a ingestão de alimentos no seu interior. À saída da sala, deverá voltar a desinfetar-se. 

Que cuidados de segurança haverá no interior das salas de aula?

Por regra, as janelas das salas das salas de aulas manter-se-ão abertas durante as aulas para permitir a frequente renovação do ar. As aulas devem ser lecionadas pelos docentes com uso obrigatório de máscara devendo estes evitar deambular pela sala. Após uso intensivo da sala de aula pela mesma turma, esta será devidamente limpa e desinfetada pelas equipas de manutenção. Durante esta limpeza, a sala tem de estar completamente desocupada.

Posso circular livremente pelas instalações?

Sim, é permitida a circulação, quer nos corredores quer nas escadas, desde que sejam rigorosamente observados os circuitos de circulação estabelecidos e devidamente assinalados no solo. No entanto, a circulação no edifício só deve ser realizada com objetivos concretos, não sendo permitidos a permanência ou a ingestão de alimentos nos corredores, nem ajuntamentos no interior dos edifícios, apenas no exterior.

Quais as regras de utilização do auditório?

A entrada e a saída do auditório fazem-se por portas diferentes devidamente assinaladas. Podem ser ocupados todos os lugares devidamente assinalados a verde, deixando-se assim um lugar de intervalo entre pessoas sentadas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades letivas. Para efeitos de lecionação, a primeira fila pode ser ocupada na medida em que o docente lecionará no palco e de máscara. No caso de realização de eventos académicos ou científicos em que o preletor retire a máscara, a primeira fila deve permanecer desocupada para garantir a distância de 2 metros.

Existem regras específicas para uso das instalações sanitárias?

As regras de utilização das instalações sanitárias (IS) preveem a lavagem das mãos com água e detergente no início e fim da utilização das IS, e as torneiras e maçanetas das portas devem ser manuseadas com papel que depois se descarta em recipiente apropriado. Não é permitida a permanência nas IS para além do estritamente necessário e da capacidade de uso.

Como proceder se quiser deslocar-me aos serviços?

Deve dirigir-se ao serviço pretendido e aguardar para ser atendido na fila, respeitando a sinalética no solo. A lotação de cada espaço está sujeita às regras afixadas no exterior de cada serviço.

Posso contactar os docentes nos seus gabinetes?

Em princípio, dadas as dimensões dos gabinetes, tal procedimento deve ser evitado. Sempre que possível, os apoios e acompanhamentos dos docentes devem ser realizados através da plataforma Teams e acontecer nos dias e horas acertados previamente com os docentes. Em caso de necessidade ou urgência, o estudante deve contactar o docente via e-mail para agendamento extraordinário.

Como proceder no acesso ao bar?
  • A deslocação ao bar deve ser feita respeitando a sinalética no solo de forma a garantir o distanciamento físico entre as pessoas que se encontram a aguardar vez na fila. 
  • O pagamento dos alimentos dá-se exclusivamente mediante a entrega de talão pré-comprado na máquina ou no gabinete exterior destinado para o efeito, estando proibida a troca de valores monetários em espécie ao balcão. 
  • Uma vez atendida, a pessoa deve deslocar-se para fora da zona do bar para ingerir os alimentos adquiridos. Os alimentos adquiridos no bar – e só estes – poderão ser consumidos na sala A106 (contígua ao Auditório) ou nas mesas individuais na cantina, entre as 9h00 e as 11h30 e as 15h30 e as 17h00. A galeria envidraçada exterior pode igualmente ser utilizada para esse efeito.
  • Não é permitida a permanência no espaço do bar de pessoas para outros efeitos, designadamente convívios, ou qualquer outra forma de confraternização lúdica e/ou académica.
Como proceder no acesso à cantina?
  • A entrada e a saída na cantina são distintas e cada pessoa deve aguardar a sua vez na fila própria assinalada no solo de forma a garantir o distanciamento físico entre as pessoas. A circulação no interior da cantina está demarcada e assinalada. 
  • Uma vez atendida, a pessoa deve deslocar-se para mesa e cadeira desocupadas e aí, retirando a máscara, ingerir a sua refeição.  
  • Apenas os produtos confecionados na ESEPF poderão ser consumidos na cantina e na sala A106, não sendo aí permitido o consumo de outros alimentos vindos do exterior.
  • Os espaços da cantina e da sala A106 (contígua ao Auditório) são para utilização exclusiva para ingestão de alimentação confecionada na ESEPF, não sendo permitida a permanência de pessoas para outros efeitos, designadamente convívios, ou qualquer outra forma de confraternização lúdica e/ou académica.
Como proceder no acesso aos micro-ondas?
  • Os aparelhos de micro-ondas estão localizados na galeria envidraçada exterior, onde podem ser consumidos os alimentos não confecionados na ESEPF. Os micro-ondas devem ser usados conforme as regras de limpeza afixadas no local. 
  • O acesso a este espaço envidraçado faz-se obrigatoriamente pelas portas situadas nos dois extremos e a saída dá-se exclusivamente pela porta lateral central; no seu interior a circulação manter-se-á sempre no mesmo sentido.
Como proceder se trouxer comida de casa?

