LEGO® SERIOUS PLAY® 

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.
Event Series Event Series: LEGO® SERIOUS PLAY®

LEGO® SERIOUS PLAY® 

blank

Desbloquear o potencial reflexivo individual e coletivo com a metodologia
LEGO® SERIOUS PLAY® 

Os participantes são encorajados a brincar e refletir sobre outras formas de comunicação e resolução de problemas.  O workshop utiliza a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® e cria oportunidades para experienciar estratégias que ajudam a desbloquear a capacidade de reflexão com vista ao debate participado e à criação de orientações para o trabalho criativo. Pretende-se despertar o potencial de cada profissional estimulando o espírito de equipa. Partindo da natureza inclusiva e participativa do Sistema LEGO® todos são chamados a participar. 

Duração: 
4 horas


Objetivos: 
(Re)conhecer competências individuais; 
Conhecer estratégias para gestão de equipas; 
Explorar o pensamento reflexivo e criativo. 


Número de participantes: 6 a 12  


Público alvo:  
Educadores de infância, educadores sociais, professores, assistentes operacionais, auxiliares de ação educativa, amas, babysitters, psicólogos, diretores, coordenadores pedagógicos, encarregados de educação e outros profissionais em contextos sociais e educativos.


O que inclui: 
Certificado de formação de curta duração
Oferta kit LEGO® SERIOUS PLAY® 
Documentação de apoio
Coffee & cookie break 


Luciana

(27.05.2023)

“A experiência do workshop de hoje foi muito enriquecedora, foi muito diferente de tudo o que eu tinha feito até hoje e planejar desta forma foi para mim inovador. Senti que o meu pensamento funcionou de uma forma diferente porque quando planejamos no papel e quando falamos das nossas ideias, não fica tão visível; quando usamos as peças LEGO® para construirmos a ajudar a visualizar o que queremos, torna real e dá uma sensação que é possível. Foi um processo criativo muito diferente de tudo o que eu fiz até hoje.” 

Desenvolvimento de equipas – a construção de projetos inovadores e participados com a metodologia
LEGO® SERIOUS PLAY®

Workshop dinamizado com equipas/grupos – na ESEPF ou na sua instituição, pf agende contactando Elisabete Melo

O workshop utiliza a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® e tem como principal objetivo desbloquear e valorizar o potencial de cada individuo com vista à construção de um projeto com significado individual e coletivo. A metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® pressupõe que não existe espaço para “apenas melhorar”; temos de transformar o que fazemos, como fazemos e como pensamos. Para esta mudança utilizamos uma metodologia que potencie o conhecimento que já existe dentro das equipas e propõe desbloquear esse conhecimento para chegarmos a soluções com as quais cada individuo se identifica. 

Com a LEGO® SERIOUS PLAY® promove-se o debate participado, a resolução de problemas e a criação de orientações para o trabalho colaborativo. Desperta o potencial de cada profissional estimulando o espírito de equipa. A LEGO® SERIOUS PLAY® inicia com o pressuposto de que as respostas estão ‘já na sala’ e convida os participantes a ‘pensar com as suas mãos’ para construir os seus entendimentos. Cada membro da equipa participa e todos têm uma voz (LEGO®, 2010) 

Duração: 
6 horas


Objetivos: 
Identificar o “conhecimento desconhecido” de cada profissional; 
Envolver cada elemento no trabalho em equipa; 
Criar sentido de pertença e identidade de grupo; 
Desbloquear o potencial das equipas; 
Construir projetos com significado individual e coletivo. 


Número de participantes: 6 a 12  


Público alvo:  
Equipas que podem incluir: educadores de infância, educadores sociais, professores, assistentes operacionais, auxiliares de ação educativa, amas, babysitters, psicólogos, diretores, coordenadores pedagógicos, encarregados de educação e outros profissionais em contextos sociais e educativos.


O que inclui: 
Certificado de formação de curta duração
Oferta kit LEGO® SERIOUS PLAY® 
Documentação de apoio 
Coffee & cookie break 


Fátima

(28.05.2023)

“Gostei de tudo. Nunca tinha experimentado esta interação, esta metodologia foi super engraçada, como conseguimos falar de nós próprias com alguma facilidade e como é que conseguimos resolver um problema, que no fundo não é um problema. Conseguimos construir, através das peças LEGO® e da nossa reflexão, um projeto, quiçá um projeto mesmo a fazer por nós e com quem quiser ajudar. No fundo foi colocar em prática o que eu tinha em mente – foi experienciar tudo o que nos foi passando pela cabeça. Foi super, super diferente e acho que valeu mesmo muito a pena.” 


A formadora: 

blank
Ana Cristina Dias Pinheiro

Certificada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® pela Association of Master Trainers,
é membro da Comunidade Portuguesa LEGO® SERIOUS PLAY®

31-12-2023 | 9:00 13:00