“Porto de Apoio à Família” é um projeto de intervenção promovido pela Câmara Municipal do Porto (CMP) e pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) que tem como principal objetivo proporcionar um apoio à infância e às famílias na cidade do Porto, durante o mês de agosto. Sendo este um período no qual as instituições de educação pré-escolar públicas se encontram encerradas, a CMP pretende colmatar um vazio no apoio às famílias cujo mês de agosto se constituiu como um período de trabalho. Tendo sido abertas inscrições, foram detetadas necessidades no apoio às famílias em 7 Jardins de Infância do município, envolvendo 7 salas, sendo elas:
Neste contexto, a parceria constituída com a ESEPF permitiu o desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica que integra, por um lado a planificação de propostas de atividades a implementar nos Jardins de Infância durante o mês de agosto pelas assistentes operacionais alocadas ao projeto, e, por outro, também um conjunto de formações direcionadas a estas profissionais que ocorrerão ainda durante o mês de julho.
Este projeto surge também da necessidade de oferecer experiências lúdicas e educativas durante o mês de agosto, com o intuito de proporcionar oportunidades de aprendizagem diferenciadas das que usualmente ocorrem em tempo letivo. O projeto convida as crianças a descobrirem e conhecerem melhor a cidade do Porto. A origem do nome “O Porto de Apoio à Família” provém então da relação entre a faixa etária do público-alvo do projeto e a cidade em que o mesmo decorre. Cada semana é dedicada a um tema: O Porto, As tradições do Porto, Sentir a Arte no Porto, Captar a Arte no Porto, O Porto e o Mercado.
Responsáveis pelo projeto:
Helena Santos
Leonor Ortigão Rocha
Mafalda Morato
Maria Clara Costa
Maria Teixeira Gomes
Tânia Silva