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Play based learning 2ª Edição

09-11-2021 | 17:30

FORMADOR
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida

CRONOGRAMA
09/11/2021 a 30/11/2021
1.ª Sessão – 09/11/21 (sessão síncrona – 17h30 às 20h30)
2.ª Sessão – 11/11/21 (sessão assíncrona)
3.ª Sessão – 16/11/21 (sessão assíncrona)
4.ª Sessão – 18/11/21 (sessão síncrona – 17h30 às 20h30)
5.ª Sessão – 23/11/21 (sessão assíncrona)
6.ª Sessão – 30/11/21 (sessão síncrona – 17h30 às 21h30)

MODALIDADE
Curso de Formação – Elearning

DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC

DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo

OBJETIVOS

  • Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:  
  • Assim, os objetivos específicos são:
  • Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
  • Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;
  • Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.

CONTEÚDOS

  • MÓDULO 1 – sessão síncrona 
  • Contextualização do percurso formativo
  • Desafios contemporâneos da educação
  • MÓDULO 2 – sessão assíncrona
  • Brinco, jogo e aprendo?
  • A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa
  • MÓDULO 3 – sessão assíncrona
  • O que são as metodologias ativas
  • As vantagens das metodologias ativas
  • As metodologias ativas e o EAD
  • MÓDULO 4 – sessão síncrona
  • O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD
  • MÓDULO 5 – sessão assíncrona
  • Exemplos de jogos de play-based learning 
  • Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo
  • MÓDULO 6 – sessão síncrona
  • O referencial avaliativo de play-based learning
  • MÓDULO 7 – sessão síncrona
  • Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.