Os alimentos provenientes do exterior poderão ser ingeridos ao ar livre ou na galeria envidraçada exterior. O acesso a este espaço faz-se obrigatoriamente pelas portas situadas nos dois extremos e a saída exclusiva pela porta lateral central. No seu interior a circulação manter-se-á sempre no mesmo sentido.

Como proceder no acesso à sala Conecti?

Esta sala estará fechada e só será usada em condições de segurança pelos seus responsáveis.

Como proceder no acesso à sala de informática? 

A sala de informática pode ser usada pelos estudantes para trabalho individual desde que não estejam a decorrer aulas, estando limitada a uma ocupação de 14 postos. Quem desejar servir-se da sala de informática, deve dirigir-se à Biblioteca para levantar o kit de desinfeção e o cartão com o número da mesa a ocupar. Deverá desinfetar o equipamento à chegada e à saída. Certifique-se que o computador está desligado antes de fazer a desinfeção. Aplique o desinfetante no papel e não diretamente no equipamento.

Existem regras para estar ao ar livre?

No exterior dos edifícios, os ajuntamentos devem ser evitados e o uso da máscara é obrigatório, respeitando-se sempre o adequado distanciamento físico. Sempre que alguém estiver a ingerir alimentos ou a fumar, deve ser respeitada a distância de segurança.

Como contacto e sou contactado eletronicamente pela ESEPF

Todo o contacto electrónico tem obrigatória e exclusivamente de acontecer via e-mail institucional. (Ex.: númeroaluno@esepf.pt)

Como aceder aos serviços académicos e financeiros?

Todos os pedidos dirigidos aos serviços académicos e financeiros podem ser realizados no portal académico a que toda a comunidade académica tem acesso. Caso precise de se deslocar presencialmente aos serviços, terá de aguardar pela sua vez na sinalética indicada no solo, visto que o acesso aos mesmos está limitado ao máximo de 3 pessoas no seu interior e condicionado ao uso obrigatório de máscara social e à desinfeção prévia das mãos com álcool-gel.

Como aceder à biblioteca e à sala de estudos?

Antes de se deslocar à Biblioteca PESQUISE e RESERVE as obras que pretende requisitar no nosso catálogo https://esepf.pt/pacweb/, PROCEDENDO ao seu levantamento apenas após receção de notificação para esse efeito.

A consulta presencial deve respeitar as regras de distanciamento físico e de proteção individual.

Caso se desloque presencialmente, o espaço tem uma lotação de 11 pessoas e está condicionado ao uso obrigatório de máscara social e à desinfeção das mãos com álcool-gel.

A Sala de Estudo está limitada a uma lotação de 28 pessoas e deverá ocupar os lugares assinalados a verde. O espaço será desinfetado ao fim do período da manhã e tarde.

Como aceder ao Centro de Relações Institucionais e de Cooperação (CRIC)?

Só será autorizada a presença de uma pessoa de cada vez no gabinete no mesmo horário e à distância prevista na sinalética.

