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5th International Week – Social Education

17-04-2023 18-04-2023

(17-18 abril 2023)

No âmbito do Departamento de Educação Social decorrem 2 eventos internacionais independentes mas interligados entre si:

O Blended Intensive Program (BIP) intitulado SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS AND SOCIAL EDUCATIONAL INTERVENTION, que “integra” a 5th International Week – Social Education.

Blended Intensive Program (BIP): SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS AND SOCIAL EDUCATIONAL INTERVENTION

Coordenação/organização ESEPF: Miguel Prata Gomes
Estudante assistente ESEPF: Manuela Guedes


É um programa internacional de aprendizagem mista (blended -parte online e parte presencial) organizado pela ESEPF em língua inglesa com a finalidade construir uma aprendizagem/conhecimento colaborativo e uma reflexão coletiva entre estudantes e docentes de 3 instituições de ensino superior de 3 países europeus. Distribui-se entre uma componente online colaborativa e de acompanhamento e uma parte presencial de contato com instituições da sociedade civil e sessões de trabalho sobre conteúdos especializados no âmbito do BIP (75 horas no total). Tanto os docentes/investigadores, responsáveis pela dinamização das sessões de trabalho, como os estudantes internacionais, responsáveis pela pesquisa e elaboração de produtos finais (posters), desenvolvem um trabalho de partilha, investigação e desenvolvimento de conhecimento eminentemente colaborativo e partilhado. Este programa BIP atribui 3 ECTS aos estudantes participantes. 

Objetivos:

  • Conhecer os ODS (explicação dos ODS ao longo do programa e aprofundamento naqueles que mais diretamente se relacionam com a intervenção socioeducativa)
  • Partilhar perspetivas sobre a diversidade de intervenções socioeducativas no âmbito dos ODS em diferentes países (conhecer e partilhar diferentes experiências relacionadas com intervenções socioeducativas que ocorrem nos países dos participantes)
  • Relacionar os ODS com o trabalho prático realizado nas instituições (conhecer o trabalho in loco das instituições visitadas e elaborar reflexões sobre a sua relação com os ODS)
  • Construir uma reflexão crítica de forma coletiva e colaborativa sobre a diversidade de intervenções (conhecer e discutir os temas presentes nas oficinas realizadas)
  • Apontar algumas linhas de atuação propostas pelos participantes para a intervenção socioeducativa com base nos ODS (elaborar diversos trabalhos/cartazes que traduzam algumas perspetivas de intervenção socioeducativa propostas pelos alunos decorrentes da sua formação e interesses)

Instituições envolvidas:

  • Paula Frassinetti School of Education -Porto, Portugal (P PORTO21) –instituição organizadora
  • Avans Hogeschool -Breda, The Netherlands (NL BREDA01)
  • University of Applied Sciences and Arts -Antwerp, Belgium (B ANTUERP62)
  • Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social -Fraterna (Guimarães -PT)
  • ProChild -Laboratório Colaborativo (Guimarães -PT)
  • Centro Educativo de Santo António (Porto -PT)
  • Aldeia de Crianças SOS -Gulpilhares (V.N.Gaia -PT)

Número de estudantes e docente envolvidos:

  • 45 estudantes (+/-) –8 grupos de trabalho incluindo cada um estudantes das 3 instituições
  • 7 docentes envolvidos: Angèle Geerts (AVANS), Nancie Bot (AVANS), Ana Poças (ESEPF), Irene Cortesão (ESEPF), Wim van Tongel (AP), Júlio Santos (ESEPF), Miguel Prata Gomes (ESEPF -coordenação/organização). CRIC (ESEPF -gestão internacional)
  • Técnicos das instituições envolvidas

5th International Week -Social Education Paula Frassinetti School of Education

Coordenação/organização: Miguel Prata Gomes


É um programa internacional periódico em língua inglesa (5ª edição) que visa estabelecer a colaboração interinstitucional entre organizações do ensino superior internacionais. Tem por finalidade o estabelecimento de uma efetiva parceria recíproca, normalizada (habitual) e organizada entre instituições. Esta iniciativa está aberta à participação de todas as organizações do ensino superior interessadas em constituir uma rede internacional de parceria e colaboração tanto no âmbito pedagógico como científico. Cada instituição tem vindo a participar nas International Weeks das outras instituições e a desenvolver diversos projetos de investigação em conjunto.

Objetivos

  • Conhecimento da realidade da intervenção social que se realiza em cada país parceiro: visitas a instituições de apoio sociopedagógico, centros de reinserção social e apoio residencial.
  • Dinamização de workshops temáticos sobre a intervenção socioeducativa e os objetivos do desenvolvimento sustentável:
    • Angèle Geerts: Family Organization and Social Work
    • Nancie Bot: Poverty, in Different Forms and the Perspective from Society
    • Júlio Santos/Ana Poças: Cooperation and International Development through Social Educational Intervention
    • Wim van Tongel: Better Education as a Main Objective of the Sustainable Development Goals
    • Irene Cortesão: What is Participation of Children and Young People
  • Construção de conhecimento co-construído por parte dos envolvidos: trabalho de pesquisa, elaboração e apresentação de posters relativos ao âmbito das temáticas trabalhadas nos workshops.

Instituições envolvidas:

  • Paula Frassinetti School of Education -Porto, Portugal (P PORTO21) –instituição organizadora
  • Avans Hogeschool -Breda, The Netherlands (NL BREDA01)
  • University of Applied Sciences and Arts -Antwerp, Belgium (B ANTUERP62)
  • Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social -Fraterna (Guimarães -PT)
  • ProChild -Laboratório Colaborativo (Guimarães -PT)
  • Centro Educativo de Santo António (Porto -PT)
  • Aldeia de Crianças SOS -Gulpilhares (V.N.Gaia -PT)

Número de estudantes e docente envolvidos:

  • 45 estudantes (+/-) –8 grupos de trabalho incluindo cada um estudantes das 3 instituições
  • 7 docentes envolvidos: Angèle Geerts (AVANS), Nancie Bot (AVANS), Ana Poças (ESEPF), Irene Cortesão (ESEPF), Wim van Tongel (AP), Júlio Santos (ESEPF), Miguel Prata Gomes (ESEPF -coordenação/organização). CRIC (ESEPF -gestão internacional)
  • Técnicos das instituições envolvidas