O Programa Pontes Ubuntu (www.pontesubuntu.pt) visa a capacitação para promoção e restauração da dignidade humana, em contextos em que esta se encontra diminuída ou ferida, através do empoderamento para uma liderança servidora. Desta forma pretende-se contribuir para transformar experiências e contextos de injustiça e exclusão social em dinâmicas de justiça e inclusão social, com reforço da coesão e sentido de pertença.
A filosofia Ubuntu, de raízes africanas, é de aplicação universal e tem-se vindo a constituir numa plataforma mundial de diálogo entre parceiros diversos, incluindo, instituições de ensino superior, através da Ubuntu Global Network, que promove a partilha de experiências e de ferramentas com vista ao desenvolvimento de projetos conjuntos.
Tendo consciência da importância em disseminar o método Ubuntu, nomeadamente nas comunidades educativas, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), em parceria com o Instituto Pe. António Vieira (IPAV), disponibilizam uma Pós-graduação pioneira designada “Inovação Educacional Inclusiva: Ubuntu para Educadores”.
Docentes de todos os níveis de ensino, psicólogos ou outros profissionais da intervenção socioeducativa, líderes comunitários e outros perfis cujo campo de intervenção são as Escolas e as Comunidades multidesafiadas com quadros de exclusão social, vulnerabilidade e de risco, insucesso e/ou abandono escolar.
José Luís Gonçalves e Rui Marques.
Diploma: A aprovação no Curso concede o Diploma de Estudos Pós-graduados.
Observações:
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Escola Superior de Arte e Design (ESAD)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP)
Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa, Porto
Turma da 1.ª edição
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTES | COMPONENTE CURRICULAR | ÁREA CIENTÍFICA | TIPO | HORAS DE TRABALHO | ECTS | |
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TOTAL | CONTACTO | ||||||
Ubuntu: paradigma educacional emergente | Rui Marques José Luís Gonçalves | Formação Geral em Ciências da Educação | CE | Anual | 175 | 50 (TP-20; S:30) | 7 |
Metodologias e conceção de trabalho de projeto | Ivone Neves Filipe Pinto Sofia Mexia Alves | CE | Anual | 100 | 30 (TP-30) | 4 | |
Dignidade humana e exclusão social | Ana Oliveira Joana Morais e Castro Mariana Barbosa | Formação Específica na área de Especialização | CSC | Anual | 100 | 30 (TP-30) | 4 |
Gestão de conflitos em contexto educativo | Ana Márcia Fernandes Joana Morais e Castro Mariana Barbosa | CSC/CE | Anual | 75 | 25 (TP-25) | 3 | |
Seminários Especializados: | CE /CSC | Anual | 325 | 90 | 13 | ||
– Personal Storytelling | Sofia Mexia Alves | (S-16; TP-2) | |||||
– Eneagrama | José Luís Gonçalves | (S-16; TP-2) | |||||
– Gestão da diversidade humana | Rui Marques | (S-16; TP-2) | |||||
– Design Thinking e Educação | Teresa Sarmento | (S-16; TP-2) | |||||
– Logoeducação | Júlio Sousa | (S-16; TP-2) | |||||
Trabalho de projeto | Filipe Pinto | Formação Orientada para o Projeto | CE/CSC | Anual | 225 | 35 (TP-24; OT-11) | 9 |
1000 h | 260 h | 40 |
Podem candidatar-se ao acesso:
Docentes de todos os níveis de ensino, psicólogos ou outros profissionais da intervenção socioeducativa, líderes comunitários e outros perfis cujo campo de intervenção são as Escolas e as Comunidades multidesafiadas com quadros de exclusão social, vulnerabilidade e de risco, insucesso e/ou abandono escolar.
EDITAL | CANDIDATURAS | ENTREVISTAS | PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS | MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES | |
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1ª FASE | Edital | 11 de junho a 16 de julho | 12 de junho a 23 de julho (a combinar com o candidato) | 26 de julho | 27 de julho a 03 de agosto |
2ª FASE | Edital | 17 de julho a 05 de setembro | 18 a 27 de julho e 03 a 07 de setembro (a combinar com o candidato) | 13 de setembro | 14 a 20 de setembro |
3ª FASE | Edital | 06 a 23 de setembro | 07 a 24 de setembro (a combinar com o candidato) | 27 de setembro | 28 de setembro a 04 de outubro |
4ª FASE | Edital | 24 de setembro a 01 de outubro | 25 de setembro a 02 de outubro (a combinar com o candidato) | 04 de outubro | 05 a 10 de outubro |
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