Escutar o Mundo – O que queremos fazer juntos?

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Escutar o Mundo – O que queremos fazer juntos?

Novembro 24 | 17:00 19:00

Sessão presencial – Biblioteca da ESE de Paula Frassinetti


Resumo

Nesta conversa, David vem partilhar como uma viagem do norte de Portugal até Catió, cidade que fica no sul da Guiné-Bissau, para oferecer um Jeep recheado com leite de substituição materno ao orfanato “Casa da Mamé” mudou a sua vida e o que aprendeu nesta aventura. Vem ainda apresentar os projetos que a “Na Rota dos Povos” está a desenvolver nas áreas da educação, saúde e solidariedade.

Nota biográfica

David Freitas é professor de informática no Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar e é dirigente da ONGD “Na Rota dos Povos”. Considera que as nossas falhas nos definem tanto ou mais do que aquilo que fazemos. Por isso, gostaria de ter começado mais cedo a doar sangue e ter percebido que o que é verdadeiramente importante resulta da simbiose entre a ação individual e coletiva.

ONGD “Na Rota dos Povos”

“Na Rota dos Povos” é uma ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, criada em 2001, com sede em Matosinhos.

Desde 2010 atua no Sul da Guiné-Bissau, com o lema “A Educação é o Único Caminho”, contribuindo em vários setores da sociedade e dando apoio à comunidade, com participação ativa na identificação de problemas e na sua resolução, mantendo como principais áreas de intervenção a educação, o apoio social e a saúde.

Apoiamos 49 escolas, com 210 salas de aulas, onde estudam mais de 10.000 alunos, e criamos 5 bibliotecas.

Tem ainda como um dos seus principais projetos a “Casa da Mamé”, um orfanato que acolhe crianças cuja mãe morreu durante o parto. Esta casa permite a essas crianças ter um lar, comida, a possibilidade de brincar, acesso à educação e um abraço de amor. Neste momento, a “Casa da Mamé” acolhe 18 crianças.


Dinamização: David Freitas ONGD “Na Rota dos Povos”

Organização: Centro de Educação Global e Cooperação – CEGC – da ESE de Paula Frassinetti