FORMADOR
Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes
CRONOGRAMA
03 novembro – Síncrona
04 novembro – Assíncrona
10 novembro – Síncrona
11 novembro – Assíncrona
17 novembro – Síncrona
18 novembro – Assíncrona
24 novembro – Síncrona
Aula Síncrona (17h30/20h) Aula Assíncrona (17h30/22h30)
MODALIDADE
Curso de Formação – Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos grupos 100 e 110
OBJETIVOS
Apropriar-se de metodologias e estratégias de mediação pedagógica para intervir de modo a promover a continuidade curricular, entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, respeitando as especificidades de cada etapa do percurso educativo;
-Entender os fundamentos de uma educação inclusiva, potenciando as medidas universais como respostas personalizadas e equitativas;
-Identificar os comportamentos e as características das crianças com autismo na sala de aula, promovendo a aceitação e a relação com os seus pares; -Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares enquanto elementos ativos na representatividade dos seus alunos.
CONTEÚDOS
Regime Jurídico da Educação Inclusiva
Noções básicas da condição Autística
Mediação pedagógica da criança com Autismo na articulação vertical entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
Acolhimento e Estratégias de intervenção na sala de aula Trabalho e cooperação em equipa multidisciplinar.
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 100 e 110.