Aceite o desafio de potenciar a diferença e a inovação numa visão integrada da infância…
CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao acesso:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico- científico da ESEPF;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso pelo Conselho Técnico-científico da ESEPF.
Condições de ingresso
Candidatos com formação em: Educação, Educação de Infância, Educação Social, Intervenção Socioeducativa, Psicologia, Saúde, Gestão e Administração Escolar.
Critérios de seriação
Descrição
Esta Pós-graduação surge a pensar nos desafios atuais que se colocam aos profissionais em infância face à diversidade de contextos socioeducativos habitados pelas crianças e famílias de hoje, num quadro de crescente complexidade nacional e global.
Abordagens interdisciplinares e um trabalho estreito de parcerias, entre os vários agentes educativos, permitem uma intervenção sustentada e renovada que contribuirá para uma visão integrada da Infância.
Assim, propomos um espaço de formação e reflexão onde diferentes profissionais construam um saber alicerçado em conceitos emergentes de Infância, com vista a intervenções diferenciadoras e complementares.
Esta formação apresenta uma estrutura inovadora quanto à organização curricular, recorrendo a seminários e aulas abertas suportadas pela criação de sinergias entre instituições de ensino superior, de investigação e parceiros educativos.
Objetivos
- Desenvolver uma abordagem interdisciplinar sobre a Infância e as crianças contribuindo para uma visão transversal e global
- Proporcionar uma formação inovadora e avançada aos profissionais em infância
- Contribuir para o conhecimento das políticas públicas e das respostas sociais destinadas à infância
- Construir conhecimentos e saberes acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança de uma forma integrada e em colaboração com outros profissionais numa perspetiva interdisciplinar
- Construir propostas investigativas coerentes com o princípio de participação das crianças, respeitando os inerentes princípios éticos
Destinatários
Profissionais em Infância: Educadores de Infância; Educadores Sociais; Técnicos de intervenção socioeducativa; Psicólogos; Professores; Profissionais de Saúde; Profissionais de educação em contextos não formais (ludotecas, bibliotecas, e outros serviços educativos e instituições culturais); Membros de direção de escolas e agrupamentos e de estruturas socioeducativas de gestão intermédia.
Coordenação
Ivone Neves e Paula Pequito.
Horário de funcionamento
3ª feira: 17h-22h
4ª feira: 17-19h30
Vagas
30
Plano de Estudos
1ºAno
1.ºsemestreUnidade Curricular (UC) | Código UC | ECTS | Ver ficha |
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Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico | 2648 | 4 |  |
Educação Diferenciada e Intervenção Multimodal | 2396 | 3 |  |
Investigação em Contextos Educativos | 2660 | 3 |  |
Metodologias do Ensino da Matemática para o 1º Ciclo do Ensino Básico | 2658 | 4 |  |
Metodologias do Ensino das Ciências Naturais e Sociais para 1º Ciclo do Ensino Básico | 91301 | 4 |  |
Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico I | 2661 | 12 |  |
2.ºsemestreUnidade Curricular (UC) | Código UC | ECTS | Ver ficha |
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Ciência Cultura e Sustentabilidade | 91302 | 4 |  |
Cultura Artística Contemporânea na Educação - Opção I | 2665 | 3 |  |
Currículo: dos Fundamentos às Práticas | 2663 | 4 |  |
Didática das Expressões Artísticas | 2664 | 4 |  |
Fundamentos de Promoção e Animação da Leitura - Opção I | 2669 | 3 |  |
História da Ciência - Opção II | 2667 | 3 |  |
História, Memória e Património Cultural - Opção I | 2666 | 3 |  |
Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico II | 2670 | 12 |  |
Temas da História da Matemática - Opção II | 2668 | 3 |  |