Institucional

Entidade Instituidora detém uma rede educativa internacional

A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) pertence à Congregação das Irmãs Doroteias que dinamiza uma vasta rede internacional de instituições educativas em 16 países as quais, no seu conjunto, mobilizam 5 mil professores para ensinarem 42 mil alunos. No espaço europeu, integra a Rede Educa-Dor de 19 instituições educativas; em Portugal, articula-se com os 9 centros educativos da Congregação que educam alunos em todos os níveis de ensino, desde a creche ao ensino superior. No ensino superior, a ESEPF junta-se, no Brasil, ao Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE).

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Constituída em 22 de outubro de 1963, e inspirada nas intuições pedagógicas e prática educacional de Santa Paula Frassinetti, é missão da ESEPF formar integralmente profissionais de excelência científica, pedagógica e ética reconhecida, através da articulação do ensino, da investigação científica e do serviço prestado à comunidade (Cf. Art.º 4.º dos Estatutos).
A ESEPF tem como objetivos fundamentais:

  1. A qualificação profissional de alto nível dos seus estudantes, num quadro de referência internacional, nas diversas áreas e níveis de intervenção profissional;
  2. A promoção da investigação científica profissionalmente relevante e socialmente útil em Ciências Sociais e Humanas, especialmente em Educação e áreas afins;
  3. O apoio ao desenvolvimento integral da pessoa humana através da formação intelectual, cultural, social e ética dos seus estudantes;
  4. A prestação de serviços à comunidade;
  5. O apoio às ações, nomeadamente de formação, que a Entidade Instituidora entenda desenvolver nas diferentes áreas da sua intervenção;
  6. A cooperação e o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres nacionais e estrangeiras, públicas ou privadas, com vista à mútua valorização

O que distingue o projeto educativo, científico e cultural da ESEPF é a ação quotidiana das pessoas que o protagonizam no interior de um ambiente educativo com identidade, isto é, professores e colaboradores qualificados e alinhados com o perfil preconizado pela entidade instituidora e estudantes motivados e disponíveis para encetarem um percurso de formação integral, ação educativa que materializa “um estilo de educar”.

Interesse Público | Estatutos Organograma | Código de Ética 

Plano Estratégico 2022–2026 | Política de Internacionalização da ESEPF | Política de Investigação da ESEPF | Política de Ensino e da Aprendizagem/Formação da ESEPF | Política de Cooperação para o Desenvolvimento | Política de Repositório da ESEPF

Parcerias e Afiliações