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V CONGRESO INTERNACIONAL. A FENDA DIXITAL
15-10-2021 – 16-10-2021
O V Congresso Fenda Digital apresenta-se como uma espaço de encontro internacional que pretende gerar um debate sobre o estado atual da tecnologia nos contextos escolar e não escolar.
Especificamente nesta nova edição online, a intenção é analisar as possibilidades oferecidas pelos videojogos e outras aplicações digitais e lúdicas, realçando o seu papel na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
O V Congresso Internacional Fenda Digital é um contexto ideal para a partilha de experiências no campo sócio-educativo, bem como a disseminação de projetos e pesquisa inovadores, favorecendo a cooperação e a reflexão entre diferentes profissionais da educação e outros grupos e pessoas interessadas na temática.
O principal objetivo é analisar construtivamente o papel das tecnologias no desempenho académico e nos contextos sócio-comunitários, para além de se prestar especial atenção às experiências nas quais os videojogos, a ludificação e a aprendizagem baseada em jogos estão a desempenhar um papel fundamental na educação/formação.
Até 10 de setembro de 2021 (inscrição reduzida)
– Docentes e outros profissionais: 45 €
– Estudantes, desempregados e membros de NEG: 25 €
Até 10 de outubro de 2021
– Docentes e outros professionais: 50 €
– Estudantes, desempregados e membros de NEG: 30 €
FORMA DE PAGAMENTO
Em Portugal:
Transferência Bancária
IBAN PT50003504420001142453094
BIC SWIFT – CGDIPTPL
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
En España:
IBAN ES77 2080-0300-85-3040089500 (ABANCA)
- Criar um espaço para a troca de experiências entre diferentes profissionais para discutir diferentes realidades associadas aos videojogos e outras aplicações digitais e lúdicas, quer em contextos sócio-comunitários, quer em diferentes estágios e níveis de educação.
- Refletir, do ponto de vista didático, sobre os desafios educacionais decorrentes do uso de videojogos, jogos e aprendizagem baseada em jogos digitais.
- Analisar a contribuição dos videojogos na diversidade e equidade.
- Incentivar o encontro entre diferentes Instituições (Câmaras Municipais, Escolas, Universidades, entre outras) a procurar, juntos, propostas para melhorar o cenário sócio-educativo.
- Conhecer e divulgar os mais recentes avanços em pesquisas sobre o design e a implementação de videojogos e outros recursos digitais.
- Docentes de todos os níveis de ensino.
- Outros profissionais da educação e agentes educativos.
- Estudantes e investigadores/as do Ensino Superior.
- Centros de formação e recursos, sindicatos, movimentos de renovação pedagógica, entre outros.
- Profissionais, que pela sua atividade, desejam refletir sobre a temática.
até 20.06.2021 | submissão dos artigos (SUBMETA AQUI O SEU ARTIGO)
até 31.07.2021 | notificação aos autores da aceitação dos artigos
até 10.09.2021 | inscrição e pagamento (sem agravamento)
até 10.10.2021 | inscrição com pagamento agravado
15-10 e 16-10.2021 | VFENDA DIGITAL
até 20.06.2021 | submissão dos artigos (inclusive)
Linhas Temáticas:
- Videojogos: oportunidades educativas e riscos.
- “Ludificação”: dinâmicas e recursos.
- Aprendizagem baseada em jogos digitais: intervenção educativa e investigação.
- “Serious Games”: desenho, implementação e Avaliação.
- Experiências e Boas práticas.
- Todos os autores que submetam os seus artigos para publicação assumem o compromisso de a contribuição ser original e inédita. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
- O artigo submetido não deve revelar a identidade dos autores no documento enviado para assegurar a revisão cega por pares.
- Os artigos deverão ser paginados em corpo 11, Arial, com espaçamento 1,5 e margens não inferiores a 3cm. As notas devem ser paginadas a 1 espaço e corpo 9.
- Os artigos e respetivas notas deverão ter uma extensão compreendida entre 10 e 15 páginas.
- Os artigos deverão ser escritos num dos seguintes idiomas: português, galego, espanhol ou inglês.
- Os artigos devem incluir o título, resumo (10 linhas) no idioma do artigo e em inglês e 5 palavras-chave no idioma do artigo e inglês.
- Os itálicos poderão ser usados apenas em títulos de obras, em palavras latinas ou em língua estrangeira e ainda em neologismos.
- As notas deverão ser inseridas e numeradas automaticamente.
- Os números das notas deverão ser incluídos sempre antes do sinal de pontuação final.
- Além dos itálicos não serão admitidas outras apresentações gráficas nomeadamente negritos, sublinhados, palavras totalmente em maiúsculas, espaçamentos anormais, etc.
- As normas de referência bibliográfica seguidas são as do Manual de Estilo da ESEPF, inspiradas na APA (American Psychological Association).
- O artigo deve ser enviado em Word.
Esclarecimentos adicionais – vfendadixital@gmail.com