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POTENCIALIDADES EMERGENTES, DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA

Início: 24-05-2022 | Fim: 14-06-2022

24-05-2022 | 18:00 20:30

FORMADOR
Ana Márcia Vaz Serra Fernandes
Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes
Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida

CRONOGRAMA
24/05/2022 a 14/06/2022
24 maio/terça-feira (18/20.30) – 2,5 h
28 maio/sábado (10.00/12.30) – 2,5 h
31 maio/terça-feira (18.00/20.00) – 2 h
4 junho/sábado (10.00/12.00) – 2 h
7 junho/terça-feira (18.00/20.00) – 2 h
14 junho/terça-feira (18.00/20.00) – 2 h

MODALIDADE
Curso de Formação – Elearning

DURAÇÃO
13 horas acreditadas CCPFC

DESTINATÁRIOS
Professores do Ensino Básico, Secundário e Ed. Especial

OBJETIVOS
1 – Clarificar conceitos neste domínio;
2 – Centrar respostas educativas diferenciadas nos princípios e organização atual da escola;
3 – Adquirir conhecimentos sobre metodologias de intervenção diferenciada;
4 – Efetuar a planificação e programação da diferenciação pedagógica;
5 – Definir as estratégias, recursos e técnicas a privilegiar;
6 – Conhecer modelos de resposta praticados no país e no estrangeiro

CONTEÚDOS
Enquadramento Conceptual: 
1.a- Educação Inclusiva – princípios, finalidades, tradução contextual;
1.b- Diferenciação Pedagógica.
1.c- Desenho Universal para a Aprendizagem, razões e formatos (dentro e fora da aula).
2.a- Evolução do conceito de inteligência e prevalência da população com elevadas potencialidades; 2.b- características, necessidades, possíveis problemas nas interações contextuais destes alunos; 2.c- mitos e realidades. 
Modelos/programas de intervenção pedagógica:
3.a- aceleração, enriquecimento, agrupamento – orientação – fundamentação teórica, princípios básicos, bases de desenvolvimento;
3.b- processos inclusivos, estratégias e atividades criativas;
3.c- bases da planificação/programação da intervenção diferenciada;
3.d- programas de enriquecimento – organização, estratégias, recursos.
Enquadramento Legal:
4.a- Alcance e especificidades dos Decreto-Lei n.º 54/2018 e 55/2018, de 6 de julho, nesta matéria e Medidas previstas na portaria n.º 223-A/2018 e 226-A/2018, e sua aplicação efetiva;
4.b- Documentos de suporte – a Declaração de Salamanca, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória

PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.