Inovação Educacional Inclusiva: Ubuntu para Educadores

Descrição

Descrição

O Programa Pontes Ubuntu (www.pontesubuntu.pt) visa a capacitação para promoção e restauração da dignidade humana, em contextos em que esta se encontra diminuída ou ferida, através do empoderamento para uma liderança servidora. Desta forma pretende-se contribuir para transformar experiências e contextos de injustiça e exclusão social em dinâmicas de justiça e inclusão social, com reforço da coesão e sentido de pertença.
A filosofia Ubuntu, de raízes africanas, é de aplicação universal e tem-se vindo a constituir numa plataforma mundial de diálogo entre parceiros diversos, incluindo, instituições de ensino superior, através da Ubuntu Global Network, que promove a partilha de experiências e de ferramentas com vista ao desenvolvimento de projetos conjuntos.
Tendo consciência da importância em disseminar o método Ubuntu, nomeadamente nas comunidades educativas, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), em parceria com o Instituto Pe. António Vieira (IPAV), disponibilizam uma Pós-graduação pioneira designada “Inovação Educacional Inclusiva: Ubuntu para Educadores”.

Destinatários

Docentes de todos os níveis de ensino, psicólogos ou outros profissionais da intervenção socioeducativa, líderes comunitários e outros perfis cujo campo de intervenção são as Escolas e as Comunidades multidesafiadas com quadros de exclusão social, vulnerabilidade e de risco, insucesso e/ou abandono escolar.

Coordenação

José Luís Gonçalves e Rui Marques.

Diploma

Diploma: A aprovação no Curso concede o Diploma de Estudos Pós-graduados.
Observações: 

  • Para além desta titulação, várias unidades curriculares serão submetidas quer ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua quer à Ordem dos Psicólogos para efeitos de obtenção de créditos para os respetivos profissionais.
  • A titulação requer a participação do estudante em, pelo menos, 2/3 das sessões presenciais acrescida da realização integral de todas as avaliações às unidades curriculares.

Vagas

30

Parcerias:

Escola Superior de Arte e Design (ESAD) 
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP)
Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa, Porto 

Turma da 1.ª edição

Plano de Estudos

UNIDADES CURRICULARESDOCENTESCOMPONENTE  
CURRICULAR
ÁREA
CIENTÍFICA
TIPOHORAS DE TRABALHOECTS
TOTALCONTACTO
Ubuntu: paradigma educacional emergenteRui Marques
José Luís Gonçalves
Formação Geral em 
Ciências da Educação
CEAnual17550 (TP-20; S:30)7
Metodologias e conceção de trabalho de projetoIvone Neves 
Filipe Pinto 
Sofia Mexia Alves
CEAnual  10030 (TP-30)4
Dignidade humana e exclusão socialAna Oliveira 
Joana Morais e Castro
Mariana Barbosa
Formação Específica 
na área de Especialização
CSCAnual10030 (TP-30)4
Gestão de conflitos em contexto educativoAna Márcia Fernandes 
Joana Morais e Castro 
Mariana Barbosa
CSC/CEAnual7525 (TP-25)3
Seminários Especializados:CE /CSCAnual3259013
– Personal StorytellingSofia Mexia Alves(S-16; TP-2)
 Eneagrama José Luís Gonçalves(S-16; TP-2)
– Gestão da diversidade humana Rui Marques (S-16; TP-2)
– Design Thinking e EducaçãoTeresa Sarmento (S-16; TP-2)
– LogoeducaçãoJúlio Sousa(S-16; TP-2)
Trabalho de projeto Filipe Pinto Formação Orientada 
para o Projeto
CE/CSCAnual22535 (TP-24; OT-11)9
1000 h260 h40

Acesso

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico- científico da ESEPF;
  3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso pelo Conselho Técnico-científico da ESEPF.

Condições de ingresso

Docentes de todos os níveis de ensino, psicólogos ou outros profissionais da intervenção socioeducativa, líderes comunitários e outros perfis cujo campo de intervenção são as Escolas e as Comunidades multidesafiadas com quadros de exclusão social, vulnerabilidade e de risco, insucesso e/ou abandono escolar. 

Calendário para apresentação de candidatura 2018/2019

EDITALCANDIDATURASENTREVISTASPUBLICAÇÃO DOS RESULTADOSMATRÍCULAS E INSCRIÇÕES
1ª FASEEdital11 de junho a 16 de julho12 de junho a 23 de julho (a combinar com o candidato)26 de julho27 de julho a 03 de agosto
2ª FASEEdital17 de julho a 05 de setembro18 a 27 de julho e 03 a 07 de setembro (a combinar com o candidato)13 de setembro14 a 20 de setembro
3ª FASEEdital06 a 23 de setembro07 a 24 de setembro (a combinar com o candidato)27 de setembro28 de setembro a 04 de outubro
4ª FASEEdital24 de setembro a 01 de outubro25 de setembro a 02 de outubro (a combinar com o candidato)04 de outubro05 a 10 de outubro

Baixe aqui o ficheiro comprimido com o CV Modelo Europeu

Pedir Informações

Formulário

Preçário

Preçário Completo