Início: 30-11-2022 | Fim: 17-12-2022
Valor de inscrição: 100€
Duração/N.º horas: 25h
Formadora: Helena Serra
Objetivos:
Com esta formação pretende-se que os formandos atinjam os seguintes objetivos:
•Concetualizar a PAE, a dislexia, a disortografia, a discalculia.
•Identificar indicadores de dificuldades, que possam ditar a sinalização do aluno.
•Conhecer formas usuais de avaliação, nomeadamente um modelo de natureza neuro-percetivo-motora.
•Conhecer como efetuar o planeamento da intervenção específica: medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, procedimentos a adotar na escola, com acesso a diferentes materiais e programas.
Conteúdos:
a) O Ato de Ler e de Escrever e redes neuronais implicadas,
b) A importância do desenvolvimento, na fase pré-escolar, de domínios como linguagem, fonologia, psicomotricidade, integração perceptivo-motora (visual, auditiva, rítmica, táctilo-quinestésica), memória, atenção, como fatores indispensáveis para a aquisição das aprendizagens escolares simbólicas
c) Conceito de Perturbação de Aprendizagem Específica – tipificação das alterações no processo de desenvolvimento esperado; prevalência.
d)Caracterização das dificuldades e suas manifestações nos quotidianos escolares – a dislexia, a disortografia, a disgrafia, a discalculia (as 4 “DIS”);
e) A génese neurológica das disfunções: algumas teorias explicativas;
f) A avaliação diagnóstica: estratégias e instrumentos referentes às diferentes áreas básicas e instrumentais – modelo neuro-percetivo-motor;
g) Estratégias e instrumentos de avaliação das competências académicas básicas e instrumentais; traçado do Perfil do Aluno;
h) Estratégias, atividades e recursos para a intervenção psicopedagógica diferenciada, baseada nos dados colhidos na Avaliação diagnóstico;
i)Formas de organização e planificação da intervenção;
j) Os contextos educativos, familiar e escolar, enquanto espaços-barreira ou contextos facilitadores de desenvolvimento humano.