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Play based learning – 4ª Edição

Início: 31-05-2022 | Fim: 28-06-2022

31-05-2022 | 17:00 19:30

FORMADOR
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida

CRONOGRAMA
De 31 de maio a 28 de junho (sessões síncronas das 17h às 19h30)
31 de maio (síncrona)
2 de junho (assíncrona)
7 de junho (síncrona)
9 de junho (assíncrona)
15 de junho (síncrona)
20 de junho (assíncrona)
28 de junho (síncrona)

MODALIDADE
Curso de Formação – Elearning

DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC

DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo

OBJETIVOS

  • Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:  
  • Assim, os objetivos específicos são:
  • Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
  • Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;
  • Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.

CONTEÚDOS

  • MÓDULO 1 – sessão síncrona 
  • Contextualização do percurso formativo
  • Desafios contemporâneos da educação
  • MÓDULO 2 – sessão assíncrona
  • Brinco, jogo e aprendo?
  • A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa
  • MÓDULO 3 – sessão assíncrona
  • O que são as metodologias ativas
  • As vantagens das metodologias ativas
  • As metodologias ativas e o EAD
  • MÓDULO 4 – sessão síncrona
  • O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD
  • MÓDULO 5 – sessão assíncrona
  • Exemplos de jogos de play-based learning 
  • Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo
  • MÓDULO 6 – sessão síncrona
  • O referencial avaliativo de play-based learning
  • MÓDULO 7 – sessão síncrona
  • Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.