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II Congresso Internacional OFEI

24-05-2023 | 13:30 26-05-2023 | 18:00

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O II Congresso OFEI é um evento científico do Observatório para o Futuro da Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023 e tem como objetivos: 

  • Perspetivar o futuro da Educação de Infância a partir dos contextos culturais e sociais atuais; 
  • Promover sinergias entre a investigação e as práticas; 
  • Criar espaços de inovação pedagógica 

Paz – sustentabilidade – inclusão 

Os desafios que atualmente se colocam aos educadores/as convocam-nos a desempenhar um exercício profissional docente que reclamam uma formação global que envolva: uma vertente científica, de atualização ao nível das áreas de saber, uma vertente pedagógica, de aperfeiçoamento de competências no domínio das didáticas inerentes aos diversos processos e metodologias de desenvolvimento/ensino/aprendizagem/avaliação, uma vertente de formação pessoal, de desenvolvimento e alteração de atitudes e cognições, nomeadamente no que diz respeito aos aspetos relacionais e emocionais da interação educativa e, por fim, uma vertente investigativa e de inovação, tomando como campo privilegiado de análise as situações pedagógicas vivenciadas pelos docentes. Em particular, este ano de 2023 – no II Congresso Internacional do OFEI – os/as educadores/as são convidados a refletir, a escrever e a divulgar teorias e práticas educativas associadas à Cultura e Educação de Paz, à Sustentabilidade (associada a fatores económicos, sociais e ambientais) e à Inclusão em Educação de Infância.   

Em 2015, a nova Agenda das Nações Unidas para 2030 definiu como o seu objetivo final a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável. Para isso, traçou 17 objetivos, chamados de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), refletindo as dimensões do desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e a promoção dos Direitos Humanos. Neste âmbito, os ODS devem ser integrados nas políticas, nos processos e nas ações desenvolvidas nas nossas comunidades educativas, articulando participações nos contextos/territórios regionais, nacionais e globais.  

Assim, o novo desafio consiste em concretizar uma ação educativa estruturada a partir de algo que é novo, e deve ser coletivo, interdependente, exigindo uma reflexão e (co)construção de uma educação transformadora que integra:  

  • uma dimensão profissional, social e ética da atividade docente;  
  • uma dimensão de desenvolvimento de ações socioeducativas num quadro de uma relação pedagógica de qualidade, integrando, com critérios de rigor científico e metodológico, conhecimentos das áreas que o fundamentam;  
  • uma dimensão de participação nas instituições educativas e de relação com a comunidade;  
  • uma dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, incorporando a sua formação como elemento constitutivo da prática profissional mediante a análise problematizada da sua prática pedagógica e a reflexão fundamentada sobre a construção da profissão, em cooperação com outros profissionais;  
  • uma dimensão de investigação e de agente de inovação pedagógica, tendo em conta o papel reflexivo e criador no processo educativo que os docentes são chamados a exercer de forma colaborativa. 

Hoje, mais do que nunca, a partilha e a colaboração são ingredientes essenciais às respostas encontradas para que todas as crianças sejam escutadas, codecisoras e incluídas no seu processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, para que todos possam contribuir, a partir de um processo de educação, para a construção de uma cultura de paz, onde as dinâmicas de inclusão e sustentabilidade que nos desafiam façam sentido(s) e ofereçam significado(s). 

Partilhamos quatro temas de reflexão/eixos estruturantes – Educadores/as de Infância: desenvolvimento profissional e conhecimento da profissão; Educação de Infância: entrelaçamentos com diferentes áreas de saber; Qualidade em Educação de Infância: organizações, atores, espaços, tempos, contextos e interações; Educação de Infância: desenvolvimento humano, consciência cívica e bem-estar – com questões norteadoras que servem de provocação a todos os autores/as.  

Será pedida a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) – 12h – Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920, 930 (releva para a dimensão científica e pedagógica – artigo 9.º RJFCP). 
Ao inscrever-se, assinale se pretenderá certificado de Curso de Formação – Colóquios, Congressos, Simpósios, Jornadas e Iniciativas Congéneres acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. 
Aguarda-se confirmação.

€80 – €120 Até 18 de abril – 80€ | Inscrição de autores até 30 de abril – 80€