No âmbito do Departamento de Educação Social decorrem 2 eventos internacionais independentes mas interligados entre si:
O Blended Intensive Program (BIP) intitulado SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS AND SOCIAL EDUCATIONAL INTERVENTION, que “integra” a 5th International Week – Social Education.
Blended Intensive Program (BIP):SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS AND SOCIAL EDUCATIONAL INTERVENTION
Coordenação/organização ESEPF: Miguel Prata Gomes Estudante assistente ESEPF: Manuela Guedes
É um programa internacional de aprendizagem mista (blended -parte online e parte presencial) organizado pela ESEPF em língua inglesa com a finalidade construir uma aprendizagem/conhecimento colaborativo e uma reflexão coletiva entre estudantes e docentes de 3 instituições de ensino superior de 3 países europeus. Distribui-se entre uma componente online colaborativa e de acompanhamento e uma parte presencial de contato com instituições da sociedade civil e sessões de trabalho sobre conteúdos especializados no âmbito do BIP (75 horas no total). Tanto os docentes/investigadores, responsáveis pela dinamização das sessões de trabalho, como os estudantes internacionais, responsáveis pela pesquisa e elaboração de produtos finais (posters), desenvolvem um trabalho de partilha, investigação e desenvolvimento de conhecimento eminentemente colaborativo e partilhado. Este programa BIP atribui 3 ECTS aos estudantes participantes.
Objetivos:
Conhecer os ODS (explicação dos ODS ao longo do programa e aprofundamento naqueles que mais diretamente se relacionam com a intervenção socioeducativa)
Partilhar perspetivas sobre a diversidade de intervenções socioeducativas no âmbito dos ODS em diferentes países (conhecer e partilhar diferentes experiências relacionadas com intervenções socioeducativas que ocorrem nos países dos participantes)
Relacionar os ODS com o trabalho prático realizado nas instituições (conhecer o trabalho in loco das instituições visitadas e elaborar reflexões sobre a sua relação com os ODS)
Construir uma reflexão crítica de forma coletiva e colaborativa sobre a diversidade de intervenções (conhecer e discutir os temas presentes nas oficinas realizadas)
Apontar algumas linhas de atuação propostas pelos participantes para a intervenção socioeducativa com base nos ODS (elaborar diversos trabalhos/cartazes que traduzam algumas perspetivas de intervenção socioeducativa propostas pelos alunos decorrentes da sua formação e interesses)
Instituições envolvidas:
Paula Frassinetti School of Education -Porto, Portugal (P PORTO21) –instituição organizadora
Avans Hogeschool -Breda, The Netherlands (NL BREDA01)
University of Applied Sciences and Arts -Antwerp, Belgium (B ANTUERP62)
Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social -Fraterna (Guimarães -PT)
5th International Week -Social Education Paula Frassinetti School of Education
Coordenação/organização: Miguel Prata Gomes
É um programa internacional periódico em língua inglesa (5ª edição) que visa estabelecer a colaboração interinstitucional entre organizações do ensino superior internacionais. Tem por finalidade o estabelecimento de uma efetiva parceria recíproca, normalizada (habitual) e organizada entre instituições. Esta iniciativa está aberta à participação de todas as organizações do ensino superior interessadas em constituir uma rede internacional de parceria e colaboração tanto no âmbito pedagógico como científico. Cada instituição tem vindo a participar nas International Weeks das outras instituições e a desenvolver diversos projetos de investigação em conjunto.
Objetivos:
Conhecimento da realidade da intervenção social que se realiza em cada país parceiro: visitas a instituições de apoio sociopedagógico, centros de reinserção social e apoio residencial.
Dinamização de workshops temáticos sobre a intervenção socioeducativa e os objetivos do desenvolvimento sustentável:
Angèle Geerts: Family Organization and Social Work
Nancie Bot: Poverty, in Different Forms and the Perspective from Society
Júlio Santos/Ana Poças: Cooperation and International Development through Social Educational Intervention
Wim van Tongel: Better Education as a Main Objective of the Sustainable Development Goals
Irene Cortesão: What is Participation of Children and Young People
Construção de conhecimento co-construído por parte dos envolvidos: trabalho de pesquisa, elaboração e apresentação de posters relativos ao âmbito das temáticas trabalhadas nos workshops.
Instituições envolvidas:
Paula Frassinetti School of Education -Porto, Portugal (P PORTO21) –instituição organizadora
Avans Hogeschool -Breda, The Netherlands (NL BREDA01)
University of Applied Sciences and Arts -Antwerp, Belgium (B ANTUERP62)
Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social -Fraterna (Guimarães -PT)
Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao visitar-nos está a consentir a sua utilização. Para mais informações Definições de CookiesAceito
Política de Cookies e Privacidade
Política de Privacidade
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega. Desses cookies, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento básico do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar os cookies. A desativação pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.