Titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados

Candidaturas para o Ano Letivo 2025/26

  1. Inscrição nas provas para 2.ª Chamada: 21 a 22 de setembro;
    Consulte o Edital de inscrição para as provas;
    Os resultados da Prova de avaliação dos conhecimentos e competências para titulares de curso de dupla certificação de nível secundário ou de curso artístico especializado para o ano letivo de 2021/2022 estão afixados no estabelecimento de Ensino;
  2. Candidatura ao concurso especial de acesso às licenciaturas da ESEPF;
    Após a prova realizada e obtida a respetiva classificação, consulte o Edital de candidatura. As candidaturas abrirão no prazo definido na tabela abaixo.

Cursos profissionais elegíveis para candidatura às licenciaturas da ESEPF

Descrição da área CNAEFLicenciaturas na ESEPF
761 – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
762 – Trabalho Social e Orientação
814 – Serviços Domésticos
815 – Cuidados de Beleza
Educação Básica
Educação Social

Como fazer a candidatura

Calendário

+info em breve

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
Edital15 a 20 de setembro21 setembro
(Aviso- Resultados)
22 a 25 de setembro

Instrução do Processo de Candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet através do seguinte endereço: https://candidaturas.esepf.pt/cssnet/page, com:

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação.
  • Documentação comprovativa da titularidade e classificação obtida do curso de nível secundário português obtido pelo estudante, nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens), 762 (Trabalho Social e Orientação), 814 (Serviços Domésticos) ou 815 (Cuidados de Beleza) com a respetiva classificação.

Nota: Em caso de titularidade de curso não português, legalmente equivalente ao ensino secundário português, o candidato deve ainda apresentar:
– Documentação comprovativa da titularidade do curso do nível secundário não português e da respetiva classificação, em substituição do documento previsto na alínea a) do número anterior;
– Certificado de equivalência ao ensino secundário português emitido pela entidade nacional competente;
– Documentação comprovativa das classificações obtidas nas provas finais homólogas às provas a que se refere a alínea b) do n.º 1 do artigo 13.º – C do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, na sua redação atual, quando se pretenda a sua substituição.

  • Documentação comprovativa das classificações obtidas nas provas a que se refere a alínea b) do n.o 1 do artigo 13.º – C do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, na sua redação atual.
  • Documentação comprovativa da classificação obtida na prova de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que se candidata (Dispensada aos candidatos que realizaram esta prova na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti).

Inscrição na Prova de avaliação dos conhecimentos e competências

Condições

Segundo Deliberação n.º 555/2024, de 26 de abril, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, podem inscrever-se para a realização da prova os candidatos titulares de um curso de dupla certificação de nível secundário nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens), 762 (Trabalho Social e Orientação), 814 (Serviços Domésticos) e 815 (Cuidados de Beleza) ou, em alternativa, a frequentar o último ano de um desses cursos.

Pode inscrever-se na prova quem, até ao dia 30 de agosto, apresente o comprovativo de titular de um curso de dupla certificação de nível secundário nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens) ou 762 (Trabalho Social e Orientação) ou, em alternativa, de frequência do último ano de um desses cursos.

Documentos a consultar

Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho cria o concurso especial de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.

Portaria nº 198/2020, de 18 de agosto, que aprova o Regulamento Geral dos Concursos Especiais para Titulares dos Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário e Cursos Artísticos Especializados para a Matrícula e Inscrição nos Estabelecimentos de Ensino Superior Privados.

Calendário da Prova

+info em breve

Processo de Inscrição

A formalização da inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet através do seguinte endereço: https://candidaturas.esepf.pt/, com:

  • Documento de Identificação (cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Documento/Certificado comprovativo (discriminado) da titularidade e classificação obtida do curso de nível secundário português obtido pelo estudante
  • Para os candidatos que ainda não concluíram o ensino secundário: Declaração comprovativa da frequência do último ano do curso de Dupla Certificação de nível Secundário, com a menção da designação do Curso bem como a respetiva área CNAEF.
  • Procuração, quando for caso disso.

O valor da taxa de inscrição é de €100.00 (não reembolsável).
O pagamento deve ser efetuado através da referência multibanco disponibilizada pela plataforma de candidatura. Só serão consideradas válidas as inscrições à prova cujo pagamento tenha sido efetuado dentro do prazo estabelecido.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt