CURSO DE EDUCAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS E RESPOSTAS HUMANITÁRIAS

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

CURSO DE EDUCAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS E RESPOSTAS HUMANITÁRIAS

Novembro 21 | 17:30 19:00

Participe na sessão de apresentação do Curso: Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias
21 de novembro 2022 | 17:30 – 19:00 (GMT+1) | No auditório da ESEPF – Porto (morada e contactos)

Os desafios do contexto atual, devido a crises humanitárias e situações de emergência geradas por conflito armado, mudanças climáticas e o agravamento da situação sociopolítica e económica de países em todos os continentes, leva ao processo de migração forçada de milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR),  89.3 milhões de pessoas no mundo encontram-se em situação de mobilidade forçada. Entre estas existem cerca de  27.1 milhões de refugiados, dos quais metade têm menos de 18 anos. Soma-se a este contexto os impactos e consequências da pandemia COVID-19 e os esforços de retorno à normalidade neste novo panorama. Esta realidade está cada vez mais presente em Portugal, tornando as instituições de educação em ambientes multiculturais, ao mesmo tempo desafiadores e ricos em oportunidades de aprendizagem. 

A fim de ampliar as capacidades de resposta da sociedade portuguesa e seus atores, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF) e a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) convidam para o curso de Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias.

Público-alvo:

Diretores, coordenadores e professores de Escolas/Agrupamentos

Técnicos de Municípios

Técnicos de ONGD

Refugiados e/ou estudantes refugiados do ensino superior

Estudantes diplomados pela ESEPF

Estudantes do ensino superior

Voluntários em contextos de crise e emergências e/ou projetos de cooperação

Carga horária: 50 horas presenciais com 25 horas de trabalho autónomo (sessões a definir entre janeiro e abril/2023) 
Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti – R. de Gil Vicente nº 138-142, Porto.
Vagas limitadas.
Propina: 180 €
Bolsas de apoio: Serão disponibilizadas 6 bolsas para refugiados e/ou estudantes refugiados do ensino superior, estudantes diplomados pela ESEPF ou por outras instituições de ensino superior (a analisar caso a caso)

Objetivos gerais:

– Contribuir para a divulgação e disseminação das orientações nacionais e internacionais sobre educação em situações de crise/emergência e respostas humanitárias;

–  Contribuir para a institucionalização e apropriação da área de Educação em situações de Emergência no contexto da ação humanitária na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF).