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Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? – 5ª Edição
Início: 02-06-2022 | Fim: 19-06-2022
02-06-2023 | 17:00 – 19:30
FORMADOR
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
CRONOGRAMA
(sessões síncronas das 17h às 19h30)
2 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)
5 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)
13 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)
19 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)
+ 15 horas assíncronas
MODALIDADE
Curso de Formação – Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico
OBJETIVOS
- Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.
- Assim, os objetivos específicos são:
- Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
- Experienciar diversas metodologias ativas;
- Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.
CONTEÚDOS
MÓDULO 1 – sessão síncrona
Contextualização do percurso formativo
Desafios contemporâneos da educação
- MÓDULO 2 – sessão assíncrona
- O que são as metodologias ativas?
- MÓDULO 3 – sessão assíncrona
- As vantagens das metodologias ativas
- MÓDULO 4 – sessão síncrona
- Aprendizagem baseada em projetos
- MÓDULO 5 – sessão assíncrona
- Planificação de projeto
- MÓDULO 6 – sessão síncrona
- Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos
- Apresentação de trabalhos e conclusão
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente não ação releva para a progressão em carreira.