Conteúdos Programáticos
- Educação Global e Cooperação para o Desenvolvimento – políticas públicas, conceitos, princípios, valores e sustentabilidade;
- Educaçação e Desenvolvimento: o papel e a necessidade de cooperação no contexto da crise global da educação;
- A Agenda 2030 e o ODS 4. Declaração de Incheon. A educação como um direito humano;
- Geografias, atores e agendas em Cooperação e Ação Humanitária em educação;
- Perspetivas transversais e críticas em cooperação: género e igualdade, direitos humanos, democracia, direitos culturais e interculturalidade;
- Modalidades e inovação na cooperação: triplo nexus: Humaniário-Desenvolvimento-Paz;
- Respostas educativas contextualizadas em contexto de emergência e crise: A Rede INEE;
- Práticas de Educação Global e Cooperação: perspetivas nacionais e internacionais;
- Práticas de voluntariado e cooperação: elaboração, implementação, monitorização e avaliação de projetos.
Objetivos
- Refletir sobre os conceitos de Educação Global e sua relação com a Cooperação para o Desenvolvimento, à luz das políticas públicas nacionais e orientações internacionais, com foco na Agenda 2030;
- Reflectir criticamente sobre a relação entre educação, cooperação e desenvolvimento, à luz das orientações internacionais e da literatura especializada;
- Analisar os documentos enquadradores da Agenda 2030/ODS 4, em particular os Relatórios GEM da UNESCO, realçando contextos, desafios e temáticas atuais;
- Analisar práticas de cooperação, com foco nos contextos de fragilidade e crise em países da CPLP;
- Identificar os principais desafios em termos das estratégias de cooperação em educação, designadamente no quadro do trabalho das ONGD e outras agências internacionais;
- Elaborar práticas em parcerias inovadoras para a melhoria da qualidade da resposta educativa;
- Sensibilizar e formar agentes de cooperação, através daintegração em processos de voluntariado e cooperação.
Destinatários
Estudantes (ESEPF e de outras IES), outros interessados nas temáticas da UC (deverão enviar carta de motivação para processo de seleção)
Organização
2 semestres
6 ECTS
Em regime presencial:
— Terças-feiras, das 16h às 18h30
Coordenação
Centro de Educação Global e Cooperação da ESEPF
Diploma
Emissão de certificado de frequência (quando não há lugar a avaliação) ou de conclusão de unidade extracurricular (quando há lugar a avaliação).
Acreditação
Deliberação do Conselho Técnico-científico de 12 de julho de 2023
Área de formação
Ciências da Educação, subárea: Educação e Desenvolvimento
Admissões
30
CANDIDATURAS ABERTAS 2023/24
Condições de ingresso
Estudantes da ESEPF e de outras IES; outros interessados nas temáticas da UC deverão enviar carta de motivação para processo de seleção.
Calendário
Instrução do processo de candidatura
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
– Os processos de estudantes da ESEPF são instruídos apenas com o previsto na primeira alínea.
Para esclarecimento de dúvidas contacte: candidaturas@esepf.pt
Propina anual, a liquidar até 10 prestações mensais:
– Estudantes ESEPF: 100€
– Estudantes outras IES: 150€
– Profissionais: 200€