Sessão presencial – Biblioteca da ESE de Paula Frassinetti
Num momento de definição de uma nova estratégia da Cooperação Portuguesa, que se encontra em consulta pública até 30 de Setembro de 2022, a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) elaborou o documento Futuro(s) da Cooperação: Continuidades e Rupturas, que assinala também os 25 anos de cooperação da organização e que pretende ser uma contribuição para o debate.
No documento, para além da nossa visão e questionamentos sobre a política da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, nomeadamente da Cooperação Portuguesa e da Cooperação Europeia, bem como sobre o papel da sociedade civil, incluímos também outras vozes de parceiros e especialistas, nomeadamente africanos.
Nesta sessão, partimos da reflexão sobre os princípios e valores da Cooperação Internacional, para uma discussão sobre os desafios actuais e o papel da Cooperação para o Desenvolvimento no actual contexto, marcado por múltiplas crises.
O documento foi elaborado pela equipa da ACEP, no quadro de um projecto de advocacia e influência política, desenvolvido em parceria entre a ACEP e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (CEsA/ISEG), com apoio do Camões, I.P.
É da autoria de Ana Filipa Oliveira, Fátima Proença e Rita Cavaco.
Ana Filipa Oliveira
Trabalha na ACEP desde 2009, onde desenvolve projectos na área da comunicação, advocacia e direitos humanos. É responsável pela elaboração dos recentes relatórios AidWatch, em Portugal. Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, é licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra.
Fátima Proença
Directora da ACEP, intervém desde a década de 80 na cooperação não governamental para o desenvolvimento, em particular com organizações dos países de língua oficial portuguesa. Tem dinamizado processos de investigação/acção em África e de advocacia na sociedade portuguesa, em colaboração com pessoas e organizações da sociedade civil europeias e africanas.
Rita Cavaco
Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Lisboa. Actualmente, trabalha na ACEP nas áreas da monitoria de políticas públicas, do reforço da sociedade civil e do financiamento do desenvolvimento.
Dinamização: Ana Filipa Oliveira e Rita Cavaco (Associação para a Cooperação Entre os Povos – ACEP)
Organização: Centro de Educação Global e Cooperação – CEGC – da ESE de Paula Frassinetti