06 Jun Curso “Educação em situações de Emergência e Respostas Humanitárias”
Curso não conferente de grau académico de curta duração certificado pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti com atribuição de 3 ECTS (aprovado pelo Conselho Técnico-científico em 26/10/2022). Esta formação especializada pretende responder aos desafios do contexto atual, caraterizado por crises humanitárias e situações de emergência geradas por conflito armado, mudanças climáticas e o agravamento da situação sociopolítica e económica de países em todos os continentes, levando ao processo de migração forçada de milhões de pessoas em todo o mundo. Esta realidade está cada vez mais presente a nível global e também no contexto dos Países da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
A primeira edição do curso, em regime híbrido, foi organizada numa parceria entre a ESEPF e a ONGD “Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais”, com sede no Brasil. Além disso, beneficiou do apoio do Centro Universitário Frassinetti (UNIFAFIRE), do Recife e da Escola do Magistério Santa Doroteia do Lobito, Angola. Teve ainda o apoio da Globbal Education Cluster (GEC), entidade coordenadora da Educação em situação de Emergência a nível mundial. Nesta primeira edição participaram 62 formandos de três países (Angola, Brasil e Portugal, tendo a componente presencial (15 horas) ocorrido no Porto e no Lobito – Angola.
O curso é composto por quatro módulos: (i) Panorama global humanitário e a arquitetura internacional do setor humanitário e da educação, (ii) Princípios da Ação Humanitária, assim como outros temas relacionados com a dimensão da Proteção em contextos de crise e a Coordenação em Educação em Emergências; (iii) Educação orientada para a superação do trauma e (iv) Cuidando dos Cuidadores, que aborda temas como o auto-cuidado e resiliência.
Este vídeo ilustra as atividades das oficinas, no âmbito da componente presencial, que tiveram lugar na ESEPF em Portugal.