Educação Artística e Sustentabilidade: (Re)desenhando novos futuros para a humanidade
A falta de uma visão holística da realidade e o progressivo distanciamento do ser humano relativamente à Natureza tem vindo a provocar danos irremediáveis ao planeta, o qual se encontra à beira do colapso ambiental à escala mundial. E as consequências estão à vista de todos: as mudanças climáticas globais, as catástrofes naturais, o degaste dos recursos energéticos, o aumento dos diferentes poluentes atmosféricos, a perda galopante de biodiversidade são apenas alguns dos exemplos que atualmente vamos testemunhando dia após dia. Este panorama surge de forma explícita na arte através das mais diversas formas de expressão, apresentando uma panóplia de imagens do mundo com implicações conceptuais e epistemológicas na questão ambiental e, consequentemente, na educação artística atual. Neste sentido, este Seminário pretende equacionar a importância da Educação Artística para a sustentabilidade do planeta através da construção de uma formação cidadã de caráter humanista, voltada para o bem coletivo baseada na responsabilidade, no espírito crítico e na criatividade. Pretende ainda fomentar a partilha de conhecimentos, descobertas e novas práticas artísticas e educativas nacionais e internacionais dando espaço a um diálogo crítico promotor de melhores práticas e, consequentemente, melhores oportunidades educativas para todos.
Gratuito Inscrições obrigatórias até dia 25 de maio às 23:59 | Certificado de presença tem custo de 10€
Programa
José Luís Gonçalves (Diretor da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti)
Mónica Oliveira (Escola Superior de Educação Paula Frassinetti)
Sandra Palhares (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico pela ESEPF e doutorada em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho, com cujo Centro de Investigação em Educação (CIEd/IE) colaborou. Tem experiência como formadora, professora do 1-º CEB e também como docente de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, no âmbito da qual tem tido oportunidade de explorar o tema da sua tese de doutoramento sobre os contributos das Geotecnologias e da Realidade Aumentada para o ensino/aprendizagem.
PAINEL I: PARA UMA NOVA PEGADA ECOLÓGICA: DIFERENTES RESPOSTAS EDUCATIVAS
Moderação: Ana Poças (ESEPF)
Nelly Fortes González (Universidade de Santiago de Compostela)
Doctoranda en Educación por la Universidad de Santiago de Compostela (USC). Su investigación se centra en la relación pedagógica artes y educación. Licenciada en Historia del Arte por la Universidad de las Américas Puebla (México); máster en Gestión de Empresas Culturales e Industrias Creativas por la Escuela Superior de Comercio Dijon-Borgoña (Francia); y máster en Educación, Diversidad Cultural y Desarrollo Comunitario por la USC. Ha colaborado en proyectos de gestión cultural y de cooperación internacional para el desarrollo, tanto en España como en México. Su experiencia docente la ha desempeñado principalmente en México donde impartió cursos de Educación para la Ciudadanía Global, de Historia del Arte y de gestión cultural a distintos niveles educativos. Actualmente es docente del Programa Universitario para Mayores de la USC.
Professora há mais de 25 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. Doutorou-se em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. A sua atividade passa também pela formação certificada de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros sobre o ensino e a aprendizagem das artes. É membro da comissão científica do Congresso Internacional Matéria Prima (Ensino Artístico) e revisora de artigos da Revista Midas (Educação em Museus) e do IJABER – International Journal of Arts-Based Educational Research, entre outras publicações. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural. Recebeu o Prémio Melhor Investigação 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia.
Célia Ferreira (CIEC- Centro de Investigação em Estudos da Criança da U.Minho)
Doutoranda no Programa de Estudos da Criança – Especialização em Educação Artística. Mestrado em Educação Artística. Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica. Professora de Arte do Ensino Secundário em Portugal. Interesses de investigação: Educação pela arte; arte têxtil, artesanato, arte comunitária e património.
Andreia Dias (Setor de Educação, Mediação e Participação, Centro de Arte Moderna Gulbenkian)
Programadora educativa, mediadora cultural, arte educadora e formadora. É responsável pelas áreas da Educação – Escolas e outras Instituições Educativas e Crianças e Famílias, no Setor de Educação, Mediação e Participação do CAM – Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2021 tendo tido a mesma função entre 2016 e 2021 no Museu Calouste Gulbenkian (Coleção Moderna e Coleção do Fundador). Tem desenvolvido desde 2017 uma linha de projetos participativos, colaborativos ou de cocriação entre museu e escola que partem da arte e da educação artística – Fábrica de Projetos. Colabora com o CIEBA – FBAUL, CITCEM – FLUP e GEPPAIE – IE Ulisboa.
Cristina Trigo (Universidade de Santiago de Compostela)
Licenciada en Historia del Arte (Universidad Santiago de Compostela). Realizó el máster “Educación artística: Aprendizaje y enseñanza de las artes visuales” (Universidad Granada). Entre 1998 y 2014 fue educadora y coordinadora del Servicio de actividades y proyectos educativos del Centro Galego de Arte Contemporánea (Santiago de Compostela). Desde 2014 es docente en el Área de didáctica de la expresión plástica de la Facultad de Ciencias de la Educación (Universidad de Santiago de Compostela). Es miembro del grupo de investigación LITER21 (USC) y coordinadora, junto con Mª Jesús Agra, del colectivo C3 en Galicia (célula de acción artística). Los espacios de cruce entre educación-arte contemporáneo-museo-comunidad y las posibilidades de colaboración entre estos ámbitos son el eje principal de su trabajo.
