A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Acolher a criança Autista – estratégias de mediação pedagógica para educadores de infância e professores do 1º CEB

Novembro 3 | 17:30 Novembro 24 | 22:30

FORMADOR

Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes 

CRONOGRAMA

03 novembro – Síncrona

04 novembro – Assíncrona

10 novembro – Síncrona

11 novembro – Assíncrona

17 novembro – Síncrona

18 novembro – Assíncrona

24 novembro – Síncrona

Aula Síncrona (17h30/20h) Aula Assíncrona (17h30/22h30)

MODALIDADE

Curso de Formação – Elearning

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

DESTINATÁRIOS

Professores dos grupos 100 e 110

OBJETIVOS

Apropriar-se de metodologias e estratégias de mediação pedagógica para intervir de modo a promover a continuidade curricular, entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, respeitando as especificidades de cada etapa do percurso educativo;

-Entender os fundamentos de uma educação inclusiva, potenciando as medidas universais como respostas personalizadas e equitativas;

-Identificar os comportamentos e as características das crianças com autismo na sala de aula, promovendo a aceitação e a relação com os seus pares; -Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares enquanto elementos ativos na representatividade dos seus alunos.

CONTEÚDOS

Regime Jurídico da Educação Inclusiva

Noções básicas da condição Autística 

Mediação pedagógica da criança com Autismo na articulação vertical entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico

Acolhimento e Estratégias de intervenção na sala de aula Trabalho e cooperação em equipa multidisciplinar.

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 100 e 110.