A presença no secretariado do CRIC implica o uso obrigatório de máscara e a desinfeção das mãos com álcool-gel.

Como aceder ao Gabinete de Comunicação e Imagem?
  • Todos os atendimentos devem ser realizados preferencialmente através do e-mail institucional.
  • No caso de atendimento presencial, a presença no gabinete implica o uso obrigatório de máscara e terá de ser limitada a uma pessoa.
Como obter o apoio dos serviços de gestão informática?

Estes serviços funcionam preferencialmente em regime de atendimento online com marcação prévia através dos contactos E-mail: sgri@esepf.pt Tel.: +351 225 573 420 / 5). Os membros da comunidade académica (estudantes, docentes e colaboradores) devem obrigatoriamente comunicar via email institucional.

O apoio destes serviços pode ser realizado remotamente através da ferramenta Teams, garantindo-se ao utilizador o controlo e privacidade dos seus dados. 

As funcionalidades incluídas neste apoio pelo Teams contemplam: (i) o acesso remoto ao computador, evitando-se, assim, contacto físico com a respetiva máquina; (ii) o apoio por videoconferência ou via chat.

Para poder dar acesso ao computador através do Teams o utilizador deve efetuar download da ferramenta Teams, através da sua plataforma Office365 (https://www.office.com/) ou através do site do fabricante (https://www.microsoft.com/pt-pt/microsoft-365/microsoft-teams/download-app).

É obrigatório a utilização das credenciais institucionais da ESEPF para acesso à plataforma Teams (email institucional + password)

Quando o acesso remoto não for possível porque o utilizador não tem acesso à internet, o utilizador deve colocar o seu computador no espaço de recolha próprio, junto aos Serviços de Rede Informática. 

Após resolução, os SGRI informam o utilizador via SMS para recolha do equipamento no respetivo espaço.

Como aceder ao serviço de reprografia?

Cada pessoa deve aguardar no exterior da reprografia a sua vez, usando máscara e tendo as mãos desinfetadas antes de ser chamada para o interior onde a lotação máxima é de uma 1 pessoa.

Serão fotocopiados ou impressos documentos até 10 páginas. A reprodução de documentos com um número superior a 10 páginas levará mais tempo a realizar devendo, nesse cassos, os documentos originais serem depositados na caixa de plástico disponibilizada à entrada da reprografia, juntamente com a indicação do pedido. Após a conclusão do pedido, a pessoa será notificada para proceder ao levantamento dos documentos.

Os pagamentos realizam-se preferencialmente por via eletrónica através de cartão bancário nos serviços de tesouraria ou, nesta impossibilidade, sendo quantias de baixo valor, através de pagamento em numerário no ato da entrega.

Neste gabinete poderá aceder aos seguintes serviços:

  • Impressão, reprodução, digitalização e encadernação de documentos: em Pendrive, via Moodle e através de correio eletrónico; (reprografia@esepf.pt )
  • Envio via e-mail de documentos digitalizados
  • Venda de material de papelaria e outros
  •  Reservas de material de Expressão Motora e Musical,
  • Levantamentos de extensões e colunas
  • Reserva de batas de estágio 
Como adquirir senhas de refeições?

A ESEPF disponibiliza um serviço multifunções no gabinete exterior 2A, através do e-mail lucia@esepf.pt ou pelo telefone 225573420. Só será autorizada a presença de uma pessoa de cada vez no espaço do Gabinete 2-A, sendo obrigatório o uso de máscara.

Neste gabinete multifunções poderá aceder aos seguintes serviços:

  • Obtenção senhas para o bar ou de almoço até às 11h: mediante aquisição presencial ou através do e-mail ou telefone supramencionados
  • Impressão de documentos: em Pendrive, via Moodle e através de correio eletrónico;
  • Acesso máquina de café do Edifício B: à falta de copos, açúcar ou paletines deve dirigir-se a este gabinete para os receber.

Os pagamentos realizam-se preferencialmente por via eletrónica através de cartão bancário nos serviços de tesouraria ou, nesta impossibilidade, através de pagamento em numerário no valor exato da fatura.