Painel II: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E SUSTENTABILIDADE: DIFERENTES PERSPETIVAS, DIFERENTES ABORDAGENS EDUCATIVAS.
Moderação: Irene Cortesão (ESEPF)
Carol Gillanders (Universidade de Santiago de Compostela)
Profesora del área de Didáctica de la Expresión Musical desde el año 2000 en la Facultad de Ciencias de la Educación de la USC. Entre sus intereses de investigación se encuentran los proyectos interdisciplinares y de aprendizaje-servicio.
María José Caamaño Rojo (Universidade de Santiago de Compostela)
Profesora del área de Didáctica de la Lengua y Literatura y Carol Gillanders del área de Didáctica de la Expresión Musical, y ambas trabajan en la Facultad de Educación de la USC desde hace tiempo. Ambas apuestan por el trabajo colaborativo e interdisciplinar, promoviendo la integración de diferentes enfoques en su labor educativa.
Ana Louro (DGAE em Lx – Direção de Serviços do Ensino Escolas de Português no Estrangeiro (DSEEPE)
Bacharelato em educação de infância na ESE Maria Ulrich, Complemento de Formação Científico e Pedagógico em educação de infância na ESE João de Deus, Mestrado em Administração e Gestão e Educacional na Universidade Aberta. Exerceu funções letivas em Lisboa, Cadaval, Madeira. Cumpriu funções na Educação Pré-escolar Itinerante em Sobral de Monte Agraço e em diversos cargos de Direção. Atualmente está colocada na DGAE em Lx – Direção de Serviços do Ensino Escolas de Português no Estrangeiro (DSEEPE).
Rocío Chao Fernández e Vicente Castro Alonso (Universidade da Corunha)
Doctora, con Premio Extraordinario, por la Universidad de A Coruña, institución en la que ejerce como profesora de Didáctica de la Expresión Musical. Ha sido galardonada con diversos premios de Innovación Educativa, y en la actualidad coordina el grupo Innovación metodológica a través de las TIC (IMETIC). Autora de numerosas publicaciones de impacto (JCR, SJR y primeros puestos en el índice SPI) con gran repercusión, como se aprecia en el número de citas. Sus líneas de investigación se centran en analizar los elementos que inciden en el aprendizaje musical y mejoran el rendimiento académico.
Ângela Saldanha (GriArCE – Grupo de Investigação em Artes, Comunidade e Educação e CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação)
Ângela Saldanha nasce e cresce na bonita aldeia de Gulpilhares – Vila Nova de Gaia, o que inspira toda a sua vida académica e artística. Apaixonada pela práticas comunitárias, educativas e artísticas, explora novas estratégias de ação e relação em diferentes lugares do mundo.
É doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Vice-presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – APECV. Autora de várias publicações de referência a nível nacional e internacional e elemento editorial de várias revistas internacionais.
Teresa Eça (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual)
Artista Plástica e Professora de Artes Visuais no ensino secundário. Realizou a sua tese de doutoramento sobre avaliação em artes visuais na Universidade de Surrey-Roehampton em 2004. É co-editora da revista Invisibilidades. Foi Presidente da International Society for Education Through Art-InSEA entre 2014 e 2019. É Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – APECV desde 2008.
Ana Sousa (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes)
Lisboa, 1980. Docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, nos vários ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e doutoramento). Foi coordenadora do grupo de Educação Artística do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (2019-2023), onde é investigadora integrada, responsável principal pelo projeto internacional “Arte, Educação e Infância” e corresponsável pelo projeto “Confiarte – Oficinas de Arte e Cidadania”. É doutorada em Belas-Artes Educação Artística (2016), mestre em Educação Artística (2007) e licenciada em Artes Plásticas – Pintura (2003), pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes. Continua a desenvolver prática artística a par da formação de educadores de infância e professores do ensino básico e secundário. Enquanto investigadora, foi bolseira de mestrado e de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Hoje, os seus interesses principais incluem o diálogo entre concepções e práticas, tanto na formação de professores, como na formação artística dos estudantes, através de abordagens disruptivas, que impliquem uma pedagogia crítica.
Público-alvo: Estudantes da Licenciatura em Educação Básica e Educação Social, Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º CEB e do Ensino Secundário, animadores culturais, animadores dos serviços educativos dos museus e demais interessados nas questões educativas.
Comissão Científica:
Ana Sousa (Universidade de Lisboa, Portugal)
Carol Gillanders, (Universidade de Santiago de Compostela)
Cristina Varela (Universidade de Vigo, Espanha)
Monika Modrzejewska-Swigulska (University of Lodz, Polónia)
Mónica Oliveira (Escola Superior de Educação Paula Frassinetti/CIEBA/ i2ADS)
Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao visitar-nos está a consentir a sua utilização. Para mais informações Definições de CookiesAceito
Política de Cookies e Privacidade
Política de Privacidade
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega. Desses cookies, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento básico do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar os cookies. A desativação pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.