A ESEPF realiza a sua missão, atualiza a sua visão e concretiza a sua ação através de uma proposta educativa de qualidade, que visa o desenvolvimento integral do ser humano e a sua competência profissional, e continua comprometida com a cultura da vida que supõe a qualidade do ato de ensinar/aprender, a consciência da(s) cidadania(s) e a capacidade de construir respostas socioeducativas adequadas.
O desenvolvimento integral do ser humano alicerça-se nas seguintes dimensões:
- Pessoal, formando para a liberdade e responsabilidade, a autonomia e originalidade pessoal, assentes numa atitude crítica e num processo de autoconhecimento.
- Social, desenvolvendo o respeito pela diversidade, a solidariedade, o exercício da cidadania ativa, o compromisso na construção duma sociedade mais fraterna e equitativa, pela participação e serviço.
- Intelectual, através da (re)construção do conhecimento com base numa postura informada e construtiva perante a realidade e de acordo com as necessidades detetadas.
- Cultural, que contempla a participação qualificada de toda a sua comunidade educativa em iniciativas, serviços e projetos que, abrangidos pela sua missão e favorecidos por um ambiente coerente com as suas finalidades, contribuem para uma melhor compreensão da realidade sociocultural.
- Espiritual, contribuindo para uma atitude de respeito e de abertura às diferentes expressões de fé e para a defesa de valores humanistas, e ajudando a construir o sentido da vida, pela presença-palavra-ação transformadora no mundo.
No sentido de oferecer aos jovens oportunidades para o desenvolvimento integrado e diferenciador, onde sejam trabalhadas várias competências, elaborou-se o Percurso Formativo para o Desenvolvimento Integral do Estudante da ESEPF, através de uma estrutura diversificada de atividades, que poderão contribuir para a formação de pessoas atentas, ativas e críticas numa lógica de abertura ao mundo e de partilha de uma intencionalidade coletiva ao serviço da sociedade atual.