Início: 10-01-2023 | Fim: 27-01-2023
10-01-2023
|
17:00
–
19:30
FORMADOR
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
CRONOGRAMA
De 7 a 28 de novembro de 2022 (sessões síncronas das 17h às 19h30)
7 de novembro (síncrona)
10 de novembro (assíncrona)
14 de novembro (síncrona)
17 de novembro (assíncrona)
21 de novembro (síncrona)
24 de novembro (assíncrona)
28 de novembro (síncrona)
MODALIDADE
Curso de Formação – Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo
OBJETIVOS
- Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:
- Assim, os objetivos específicos são:
- Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
- Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;
- Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.
CONTEÚDOS
- MÓDULO 1 – sessão síncrona
- Contextualização do percurso formativo
- Desafios contemporâneos da educação
- MÓDULO 2 – sessão assíncrona
- Brinco, jogo e aprendo?
- A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa
- MÓDULO 3 – sessão assíncrona
- O que são as metodologias ativas
- As vantagens das metodologias ativas
- As metodologias ativas e o EAD
- MÓDULO 4 – sessão síncrona
- O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD
- MÓDULO 5 – sessão assíncrona
- Exemplos de jogos de play-based learning
- Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo
- MÓDULO 6 – sessão síncrona
- O referencial avaliativo de play-based learning
- MÓDULO 7 – sessão síncrona
- Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.