V CONGRESO INTERNACIONAL. A FENDA DIXITAL

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V CONGRESO INTERNACIONAL. A FENDA DIXITAL

15-10-2021 16-10-2021

V Congresso Fenda Digital apresenta-se como uma espaço de encontro internacional que pretende gerar um debate sobre o estado atual da tecnologia nos contextos escolar e não escolar.
Especificamente nesta nova edição online, a intenção é analisar as possibilidades oferecidas pelos videojogos e outras aplicações digitais e lúdicas, realçando o seu papel na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
V Congresso Internacional Fenda Digital é um contexto ideal para a partilha de experiências no campo sócio-educativo, bem como a disseminação de projetos e pesquisa inovadores, favorecendo a cooperação e a reflexão entre diferentes profissionais da educação e outros grupos e pessoas interessadas na temática.
O principal objetivo é analisar construtivamente o papel das tecnologias no desempenho académico e nos contextos sócio-comunitários, para além de se prestar especial atenção às experiências nas quais os videojogos, a ludificação e a aprendizagem baseada em jogos estão a desempenhar um papel fundamental na educação/formação.



Até 10 de setembro de 2021 (inscrição reduzida)
– Docentes e outros profissionais: 45 €
– Estudantes, desempregados e membros de NEG: 25 €
Até 10 de outubro de 2021
– Docentes e outros professionais: 50 €
– Estudantes, desempregados e membros de NEG: 30 €
FORMA DE PAGAMENTO
Em Portugal:
Transferência Bancária
IBAN PT50003504420001142453094
BIC SWIFT – CGDIPTPL
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
En España:
IBAN ES77 2080-0300-85-3040089500 (ABANCA)

OBJETIVOS
  • Criar um espaço para a troca de experiências entre diferentes profissionais para discutir diferentes realidades associadas aos videojogos e outras aplicações digitais e lúdicas, quer em contextos sócio-comunitários, quer em diferentes estágios e níveis de educação.
  • Refletir, do ponto de vista didático, sobre os desafios educacionais decorrentes do uso de videojogos, jogos e aprendizagem baseada em jogos digitais.
  • Analisar a contribuição dos videojogos na diversidade e equidade. 
  • Incentivar o encontro entre diferentes Instituições (Câmaras Municipais, Escolas, Universidades, entre outras) a procurar, juntos, propostas para melhorar o cenário sócio-educativo.
  • Conhecer e divulgar os mais recentes avanços em pesquisas sobre o design e a implementação de videojogos e outros recursos digitais.
DESTINATÁRIAS/OS
  • Docentes de todos os níveis de ensino.
  • Outros profissionais da educação e agentes educativos.
  • Estudantes e investigadores/as do Ensino Superior.
  • Centros de formação e recursos, sindicatos, movimentos de renovação pedagógica, entre outros.
  • Profissionais, que pela sua atividade, desejam refletir sobre a temática.
DATAS IMPORTANTES

até 20.06.2021 |  submissão dos artigos  (SUBMETA AQUI O SEU ARTIGO)
até 31.07.2021 | notificação aos autores da aceitação dos artigos
até 10.09.2021 | inscrição e pagamento (sem agravamento)
até 10.10.2021 | inscrição com pagamento agravado 
15-10 e 16-10.2021 | VFENDA DIGITAL

DATAS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES

até 20.06.2021 |  submissão dos artigos   (inclusive)

Linhas Temáticas:

  • Videojogos: oportunidades educativas e riscos.
  • “Ludificação”: dinâmicas e recursos.
  • Aprendizagem baseada em jogos digitais: intervenção educativa e investigação.
  • “Serious Games”: desenho, implementação e Avaliação.
  • Experiências e Boas práticas.
INSTRUÇÕES PARA AUTORES
  1. Todos os autores que submetam os seus artigos para publicação assumem o compromisso de a contribuição ser original e inédita. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
  2. O artigo submetido não deve revelar a identidade dos autores no documento enviado para assegurar a revisão cega por pares.
  3. Os artigos deverão ser paginados em corpo 11, Arial, com espaçamento 1,5 e margens não inferiores a 3cm. As notas devem ser paginadas a 1 espaço e corpo 9.
  4. Os artigos e respetivas notas deverão ter uma extensão compreendida entre 10 e 15 páginas.
  5. Os artigos deverão ser escritos num dos seguintes idiomas: português, galego, espanhol ou inglês.
  6. Os artigos devem incluir o título, resumo (10 linhas) no idioma do artigo e em inglês e 5 palavras-chave no idioma do artigo e inglês.
  7. Os itálicos poderão ser usados apenas em títulos de obras, em palavras latinas ou em língua estrangeira e ainda em neologismos.
  8. As notas deverão ser inseridas e numeradas automaticamente.
  9. Os números das notas deverão ser incluídos sempre antes do sinal de pontuação final.
  10. Além dos itálicos não serão admitidas outras apresentações gráficas nomeadamente negritos, sublinhados, palavras totalmente em maiúsculas, espaçamentos anormais, etc.
  11. As normas de referência bibliográfica seguidas são as do Manual de Estilo da ESEPF, inspiradas na APA (American Psychological Association).
  12. O artigo deve ser enviado em Word.

(SUBMETA AQUI O SEU ARTIGO)

Esclarecimentos adicionais – vfendadixital@gmail.com